sábado, 21 de julho de 2007

Morte de ACM encerra um ciclo político na Bahia, avaliam deputados

O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) era considerado um dos mais antigos coronéis em atuação na política nacional. Com a morte do senador, políticos avaliam que se encerra um ciclo político de atraso na Bahia e no Brasil.
Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), ''o desaparecimento do senador e ex-governador Antonio Carlos Magalhães encerra um ciclo histórico e político da Bahia e do País.'' A deputada manifestou sua solidariedade aos familiares e amigos pelo falecimento do político baiano e afirmou que, do ponto de vista político, o ciclo de poder fruto do amálgama das diversas oligarquias locais, marcado pelo controle autoritário da máquina estatal não se manterá intacto.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também concorda com Alice. “A morte do senador significa o fim de uma trajetória política que estava visível a decomposição dessa força política. A nossa manifestação nesse momento é de solidariedade com os familiares, mas é importante registrar o fim de uma trajetória e de um projeto político que trouxe graves prejuízos para o nosso Estado e para política brasileira”, afirma.

A direção nacional do Partido Comunista do Brasil também enviou de condolências à família do senador. A nota é assinada pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Ao saber da morte do senador Antônio Carlos Magalhães, o coordenador da Bancada da Bahia no Congresso Nacional, deputado federal Walter Pinheiro (PT/BA) declarou que sente a morte de ACM, mesmo tendo passado a vida em discordância com o senador. “Sinto a morte de uma pessoa, que apesar de nossos caminhos diferentes e nossas divergências políticas, conseguiu construir um grupo forte na Bahia, ao longo de 50 anos. Agora, compete a esse grupo, ao qual ele pertencia, traçar seus rumos, com um aumento de responsabilidade para aqueles que ficaram”, destacou.

Herdeiros políticos

Após a morte do filho Luís Eduardo Magalhães, em abril de 1998, Antonio Carlos Magalhães Neto se tornou o principal herdeiro político de ACM. Um dos mais jovens parlamentares do Congresso Nacional, ACM Neto, 28 anos, está em seu segundo mandato na Câmara.

O primeiro suplente de Antonio Carlos Magalhães é o filho mais velho dele, Antonio Carlos Júnior. Ele é empresário e professor universitário. O segundo suplente é Hélio Corrêa. Em 2001, em entrevista a agência da Folha, Antonio Carlos Júnior anunciou que não tinha escolhido ser suplente do senador. ''Virei suplente do senador por uma decisão dele. Ele me comunicou, e eu respeitei'', disse o empresário, presidente da Rede Bahia de Comunicações, um conglomerado formado por 14 empresas e cerca de 1.100 funcionários que retransmite a Rede Globo no Estado.

De Brasília,Alberto Marques

Leia também: Morre Antônio Carlos Magalhães, ''ícone'' da política oligárquica

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Sintratec realiza manifestação contra declarações de Fernando Gomes

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Têxteis e Calçadistas (Sintratec) realiza no dia 20 de julho, às 10 horas, na Praça Adami, um protesto contra as declarações do prefeito de Itabuna Fernando Gomes, que chamou os trabalhadores da Trifil de ladrões, ao afirmar que “o funcionário rouba, tem empregada que sai com dez calcinhas e ainda bota a empresa na Justiça". O prefeito aproveitou o ensejo para defender também a privatização da rodovia Ilhéus/Itabuna.
A manifestação contará com a participação dos sindicatos filiados a Corrente Sindical Classista.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Comissão Estadual de Organização do PCdoB propõe meta ousada para Conferência

A reunião da Comissão Estadual de Organização do PCdoB na Bahia, ocorrida na última sexta-feira, 13 de julho, fez um balanço do crescimento partidário nos últimos meses e apresentou uma meta audaciosa de mobilização de 9 mil filiados para a Conferência Estadual que acontecerá de 26 a 27 de outubro em Salvador.

Precederam aos debates as exposições de Péricles de Souza, presidente estadual do partido, sobre as resoluções da sétima reunião do Comitê Central, de Milton Barbosa, secretário de formação, sobre o curso intensivo de formação de quadros e de Davidson Magalhães, secretário de organização, sobre o plano de estruturação partidária.

Péricles enfatizou na sua apresentação as quatro tarefas políticas mais importantes contidas em artigo de Renato Rabelo, publicado no portal vermelho: o esforço para sedimentação do Bloco de Esquerda, a persistência na luta por uma reforma política democrática, o reforço e a ampliação dos laços com o movimento social e a preparação do embate eleitoral de 2008.

Milton Barbosa explicou o plano do curso de formação de quadros, que visa unificar o conjunto dos militantes acerca das atuais diretrizes do partido e a meta de envolver neste curso de mil a mil e quinhentos dirigentes municipais.

Davidson Magalhães apresentou um balanço do crescimento do PCdoB, que já está organizado em quase 300 municípios baianos e da realização dos encontros regionais que já envolveram mais de 150 municipais e cerca de 600 dirigentes, além de apresentar o plano da Conferencia Estadual que pretende incorporar aos debates nas assembléias de base e plenárias municipais nove mil militantes. Davidson falou ainda da campanha pela sede própria e da carteira nacional de militante, que será rigorosamente exigida como pré-requisito para ser eleito membro de Comitê Municipal, bem como Delegado (a) à Conferência Estadual.

