Destaques
sábado, 21 de julho de 2007
Morte de ACM encerra um ciclo político na Bahia, avaliam deputados
Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), ''o desaparecimento do senador e ex-governador Antonio Carlos Magalhães encerra um ciclo histórico e político da Bahia e do País.'' A deputada manifestou sua solidariedade aos familiares e amigos pelo falecimento do político baiano e afirmou que, do ponto de vista político, o ciclo de poder fruto do amálgama das diversas oligarquias locais, marcado pelo controle autoritário da máquina estatal não se manterá intacto.
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também concorda com Alice. “A morte do senador significa o fim de uma trajetória política que estava visível a decomposição dessa força política. A nossa manifestação nesse momento é de solidariedade com os familiares, mas é importante registrar o fim de uma trajetória e de um projeto político que trouxe graves prejuízos para o nosso Estado e para política brasileira”, afirma.
A direção nacional do Partido Comunista do Brasil também enviou de condolências à família do senador. A nota é assinada pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo.
Ao saber da morte do senador Antônio Carlos Magalhães, o coordenador da Bancada da Bahia no Congresso Nacional, deputado federal Walter Pinheiro (PT/BA) declarou que sente a morte de ACM, mesmo tendo passado a vida em discordância com o senador. “Sinto a morte de uma pessoa, que apesar de nossos caminhos diferentes e nossas divergências políticas, conseguiu construir um grupo forte na Bahia, ao longo de 50 anos. Agora, compete a esse grupo, ao qual ele pertencia, traçar seus rumos, com um aumento de responsabilidade para aqueles que ficaram”, destacou.
Herdeiros políticos
Após a morte do filho Luís Eduardo Magalhães, em abril de 1998, Antonio Carlos Magalhães Neto se tornou o principal herdeiro político de ACM. Um dos mais jovens parlamentares do Congresso Nacional, ACM Neto, 28 anos, está em seu segundo mandato na Câmara.
O primeiro suplente de Antonio Carlos Magalhães é o filho mais velho dele, Antonio Carlos Júnior. Ele é empresário e professor universitário. O segundo suplente é Hélio Corrêa. Em 2001, em entrevista a agência da Folha, Antonio Carlos Júnior anunciou que não tinha escolhido ser suplente do senador. ''Virei suplente do senador por uma decisão dele. Ele me comunicou, e eu respeitei'', disse o empresário, presidente da Rede Bahia de Comunicações, um conglomerado formado por 14 empresas e cerca de 1.100 funcionários que retransmite a Rede Globo no Estado.
De Brasília,Alberto Marques
Leia também: Morre Antônio Carlos Magalhães, ''ícone'' da política oligárquica
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Sintratec realiza manifestação contra declarações de Fernando Gomes
A manifestação contará com a participação dos sindicatos filiados a Corrente Sindical Classista.
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Comissão Estadual de Organização do PCdoB propõe meta ousada para Conferência
Precederam aos debates as exposições de Péricles de Souza, presidente estadual do partido, sobre as resoluções da sétima reunião do Comitê Central, de Milton Barbosa, secretário de formação, sobre o curso intensivo de formação de quadros e de Davidson Magalhães, secretário de organização, sobre o plano de estruturação partidária.
Péricles enfatizou na sua apresentação as quatro tarefas políticas mais importantes contidas em artigo de Renato Rabelo, publicado no portal vermelho: o esforço para sedimentação do Bloco de Esquerda, a persistência na luta por uma reforma política democrática, o reforço e a ampliação dos laços com o movimento social e a preparação do embate eleitoral de 2008.
Milton Barbosa explicou o plano do curso de formação de quadros, que visa unificar o conjunto dos militantes acerca das atuais diretrizes do partido e a meta de envolver neste curso de mil a mil e quinhentos dirigentes municipais.