O presidente do PCdoB em Itabuna e membro da Comissão de Organização, Ramon Cardoso, participou da reunião onde apresentou uma avaliação da construção partidária e do projeto eleitoral do PCdoB na Região Sul. “Atualmente estamos presentes em 31 municípios da região e em breve atingiremos 100% do total, filiamos vereadores em vários municípios e o vice-prefeito de Ubatã, teremos candidatos a prefeito e a vice-prefeito em algumas cidades e candidatos a vereador em todos os municípios onde o partido estiver organizado”, disse Ramon. Quanto ao plano de formação, já foi realizado o curso para a primeira turma de 32 militantes de Itabuna e já estão programadas mais seis turmas na Região sul e três na Região Extremo Sul.

Entrevista com Luís Sena: “A população de Itabuna tem demonstrado insatisfação com a repetição dos mesmos nomes nas eleições para prefeito”


Qual sua avaliação da Administração FG?
Sena
- A administração Fernando Gomes passa por uma situação vergonhosa, em decorrência dos desmandos, denúncias de corrupção, caos na saúde, desvios, atrasos de salários, desmonte e sucateamento das estruturas. É notório que o atual prefeito não tem plano administrativo para nossa cidade. A insatisfação é generalizada.

O PCdoB lançou sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna. Que ações lhe credenciam a ser prefeito de Itabuna?
Sena
- O meu partido, PCdoB, tem um compromisso com o povo, temos participação efetiva em todas as frentes de luta , seja nos movimentos sociais ou no parlamento. Nas eleições de 2008, nosso partido está apresentando o meu nome para ser avaliado pelo eleitorado, construindo com forças progressistas uma alternativa popular e democrática, que atenda as necessidades do povo de Itabuna. A experiência adquirida nos três mandatos de vereador, reconhecido como mais atuante em defesa dos interesses da população; a atuação como secretário de agricultura, indústria, comércio e turismo na administração Geraldo Simões e também a experiência positiva de quase 16 mil votos (11.001 em Itabuna) na eleição de deputado estadual, em 2006, nos credencia perante ao eleitorado itabunense, que em recentes pesquisas clamam, por um novo nome para dirigir os destinos da nossa cidade.

Quais são seus projetos para a saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda?
Sena
- É preciso que seja elaborado um plano qualitativo de gestão política para Itabuna, discutido com todos os segmentos, objetivando a retomada de um projeto administrativo que promova a democratização do acesso às ações políticas, pois a atual administração sucateou e desmontou os principais fóruns de participação popular que funcionavam antes. Revitalizar a saúde, valorizar as ações da educação e cultura, fortalecer as áreas de comércio e serviço, nosso principal pólo de geração de emprego e renda. O momento é propício, pois com a eleição de Wagner governador e Lula reeleito, teremos um canal aberto para potencializar as ações do governo estadual e federal em todos os seus programas, principalmente, os de combate à exclusão social. É preparar a nossa cidade para o seu centenário.

Como andam as articulações com os partidos para lhe apoiarem?
Sena
- A exemplo do que vem ocorrendo nacionalmente, estamos construindo em Itabuna uma frente progressista, a princípio, com a participação do PCdoB, PSB, PDT, PHS e PMN, cujo objetivo central é apresentar um novo nome como candidato a prefeitura de Itabuna em 2008. Várias reuniões já aconteceram e estamos em processo de conversas com outras forças políticas interessadas nesse projeto, bem como atraindo os descontentes com a atual administração. Ao mesmo tempo, o nosso partido vem agregando novas lideranças, consolidando assim, a nossa chapa de candidatos a vereador.

Desde 1988 Itabuna é administrada por dois políticos. Como pretende romper esse ciclo?
Sena
- A população de Itabuna tem demonstrado insatisfação com a repetição dos mesmos nomes nas eleições para prefeito. As pesquisas apontam esses dados, o PCdoB apresenta o meu nome como candidato justamente para atender esse pleito do eleitorado. Além de ser um nome novo postulando o cargo de prefeito, apresentamos uma proposta diferente, atualizada, democrática e compromissada com a gestão pública, transparente e voltada para o atendimento das necessidades da nossa população.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Revisão do Eleitorado do Município de Itabuna

A partir do dia 3 de julho todos os eleitores da 27ª Zona Eleitoral deverão comparecer ao cartório eleitoral (Praça Olinto Leoni, s/nº, Centro) para Revisão do Eleitorado do Município de Itabuna. O eleitor deve apresentar um documento de identificação pessoal com foto e um comprovante de residência. A Revisão vai até o dia 1º de agosto e não comparecimento implicará no cancelamento da inscrição eleitoral.

Suspeitos querem celeridade no caso Valdenor

Quatro suspeitos de envolvimento na morte de Valdenor, dizem que suas vidas viraram um caos e querem uma definição da Justiça.

Guimarães, Itamar, Simão, Valete e Raimundo dizem que Jussari estar em clima de terror, e temem que algo pior aconteça na cidade

Sentindo-se já condenados perante a sociedade, por conta das divulgações que a mídia tem feito sobre o caso da morte do ex-prefeito de Jussari, Valdenor Cordeiro da Silva, 61 anos, estiveram na redação do Agora, quatro dos seis suspeitos apontados por uma testemunha à Polícia como os homens que foram vistos pulando o muro da casa do prefeito no dia em que ele foi encontrado morto em sua residência. O objetivo deles, dizem, é que a Justiça aja, para que assim possam provar a sua inocência. O grupo é formado pelo ex-vereador José Guimarães de Souza, juntamente com Itamar Monteiro, Simão Cavalcante Lucas e Raimundo Souza do Carmo, o Bem-te-vi.

Além desses quatro, ainda são apontados como suspeitos Josivaldo de Almeida Cabral, o Diego do Capeta, que também teria sido visto pela testemunha pulando o muro da casa de Valdenor, no dia 2 de janeiro de 2005 – dia em que ele foi encontrado morto em sua residência –, e um sexto homem, conhecido como Roni, que não está na região. Diego do Capeta está preso no Complexo Policial de Itabuna há cerca de um mês, por conta de um mandado de prisão temporária expedido pelo juiz, André Luís Santos Brito. “Queremos que a Justiça dê um fim a esse impasse, e aponte os verdadeiros culpados. Se é que há”, destaca José Guimarães. Leia mais em Agora-online

quinta-feira, 28 de junho de 2007

LUÍS SENA APRESENTA EMENDAS PARA MELHORAR A CIDADE DE ITABUNA


O vereador Luís Sena apresentou emendas modificativas ao Projeto de Lei que dispõe sobre o orçamento que será utilizado, no ano de 2008, pelo município de Itabuna. As emendas têm como objetivo beneficiar à comunidade itabunense, a partir da ampliação de obras e otimização de serviços prestados pela administração municipal.

Ele propõe ampliação dos serviços do PROCON (Defesa do Consumidor), serviços de infra-estrutura em vários bairros da cidade, construção de canais, revitalização de praças públicas e quadras poliesportivas. Essas são algumas prioridades das emendas, propostas pelo vereador, que espera sensibilidade e compromisso do senhor prefeito em relação a iniciativa do edil e a vontade da população em ver a cidade melhorada.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Emenda 3 - Dia 4 tem mais luta

No próximo dia 4 de julho acontecerá um Dia Nacional de Lutas pela ampliação dos direitos dos trabalhadores, pelo desenvolvimento com distribuição de renda e pela valorização do trabalho. O objetivo também é pressionar os parlamentares para manter o veto do presidente Lula a Emenda 3. O evento é organizado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). Mudanças na política econômica, pela retirada do PLP 01/2007, por uma Previdência Pública para todos e que amplie direitos, por Reforma Agrária e incentivos à Agricultura Familiar, e pela valorização da Educação, serão temas também do Dia Nacional de Luta. No dia 3, os manifestantes estarão fazendo pressão no Aeroporto de Brasília, na chegada dos parlamentares. No dia 4, o Congresso Nacional será ocupado pelos trabalhadores.

sábado, 23 de junho de 2007

Proposta de Programa Comum do Bloco de Esquerda

O PSB, o PDT, o PCdoB, o PMN, o PRB e o PHS – partidos integrantes da coalizão de apoio ao governo do presidente Lula, formaram um bloco parlamentar na Câmara dos Deputados para uma atuação comum. Defensores de um projeto nacional de desenvolvimento orientado para o fortalecimento da soberania do país, a ampliação da democracia, a justiça social e a integração continental, decidem, para balizar a ação conjunta nos diversos terrenos políticos em que venham atuar, manter o Bloco parlamentar de Esquerda, para o que assumem a defesa do programa mínimo seguinte, aberto a todos os Partidos que queiram do mesmo modo aderir a este programa e integrar o Bloco: CLIQUE AQUI E LEIA A INTEGRA DO PROGRAMA

A esquerda põe suas idéias e seu bloco na rua

por Adalberto Monteiro*
Os jornalões não lhe deram uma linha, as redes de TV sequer um flash, mas o Bloco de Esquerda (PSB, PCdoB, PDT,PHS,PRB,PMN) lançou, no último dia 20, em Brasília, na sede do PDT, sua plataforma política e seus propósitos. Seu ideário é uma contundente defesa do Brasil, do povo, e da integração solidária da América Latina. Sua causa imediata é lutar pelo êxito do governo do presidente Lula, por isso atuará para que os compromissos da campanha de 2006 sejam realizados. Sua ação vai além da esfera parlamentar, pretende participar ativamente das disputas eleitorais de 2008 e 2010.

Para Renato Rabelo, presidente do PCdoB, o Bloco não deriva de arranjos pragmáticos, mas de uma necessidade objetiva. Já para o presidente do PSB, governador Eduardo Campos, atuar pela consolidação do Bloco é “cuidar do futuro do Brasil''. O ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, ressalta que a iniciativa é ''um exercício de inteligência e crescimento''. Numa alusão ao PT, todos explicitam que o Bloco não pretende excluir, isolar, tampouco hostilizar nenhuma outra força da base governista.