Davidson Magalhães apresentou um balanço do crescimento do PCdoB, que já está organizado em quase 300 municípios baianos e da realização dos encontros regionais que já envolveram mais de 150 municipais e cerca de 600 dirigentes, além de apresentar o plano da Conferencia Estadual que pretende incorporar aos debates nas assembléias de base e plenárias municipais nove mil militantes. Davidson falou ainda da campanha pela sede própria e da carteira nacional de militante, que será rigorosamente exigida como pré-requisito para ser eleito membro de Comitê Municipal, bem como Delegado (a) à Conferência Estadual.
O presidente do PCdoB em Itabuna e membro da Comissão de Organização, Ramon Cardoso, participou da reunião onde apresentou uma avaliação da construção partidária e do projeto eleitoral do PCdoB na Região Sul. “Atualmente estamos presentes em 31 municípios da região e em breve atingiremos 100% do total, filiamos vereadores em vários municípios e o vice-prefeito de Ubatã, teremos candidatos a prefeito e a vice-prefeito em algumas cidades e candidatos a vereador em todos os municípios onde o partido estiver organizado”, disse Ramon. Quanto ao plano de formação, já foi realizado o curso para a primeira turma de 32 militantes de Itabuna e já estão programadas mais seis turmas na Região sul e três na Região Extremo Sul.
Entrevista com Luís Sena: “A população de Itabuna tem demonstrado insatisfação com a repetição dos mesmos nomes nas eleições para prefeito”

Sena - A administração Fernando Gomes passa por uma situação vergonhosa, em decorrência dos desmandos, denúncias de corrupção, caos na saúde, desvios, atrasos de salários, desmonte e sucateamento das estruturas. É notório que o atual prefeito não tem plano administrativo para nossa cidade. A insatisfação é generalizada.
O PCdoB lançou sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna. Que ações lhe credenciam a ser prefeito de Itabuna?
Sena - O meu partido, PCdoB, tem um compromisso com o povo, temos participação efetiva em todas as frentes de luta , seja nos movimentos sociais ou no parlamento. Nas eleições de 2008, nosso partido está apresentando o meu nome para ser avaliado pelo eleitorado, construindo com forças progressistas uma alternativa popular e democrática, que atenda as necessidades do povo de Itabuna. A experiência adquirida nos três mandatos de vereador, reconhecido como mais atuante em defesa dos interesses da população; a atuação como secretário de agricultura, indústria, comércio e turismo na administração Geraldo Simões e também a experiência positiva de quase 16 mil votos (11.001 em Itabuna) na eleição de deputado estadual, em 2006, nos credencia perante ao eleitorado itabunense, que em recentes pesquisas clamam, por um novo nome para dirigir os destinos da nossa cidade.
Quais são seus projetos para a saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda?
Sena - É preciso que seja elaborado um plano qualitativo de gestão política para Itabuna, discutido com todos os segmentos, objetivando a retomada de um projeto administrativo que promova a democratização do acesso às ações políticas, pois a atual administração sucateou e desmontou os principais fóruns de participação popular que funcionavam antes. Revitalizar a saúde, valorizar as ações da educação e cultura, fortalecer as áreas de comércio e serviço, nosso principal pólo de geração de emprego e renda. O momento é propício, pois com a eleição de Wagner governador e Lula reeleito, teremos um canal aberto para potencializar as ações do governo estadual e federal em todos os seus programas, principalmente, os de combate à exclusão social. É preparar a nossa cidade para o seu centenário.
Como andam as articulações com os partidos para lhe apoiarem?
Sena - A exemplo do que vem ocorrendo nacionalmente, estamos construindo em Itabuna uma frente progressista, a princípio, com a participação do PCdoB, PSB, PDT, PHS e PMN, cujo objetivo central é apresentar um novo nome como candidato a prefeitura de Itabuna em 2008. Várias reuniões já aconteceram e estamos em processo de conversas com outras forças políticas interessadas nesse projeto, bem como atraindo os descontentes com a atual administração. Ao mesmo tempo, o nosso partido vem agregando novas lideranças, consolidando assim, a nossa chapa de candidatos a vereador.