O Bloco é um filho promissor da última disputa à presidência da Câmara dos Deputados, confronto que alterou a conformação das forças políticas do país. Na esfera da base governista, como se recorda, a ala majoritária do PT decidiu privilegiar um pacto com o lado centro-direitista da aliança.

Ao fazer essa escolha, o PT desprezou a coesão da esquerda que jogara papel decisivo às vitórias de 2002 e 2006 e à governabilidade do primeiro mandato de Lula. Diga-se, sem querer alegar: esquerda que foi importante à própria sobrivência da legenda petista. Quando o “pau comeu”, quando a direita em conluio com a mídia golpeou severamente a legenda de Lula, o PCdoB e o PSB levantaram-se em defesa do PT.

Migrando para centro e alçando à proa da vasta coalizão o pacto PT-PMDB (leia-se neolulistas), um vazio se abriu no lado esquerdo do espectro político, em especial, na base governista.

Acontece que a esquerda entendida como idéias, ações, partidos, lideranças, entidades, movimentos, em prol do povo e do país é uma necessidade do processo político e histórico. Do chão dessas circunstâncias é que brotou o Bloco de Esquerda. O PT fez sua escolha, assim como o conjunto PCdoB, PSB, PDT, PRB, PMN, PHS fez a sua. LEIA MAIS

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Onde estão as “lideranças” da região?

Aconteceu hoje 21 de junho, em nossa cidade, mais uma mobilização contra a privatização da BR 415, mais uma vez protagonizada pelos trabalhadores e estudantes. A nossa indagação diz respeito aos demais segmentos de nossa sociedade. Onde estão as “lideranças” empresariais? Onde estão os prefeitos das cidades da região? Onde estão os deputados eleitos com os votos dos nossos eleitores? Será que eles não acreditam na privatização da rodovia Ilhéus/Itabuna? Ou não tem coragem de se posicionarem contra ou a favor? Esses senhores e senhoras não foram eleitos para se omitir e o povo quer saber o que eles pensam.

Insistimos mais uma vez. A cobrança de pedágio entre os municípios de Ilhéus e Itabuna terá repercussão em toda a região, encarecendo o nosso custo de vida, tendo em vista que em Ilhéus existe um porto e um aeroporto, além, de ser o balneário da região e a rodovia é utilizada diariamente por empresários, trabalhadores e estudantes, que com certeza ajudaram a eleger os omissos, aqueles “santinhos” que como eu tenho dito, se mau escolhidos nos infernizam por longos quatro anos.


E por falar em omissão, além de intransigência e autoritarismo, os professores da rede estadual estão em greve a mais de 40 dias, colocando já em risco o ano letivo, o que prejudicará a vida de milhares de estudantes. O governo do Estado que deveria ser um agente do diálogo e de relações civilizadas para com o funcionalismo, enveredou-se no caminho das ameaças e da criminalização do movimento sindical, é bom lembrar que o governador e seus assessores mais diretos são ex-diretores do Sindquímica e que tais atitudes são totalmente incoerentes e incompatíveis com o discurso de até ontem, mas nada disso tem valor, porque foi até ontem nas eleições.


Nossos professores e estudantes merecem respeito, pois sofreram amargamente durante o reinado de ACM e seus asseclas e têm direito a um tratamento digno. Mais uma vez inquirimos, onde estão as “lideranças” políticas da região e do estado que não intervem junto as partes em conflito para que se chegue a um acordo, com a conseqüente volta ás aulas?


Chega de omissão e incompetência!
Jorge Barbosa de Jesus – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Segunda-feira comércio funcionará a partir do meio dia

Conforme Aditivo à Convenção Coletiva assinado entre o Sindicato dos Comerciários de Itabuna, a CDL e o SINDICOM (patronal), na próxima segunda-feira, pós-festejos juninos, dia 25/06, o expediente do Comércio terá início somente a partir das 12 horas, ou seja, ao meio dia. Neste sábado, dia 23/6, véspera de São João, o horário de funcionamento do Comércio será normal, até às 13 horas.

O acordo, fruto de negociações entre as partes representativas dos trabalhadores e das entidades patronais, significa uma compensação pela extensão do horário de funcionamento do Comércio no último dia 09/6, sábado anterior ao Dia dos Namorados, quando o horário foi ampliado para até às 18 horas.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna deseja a todos os comerciários um São João com muita paz e tranqüilidade.

Sindicato dos Comerciários de Itabuna

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Movimentos sociais protestam em Itabuna


Mais de duzentos manifestantes participaram de uma passeata no centro de Itabuna na manhã do dia 21 de junho. Saindo do Jardim do “Ó”, estudantes, sindicalistas, professores, trabalhadores rurais, militantes do movimento de mulheres, do movimento negro, militantes do PCdoB, além dos vereadores Luís Sena e Wenceslau Junior, percorreram todo o centro da cidade, protestando contra a privatização da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), e da rodovia Ilhéus/Itabuna, indo em direção à vizinha cidade de Ilhéus, chegando até o Posto Rio Cachoeira, limite entre as duas cidades.

Solidariedade


Os professores, todos vestidos de preto, aproveitaram para se manifestar contra a intransigência do governo estadual em não sentar para negociar com a categoria. A greve dos professores já dura 40 dias e em assembléia realizada esta semana, professores e professoras estaduais decidiram manter a greve iniciada em 8 de maio. O governo não apresentou nenhuma contraproposta, apenas ameaça cortar os pontos dos profissionais da educação. A categoria não aceita o corte de pontos anunciado pelo governo e afirma que se isto ocorrer não haverá reposição de aulas.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, também aproveitou a oportunidade para denunciar a atitude de alguns comerciantes de Itabuna que pretendem obrigar os comerciários a trabalharem até 18 horas no próximo dia 23 de junho, feriado de São João.

Ao chegar ao Posto, os manifestantes interditaram a rodovia por cerca de trinta minutos, quando os representantes das diversas entidades participantes manifestaram seu repúdio às privatizações da Emasa e da BR 415, além de se solidarizarem com a luta dos professores e comerciários.

GOVERNO FG - Ignorância ou esperteza?


Duas características são típicas do atual prefeito: a esperteza e a ignorância. No episódio do aeroporto não consegui distinguir qual delas prevaleceu.

Construir casas populares envolvendo recursos públicos oriundos de convênio com o governo federal sobre a pista do aeroporto de Itabuna se constitui, no mínimo, numa estupidez, principalmente quando se trata de patrimônio alheio.

Porém, algumas indagações nos levam a outro ponto de vista. Porque construir as casas sobre a pista do aeroporto se existe uma área vizinha que poderia ser utilizada?

Será que o alcaide quis economizar recursos destinados à terraplanagem da área? Se positiva a resposta, para onde foram parar os recursos destinados à preparação do terreno?

Há algo de podre no ar, pois não creio apenas se tratar de um ato de estupidez. Fernando não costuma dar ponto sem nó.

Certamente a ação que tramita na Justiça movida pelo Derba deve determinar que a pista seja restaurada. Resta saber quem vai arcar com o prejuízo, pois o material e a mão-de-obra utilizados para construir as casas terão que ser pagas por alguém.

Ao invés de se unir aos empresários e à sociedade de Itabuna no sentido que se mobilizem para exigir do governo estadual a reativação do aeroporto o prefeito faz uma besteira dessas.
Itabuna não merece tamanha estupidez na véspera da comemoração do seu centenário.
Wenceslau Augusto dos Santos Junior
Vereador PCdoB Itabuna
Professor do Curso de Direito da UESB
Advogado

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Diga não à privatização da EMASA e das rodovias



A população de Itabuna está convocada a participar do protesto promovido por uma série de entidades contra a privatização da EMASA e das rodovias. Será uma grande passeata no próximo dia 21 de junho e é necessário que todos participem, demonstrando sua indignação contra o projeto do prefeito Fernando Gomes de vender a empresa de água e esgoto para empresários e a equivocada iniciativa do Governo do Estado em cobrar pedágio em algumas rodovias, dentre elas a Ilhéus/Itabuna. Não podemos permitir que isso aconteça, pois as principais conseqüências da privatização serão o aumento da tarifa e a queda na qualidade dos serviços, ou seja, graves prejuízos para toda a sociedade. Isso foi o que aconteceu em todos os lugares onde os serviços foram repassados para empresas privadas, que só visam o lucro. No caso da Emasa, o que a sociedade de Itabuna exige é que a Prefeitura promova os investimentos necessários para melhorar os serviços da empresa e que implante o controle social para que o povo possa fiscalizar a gestão. E no caso das rodovias, que o Governo do Estado faça a manutenção das mesmas.


Não queremos privatização. Vamos protestar. Participe você também.

MANIFESTAÇÃO
Dia 21/06/2007 – Concentração 9 horas, no Jardim do “Ó”

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Orlando Silva: PAN é uma oportunidade para o Brasil


Por Mônica Simioni*.
Em entrevista exclusiva ao Vermelho, o ministro do Esporte Orlando Silva Jr. avalia as boas perspectivas e o importante legado que ficará para o Rio de Janeiro e para o Brasil da experiência de ser sede dos jogos Pan-americanos. Também critica a cobertura da imprensa, que lhe parece “unilateral”, e afirma que há confusão sobre o que dizem ser os números dos jogos. “Atribui-se a gastos com o PAN uma série de investimentos que são feitos para a qualificação da cidade do Rio de Janeiro. Considerar que 500 milhões de reais que estão sendo investidos em segurança pública são gasto com o PAN é exagero”, disse.

Para o ministro, os Jogos Pan-americanos são “uma bela oportunidade de investimento para o desenvolvimento econômico, social e esportivo, e a afirmação de uma política internacional que tem como foco importante a aproximação do nosso hemisfério”. No entanto, existe uma campanha na mídia para desqualificá-lo: “Há uma certa confusão quando se fala dos números. Atribui-se a gastos do PAN uma série de investimentos que são feitos para a qualificação da cidade do Rio de Janeiro e para um aperfeiçoamento do serviço público”.