Desde 1988 Itabuna é administrada por dois políticos. Como pretende romper esse ciclo?
Sena - A população de Itabuna tem demonstrado insatisfação com a repetição dos mesmos nomes nas eleições para prefeito. As pesquisas apontam esses dados, o PCdoB apresenta o meu nome como candidato justamente para atender esse pleito do eleitorado. Além de ser um nome novo postulando o cargo de prefeito, apresentamos uma proposta diferente, atualizada, democrática e compromissada com a gestão pública, transparente e voltada para o atendimento das necessidades da nossa população.
terça-feira, 3 de julho de 2007
Revisão do Eleitorado do Município de Itabuna
Suspeitos querem celeridade no caso Valdenor
Guimarães, Itamar, Simão, Valete e Raimundo dizem que Jussari estar em clima de terror, e temem que algo pior aconteça na cidade
Sentindo-se já condenados perante a sociedade, por conta das divulgações que a mídia tem feito sobre o caso da morte do ex-prefeito de Jussari, Valdenor Cordeiro da Silva, 61 anos, estiveram na redação do Agora, quatro dos seis suspeitos apontados por uma testemunha à Polícia como os homens que foram vistos pulando o muro da casa do prefeito no dia em que ele foi encontrado morto em sua residência. O objetivo deles, dizem, é que a Justiça aja, para que assim possam provar a sua inocência. O grupo é formado pelo ex-vereador José Guimarães de Souza, juntamente com Itamar Monteiro, Simão Cavalcante Lucas e Raimundo Souza do Carmo, o Bem-te-vi.
Além desses quatro, ainda são apontados como suspeitos Josivaldo de Almeida Cabral, o Diego do Capeta, que também teria sido visto pela testemunha pulando o muro da casa de Valdenor, no dia 2 de janeiro de 2005 – dia em que ele foi encontrado morto em sua residência –, e um sexto homem, conhecido como Roni, que não está na região. Diego do Capeta está preso no Complexo Policial de Itabuna há cerca de um mês, por conta de um mandado de prisão temporária expedido pelo juiz, André Luís Santos Brito. “Queremos que a Justiça dê um fim a esse impasse, e aponte os verdadeiros culpados. Se é que há”, destaca José Guimarães. Leia mais em Agora-online
quinta-feira, 28 de junho de 2007
LUÍS SENA APRESENTA EMENDAS PARA MELHORAR A CIDADE DE ITABUNA
O vereador Luís Sena apresentou emendas modificativas ao Projeto de Lei que dispõe sobre o orçamento que será utilizado, no ano de 2008, pelo município de Itabuna. As emendas têm como objetivo beneficiar à comunidade itabunense, a partir da ampliação de obras e otimização de serviços prestados pela administração municipal.
Ele propõe ampliação dos serviços do PROCON (Defesa do Consumidor), serviços de infra-estrutura em vários bairros da cidade, construção de canais, revitalização de praças públicas e quadras poliesportivas. Essas são algumas prioridades das emendas, propostas pelo vereador, que espera sensibilidade e compromisso do senhor prefeito em relação a iniciativa do edil e a vontade da população em ver a cidade melhorada.
terça-feira, 26 de junho de 2007
Emenda 3 - Dia 4 tem mais luta
sábado, 23 de junho de 2007
Proposta de Programa Comum do Bloco de Esquerda
A esquerda põe suas idéias e seu bloco na rua
Para Renato Rabelo, presidente do PCdoB, o Bloco não deriva de arranjos pragmáticos, mas de uma necessidade objetiva. Já para o presidente do PSB, governador Eduardo Campos, atuar pela consolidação do Bloco é “cuidar do futuro do Brasil''. O ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, ressalta que a iniciativa é ''um exercício de inteligência e crescimento''. Numa alusão ao PT, todos explicitam que o Bloco não pretende excluir, isolar, tampouco hostilizar nenhuma outra força da base governista.
O Bloco é um filho promissor da última disputa à presidência da Câmara dos Deputados, confronto que alterou a conformação das forças políticas do país. Na esfera da base governista, como se recorda, a ala majoritária do PT decidiu privilegiar um pacto com o lado centro-direitista da aliança.
Ao fazer essa escolha, o PT desprezou a coesão da esquerda que jogara papel decisivo às vitórias de 2002 e 2006 e à governabilidade do primeiro mandato de Lula. Diga-se, sem querer alegar: esquerda que foi importante à própria sobrivência da legenda petista. Quando o “pau comeu”, quando a direita em conluio com a mídia golpeou severamente a legenda de Lula, o PCdoB e o PSB levantaram-se em defesa do PT.
Migrando para centro e alçando à proa da vasta coalizão o pacto PT-PMDB (leia-se neolulistas), um vazio se abriu no lado esquerdo do espectro político, em especial, na base governista.
Acontece que a esquerda entendida como idéias, ações, partidos, lideranças, entidades, movimentos, em prol do povo e do país é uma necessidade do processo político e histórico. Do chão dessas circunstâncias é que brotou o Bloco de Esquerda. O PT fez sua escolha, assim como o conjunto PCdoB, PSB, PDT, PRB, PMN, PHS fez a sua. LEIA MAIS
sexta-feira, 22 de junho de 2007
Onde estão as “lideranças” da região?
Insistimos mais uma vez. A cobrança de pedágio entre os municípios de Ilhéus e Itabuna terá repercussão em toda a região, encarecendo o nosso custo de vida, tendo em vista que em Ilhéus existe um porto e um aeroporto, além, de ser o balneário da região e a rodovia é utilizada diariamente por empresários, trabalhadores e estudantes, que com certeza ajudaram a eleger os omissos, aqueles “santinhos” que como eu tenho dito, se mau escolhidos nos infernizam por longos quatro anos.
E por falar em omissão, além de intransigência e autoritarismo, os professores da rede estadual estão em greve a mais de 40 dias, colocando já em risco o ano letivo, o que prejudicará a vida de milhares de estudantes. O governo do Estado que deveria ser um agente do diálogo e de relações civilizadas para com o funcionalismo, enveredou-se no caminho das ameaças e da criminalização do movimento sindical, é bom lembrar que o governador e seus assessores mais diretos são ex-diretores do Sindquímica e que tais atitudes são totalmente incoerentes e incompatíveis com o discurso de até ontem, mas nada disso tem valor, porque foi até ontem nas eleições.
Nossos professores e estudantes merecem respeito, pois sofreram amargamente durante o reinado de ACM e seus asseclas e têm direito a um tratamento digno. Mais uma vez inquirimos, onde estão as “lideranças” políticas da região e do estado que não intervem junto as partes em conflito para que se chegue a um acordo, com a conseqüente volta ás aulas?
Segunda-feira comércio funcionará a partir do meio dia
O acordo, fruto de negociações entre as partes representativas dos trabalhadores e das entidades patronais, significa uma compensação pela extensão do horário de funcionamento do Comércio no último dia 09/6, sábado anterior ao Dia dos Namorados, quando o horário foi ampliado para até às 18 horas.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna deseja a todos os comerciários um São João com muita paz e tranqüilidade.
Sindicato dos Comerciários de Itabuna
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Movimentos sociais protestam em Itabuna
Solidariedade
Os professores, todos vestidos de preto, aproveitaram para se manifestar contra a intransigência do governo estadual em não sentar para negociar com a categoria. A greve dos professores já dura 40 dias e em assembléia realizada esta semana, professores e professoras estaduais decidiram manter a greve iniciada em 8 de maio. O governo não apresentou nenhuma contraproposta, apenas ameaça cortar os pontos dos profissionais da educação. A categoria não aceita o corte de pontos anunciado pelo governo e afirma que se isto ocorrer não haverá reposição de aulas.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, também aproveitou a oportunidade para denunciar a atitude de alguns comerciantes de Itabuna que pretendem obrigar os comerciários a trabalharem até 18 horas no próximo dia 23 de junho, feriado de São João.