O ministro chega a questionar o papel que alguns segmentos da imprensa brasileira estão cumprindo: “Te digo de antemão que há uma série de exageros na abordagem e na crítica que é feita por parte da imprensa, sobretudo da escrita. Eu observo uma visão um pouco parcial e unilateral, que desconsidera os legados gerados com a adequação dos jogos Pan-americanos”. CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA

domingo, 17 de junho de 2007

Prefeituras e câmaras protestam contra privatização da BR-415


Na quinta-feira da próxima semana, todas as Câmaras de Vereadores do sul baiano realizarão conjuntamente sessões de denúncia dos danos que serão causados caso o governo Jaques Wagner (PT) transfira à iniciativa privada a gestão da BR-415. A atuação conjunta entre os legislativos mostra a força política que o Movimento contra a Privatização das Rodovias está acumulando na região do cacau. As prefeituras participam dessa mobilização, por meio da Associação dos Municípios da Região Sul (Amurc), assim como estudantes, sindicatos e entidades empresariais.

A revolta na região cacaueira – que ainda espera ações de recuperação da lavoura pelos governos federal e estadual – alcança políticos aliados do governo Jaques Wagner, a exemplo do vereador por Itabuna, Luís Sena (PCdoB). “Duplicar sim, privatizar não”, resume o vereador. O político do PCdoB explicou que, na campanha eleitoral do ano passado, o então candidato Jaques Wagner não informou em qualquer lugar do seu programa de governo que pretendia privatizar a BR-415, mas assumiu o compromisso pela duplicação da rodovia. “Nós estamos mobilizando a sociedade para sensibilizar o governo no sentido de ouvir a região sul”, afirmou. LEIA MAIS: CORREIO DA BAHIA

Congresso do MST encerra por mudanças na política econômica


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende fortalecer suas alianças para lutar contra o atual modelo econômico, considerada condição primeira para as transformações sociais em benefício do povo. A intenção está expressa em 18 pontos da carta do 5º Congresso do MST, divulgada nesta sexta (15), último dia do encontro que reuniu 17,5 mil trabalhadores rurais em Brasília.

No próximo período, o MST vai priorizar o fortalecimento de alianças com setores organizados e ampliar o diálogo com a sociedade, para defender a mudança no modelo econômico, que concentra poder e riqueza, atinge os trabalhadores e traz conseqüências quase irreversíveis ao meio-ambiente.

Para o movimento, mais do que a luta pela Reforma Agrária, o importante neste momento é reunir o conjunto das forças sociais na defesa de um outro modelo de desenvolvimento. ''Não é papel apenas do MST, mas do conjunto das organizações populares do Brasil'', afirmou Fátima Ribeiro, da direção nacional do MST, durante avaliação do encontro à imprensa. ''É maior que a luta pela Reforma Agrária'', completou Gilmar Mauro, também direção do MST.
LEIA MAIS

Unegro chama "Veja" de racista e defende cotas


O 3º Congresso da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) – que acontece na cidade do Rio de Janeiro de 14 a 17 de junho – condenou, neste sábado (16), matéria anticotas raciais publicada recentemente na revista Veja. Segundo participantes a matéria se utiliza da idéia de povo único para negar racismo no Brasil. Além das cotas, o tema do 3º Congresso “Movimento negro: um passo além da proposta” entrou na ordem do penúltimo dia do encontro. A entidade quer sair preparada não apenas política e teoricamente. A idéia é colocar o bloco na rua por reparações ao povo negro e por políticas afirmativas.

“Por muito tempo a Unegro debateu intensamente as questões políticas e teóricas nas suas propostas. Agora estamos amadurecendo para o entendimento de que é preciso ir além da discussão, é preciso agir com mobilizações de rua, com ações que aglutinem para além do debate”, declarou Olívia Santana, vereadora (PCdoB-SSa), membro da executiva da Unegro. LEIA MAIS

quinta-feira, 14 de junho de 2007

PSDB mostra sua face autoritária

Após longo período de debates ocorridos sobre a necessidade primordial por que passa a nação brasileira de realizar uma reforma política que amplie a democracia, garanta transparência ao financiamento, evitando escândalos oriundos da relação promiscua existente entre empreiteiras, outros segmentos capitalistas e alguns partidos e candidatos.

Quando parecia consenso entre os parlamentares e partidos sobre o financiamento público, a lista fechada e a fidelidade partidária, o PSDB “roeu a corda”, aliado a alguns deputados que estão “olhando para o umbigo”, forçaram o presidente da Câmara a adiar mais uma vez a votação da reforma política que deveria acontecer na quarta-feira (dia 13 de junho de 2007).

A bancada do PSDB liderou a resistência ao projeto, temendo que a lista partidária fortaleça os partidos mais orgânicos e estruturados. Seguindo os conselhos de FHC, os tucanos propuseram uma reforma restritiva, inclusive com a adoção do voto distrital.

É difícil entender a fragilidade do PSDB que governou a nação por dois mandatos consecutivos e não conseguiu se estruturar enquanto partido político.