Ao chegar ao Posto, os manifestantes interditaram a rodovia por cerca de trinta minutos, quando os representantes das diversas entidades participantes manifestaram seu repúdio às privatizações da Emasa e da BR 415, além de se solidarizarem com a luta dos professores e comerciários.
GOVERNO FG - Ignorância ou esperteza?
Construir casas populares envolvendo recursos públicos oriundos de convênio com o governo federal sobre a pista do aeroporto de Itabuna se constitui, no mínimo, numa estupidez, principalmente quando se trata de patrimônio alheio.
Porém, algumas indagações nos levam a outro ponto de vista. Porque construir as casas sobre a pista do aeroporto se existe uma área vizinha que poderia ser utilizada?
Será que o alcaide quis economizar recursos destinados à terraplanagem da área? Se positiva a resposta, para onde foram parar os recursos destinados à preparação do terreno?
Há algo de podre no ar, pois não creio apenas se tratar de um ato de estupidez. Fernando não costuma dar ponto sem nó.
Certamente a ação que tramita na Justiça movida pelo Derba deve determinar que a pista seja restaurada. Resta saber quem vai arcar com o prejuízo, pois o material e a mão-de-obra utilizados para construir as casas terão que ser pagas por alguém.
Ao invés de se unir aos empresários e à sociedade de Itabuna no sentido que se mobilizem para exigir do governo estadual a reativação do aeroporto o prefeito faz uma besteira dessas.
Itabuna não merece tamanha estupidez na véspera da comemoração do seu centenário.
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Diga não à privatização da EMASA e das rodovias

A população de Itabuna está convocada a participar do protesto promovido por uma série de entidades contra a privatização da EMASA e das rodovias. Será uma grande passeata no próximo dia 21 de junho e é necessário que todos participem, demonstrando sua indignação contra o projeto do prefeito Fernando Gomes de vender a empresa de água e esgoto para empresários e a equivocada iniciativa do Governo do Estado em cobrar pedágio em algumas rodovias, dentre elas a Ilhéus/Itabuna. Não podemos permitir que isso aconteça, pois as principais conseqüências da privatização serão o aumento da tarifa e a queda na qualidade dos serviços, ou seja, graves prejuízos para toda a sociedade. Isso foi o que aconteceu em todos os lugares onde os serviços foram repassados para empresas privadas, que só visam o lucro. No caso da Emasa, o que a sociedade de Itabuna exige é que a Prefeitura promova os investimentos necessários para melhorar os serviços da empresa e que implante o controle social para que o povo possa fiscalizar a gestão. E no caso das rodovias, que o Governo do Estado faça a manutenção das mesmas.
Não queremos privatização. Vamos protestar. Participe você também.
MANIFESTAÇÃO
Dia 21/06/2007 – Concentração 9 horas, no Jardim do “Ó”
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Orlando Silva: PAN é uma oportunidade para o Brasil

O ministro chega a questionar o papel que alguns segmentos da imprensa brasileira estão cumprindo: “Te digo de antemão que há uma série de exageros na abordagem e na crítica que é feita por parte da imprensa, sobretudo da escrita. Eu observo uma visão um pouco parcial e unilateral, que desconsidera os legados gerados com a adequação dos jogos Pan-americanos”. CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA
domingo, 17 de junho de 2007
Prefeituras e câmaras protestam contra privatização da BR-415

Congresso do MST encerra por mudanças na política econômica

Para o movimento, mais do que a luta pela Reforma Agrária, o importante neste momento é reunir o conjunto das forças sociais na defesa de um outro modelo de desenvolvimento. ''Não é papel apenas do MST, mas do conjunto das organizações populares do Brasil'', afirmou Fátima Ribeiro, da direção nacional do MST, durante avaliação do encontro à imprensa. ''É maior que a luta pela Reforma Agrária'', completou Gilmar Mauro, também direção do MST.
LEIA MAIS
Unegro chama "Veja" de racista e defende cotas

quinta-feira, 14 de junho de 2007
PSDB mostra sua face autoritária
Quando parecia consenso entre os parlamentares e partidos sobre o financiamento público, a lista fechada e a fidelidade partidária, o PSDB “roeu a corda”, aliado a alguns deputados que estão “olhando para o umbigo”, forçaram o presidente da Câmara a adiar mais uma vez a votação da reforma política que deveria acontecer na quarta-feira (dia 13 de junho de 2007).
A bancada do PSDB liderou a resistência ao projeto, temendo que a lista partidária fortaleça os partidos mais orgânicos e estruturados. Seguindo os conselhos de FHC, os tucanos propuseram uma reforma restritiva, inclusive com a adoção do voto distrital.
É difícil entender a fragilidade do PSDB que governou a nação por dois mandatos consecutivos e não conseguiu se estruturar enquanto partido político.
É impossível inibir a ação de lobistas, que financiam campanhas em troca de emendas parlamentares, a exemplo do caso dos sanguessugas (ambulâncias superfaturadas), sem estabelecer o financiamento público como única fonte de recursos para a campanha. Por outro lado é impossível instituir o financiamento exclusivamente público sem adotar a lista fechada, na qual os eleitores votam no programa dos partidos e não em pessoas, pois seria inviável financiar a quantidade de candidatos a vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Seria uma verdadeira sangria nos cofres públicos.
O financiamento público, voto na lista e fidelidade partidária é o mínimo que o congresso nacional pode fazer para que as práticas de fato sejam mudadas e que o parlamento resgate a imagem de legítimos representantes do povo.
Wenceslau Augusto dos Santos Junior
Vereador PCdoB Itabuna
Professor do Curso de Direito da UESB
Advogado
PCdoB DEFINE PLANO “SENA PREFEITO 2008”
Participaram do encontro representantes de setores estratégicos, lideranças, além de quadros do Partido Comunista. A principal meta é fortalecer o nome de Sena como alternativa para administrar Itabuna no próximo mandato, pois a população da cidade tem demonstrado insatisfação com a repetição de candidatos nas últimas eleições.
Segundo Sena, é preciso que seja elaborado um plano qualitativo de gestão política para Itabuna, principalmente, porque o próximo prefeito administrará a cidade no período do centenário.
Polêmica sobre lista partidára adia votação da reforma política
Surpreendido pela resistência do plenário à proposta do voto em lista fechada para deputados e vereadores, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), adiou para a próxima terça-feira a votação do projeto de reforma política que estava prevista para a noite dessa quarta-feira.
A posição contrária do PSDB, definida no início da tarde, e uma forte dissidência no PT desequilibraram as forças no plenário, que estava praticamente dividido ao meio quanto à polêmica proposta. LEIA MAIS
segunda-feira, 11 de junho de 2007
A amplitude da luta contra a privatização das rodovias
Jorge Barbosa de Jesus – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
MOVIMENTO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS BAIANAS
Cuidado com os bancos
Camacan poderá ter novamente agência da Caixa

Ministério vai regulamentar trabalho aos domingos

Após três anos de negociação, representantes dos trabalhadores e empregadores entraram em consenso quanto à regulamentação do trabalho aos domingos no comércio. Os representantes se reuniram, ontem, por cinco horas e meia, no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE -, e firmaram a proporção de dois domingos de trabalho por um domingo de folga. A abertura do comércio nos feriados e as condições de trabalho devem ser definidas por meio de convenção coletiva.
Com o novo acordo, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