É impossível inibir a ação de lobistas, que financiam campanhas em troca de emendas parlamentares, a exemplo do caso dos sanguessugas (ambulâncias superfaturadas), sem estabelecer o financiamento público como única fonte de recursos para a campanha. Por outro lado é impossível instituir o financiamento exclusivamente público sem adotar a lista fechada, na qual os eleitores votam no programa dos partidos e não em pessoas, pois seria inviável financiar a quantidade de candidatos a vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Seria uma verdadeira sangria nos cofres públicos.

O financiamento público, voto na lista e fidelidade partidária é o mínimo que o congresso nacional pode fazer para que as práticas de fato sejam mudadas e que o parlamento resgate a imagem de legítimos representantes do povo.

Wenceslau Augusto dos Santos Junior
Vereador PCdoB Itabuna
Professor do Curso de Direito da UESB
Advogado

PCdoB DEFINE PLANO “SENA PREFEITO 2008”

Foi realizada, na sede do PCdoB Itabuna, uma reunião da coordenação da pré-campanha de Sena para prefeito. Na oportunidade, foram discutidas ações da pré-campanha e constituído um núcleo de coordenadores que estarão à frente do processo.

Participaram do encontro representantes de setores estratégicos, lideranças, além de quadros do Partido Comunista. A principal meta é fortalecer o nome de Sena como alternativa para administrar Itabuna no próximo mandato, pois a população da cidade tem demonstrado insatisfação com a repetição de candidatos nas últimas eleições.

Segundo Sena, é preciso que seja elaborado um plano qualitativo de gestão política para Itabuna, principalmente, porque o próximo prefeito administrará a cidade no período do centenário.

Polêmica sobre lista partidára adia votação da reforma política

A Câmara dos Deputados adiou para semana que vem a votação do projeto que determina a lista fechada para eleições legislativas. Sem acordo e com um número alto de emendas (cerca de 300), os deputados desistiram de apreciar a proposta nesta quarta-feira (13). ''Vamos adiar por prudência'', disse o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia. ''Retomaremos na semana que vem'', ressaltou.

Surpreendido pela resistência do plenário à proposta do voto em lista fechada para deputados e vereadores, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), adiou para a próxima terça-feira a votação do projeto de reforma política que estava prevista para a noite dessa quarta-feira.

A posição contrária do PSDB, definida no início da tarde, e uma forte dissidência no PT desequilibraram as forças no plenário, que estava praticamente dividido ao meio quanto à polêmica proposta. LEIA MAIS

segunda-feira, 11 de junho de 2007

A amplitude da luta contra a privatização das rodovias

O caráter do Movimento Contra a Privatização das Rodovias deve ser o mais amplo possível, uma organização provisória e suprapartidária que possa envolver todos os segmentos organizados da sociedade baiana, no nosso caso específico, da Região Sul da Bahia, tendo em vista que a nossa batalha imediata é em oposição à privatização da Rodovia Ilhéus/Itabuna. Todos devem participar, entidades sindicais, estudantis, comunitárias e empresariais, além das representações políticas. Os vereadores, prefeitos e deputados não podem se calar diante de tal ameaça, independentemente se fazem parte da base de sustentação do governo. Uma vez que são os interesses da população que estão em jogo. A cobrança de pedágio nas rodovias baianas, estaduais ou federais causará um grande impacto, onerando o nosso custo de vida.
Especialmente o poder legislativo, que representa o povo, não pode fugir de tal discussão, uma vez que foi eleito para fiscalizar o executivo e estar aberto ao diálogo com a sociedade através das suas diversas formas de organização. Caso contrário perderia a razão de ser, uma vez que passaria a existir apenas como um apêndice do executivo, trocando sua independência pelo tráfico de influência na máquina governamental.
O Movimento não tem como objetivo o julgamento e a oposição ao governo Wagner, o seu fim é especificamente dissuadir o executivo baiano de desistir da idéia de privatizar as rodovias, uma vez que esta proposta não fez parte do programa de governo, nem foi apresentada ao eleitorado durante a campanha eleitoral. Exigimos apenas coerência e respeito!
O Movimento realizará a sua segunda reunião na próxima quinta-feira, 14 de junho, a partir das 17 horas no Plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, quando dará novos encaminhamentos a Luta Contra a Privatização das Rodovias.
A união da nossa região é fundamental para a vitória do movimento e resultado será benéfico a todos. Lembre-se da luta pela estadualização da FESPI, hoje UESC, onde a nossa unidade possibilitou uma grande conquista para a região do cacau e para toda a Bahia.

Jorge Barbosa de Jesus – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

MOVIMENTO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS BAIANAS

A coordenação do Movimento contra a Privatização das Rodovias Baianas realizará nesta quinta-feira, 14 de junho, às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna, mais uma reunião para deliberar as próximas ações contra a pretensão do governo Jacques Wagner (PT) de cobrar pedágio na rodovia BA 415, trecho Itabuna/Ilhéus. O Comando já realizou três grandes atos. Um em frente a Uesc, em 01/06, outro em Itabuna na Praça Adami, 05/06 e por fim, em 06/06 quarta-feira, o ato público parou a cidade de Ilhéus por 50 minutos.

Cuidado com os bancos

Está em vigor desde 2 de abril, a nova conta-salário. Que deve ser aberta sem custos para o trabalhador, com isenção da taxa de manutenção e emissão de cartão de débito.
Atualmente, a medida vale apenas para os funcionários de empresas privadas que tenham negociado a folha de pagamento com o banco depois do dia 5 de setembro passado, não importando a data de contratação.
No caso de empresas que tenham fechado contratos para pagamento da folha antes da data, os trabalhadores só terão direito a conta sem custos a partir de janeiro de 2009. Tem banco aí cobrando manutenção de conta salário, isso é fraude.
A conquista da transferência sem custos tem alguns pontos negativos para o trabalhador, como não ter direito a talão de cheques e não receber outros depósitos além do salário.

Camacan poderá ter novamente agência da Caixa


O vice presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e vereador pelo PCdoB, Luís Sena reivindicou da Superintendência da Caixa Econômica a reabertura de uma agência do banco em Camacan.

Para reforçar a idéia, o vereador agendou audiência pública, na Câmara de Vereadores do município vizinho, para esta quinta-feira, 14 de junho, as 16 horas, onde será discutido com a população local e seus representantes do legislativo a real possibilidade.

Com a reabertura de uma agência da CEF em Camacan, ganha o município e a população, em investimentos sociais, principalmente, no financiamento à casa própria e saneamento básico.

Ministério vai regulamentar trabalho aos domingos


Representantes dos trabalhadores e do governo se reuniram esta semana no Rio de Janeiro e firmaram a proporção de dois domingos de trabalho por um domingo de folga. A medida vai beneficiar mais de 10 milhões de trabalhadores que hoje são obrigados a trabalhar de forma indiscriminada.

Após três anos de negociação, representantes dos trabalhadores e empregadores entraram em consenso quanto à regulamentação do trabalho aos domingos no comércio. Os representantes se reuniram, ontem, por cinco horas e meia, no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE -, e firmaram a proporção de dois domingos de trabalho por um domingo de folga. A abertura do comércio nos feriados e as condições de trabalho devem ser definidas por meio de convenção coletiva.
Em Salvador, o assunto tem sido pauta de importantes manifestações, especialmente do segmento comerciário. O sindicato tem negociado insistentemente com a prefeitura e com os donos de empresas para que a regulamentação não gere perdas para os trabalhadores. Estamos atentos, acompanhando e motivando esforços para que sejam aprovados acordos que beneficiem tanto os empresários, quanto os comerciários e a população.
"Eu tenho acompanhado de perto a luta dos comerciários contra a abertura indiscriminada do comércio aos domingos e feriados", afirmou o deputado Daniel, em defesa da aprovação de uma Lei que atenda á necessidade do emrcado, mas também que respeite o direito de descanso dos trabalhadores, garantido pela CLT. O deputado é autor de um Projeto de Lei que tramita na Câmara, propondo alterações na Lei 10.101 de 2000, submetendo o funcionamento do comércio aos domingos, a ocorrência de acordo ou convenção coletiva.

Com o novo acordo, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, consultará o departamento jurídico do MTE para a possibilidade do acordo ser publicado por meio de Portaria Ministerial, ao invés de Medida Provisória para adiantar a implementação das decisões.

Atualmente, a Lei Federal 10.101, de 19 de dezembro de 2000, estabelece o trabalho de três domingos por um dia de folga a escolha do empregador. O trabalho em dias de feriado é proibido e a abertura do comércio aos domingos é definida por lei municipal.

Deputado quer qualificar relações de estágio


Através de uma emenda ao Projeto de Lei 993/2007, de autoria do poder excutivo, que tramita na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida (PCdoB) estabelece que a carga horária máxima para o estágio é de 4 horas diárias, ou no máximo, 24 horas semanais.

O PL do executivo sugere a revogação da Lei no 6.494, de 1977 e altera a regulamentação do estágio, ou conforme a redação do art. 428, § 1o da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, disciplina jurídica do aprendiz.

A proposta define claramente a concepção do estágio como ato educativo supervisionado, destacando o papel da escola, no intuito de evitar que o contingente de jovens estagiários passe a engrossar as estatísticas de trabalhadores precarizados do país. Segundo dados do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, só nesta instituição, em 2006 foram assinados 327.527 jovens. Um aumento de 12,5% referente ao ano 2005. LEIA MAIS

domingo, 10 de junho de 2007

Saúde usou R$ 2 milhões em contratos suspeitos

diz TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, que rejeitou as contas da Fundação de Atenção à Saúde do Município de Itabuna (Fasi), entidade que administra os recursos repassados ao Hospital de Base. Na deliberação 026/07, assinada pelo presidente do TCM Raimundo Moreira e pelo relator do processo Paolo Marconi, é apontada uma série de irregularidades gravíssimas. No parecer prévio sobre as contas do exercício de 2005, o conselheiro Paolo Marconi afirma que cheques sem fundo foram emitidos e pagamentos foram feitos sem que os credores assinassem os recibos pelos supostos serviços ao Hospital de Base de Itabuna. LEIA MAIS EM: A REGIÃO

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste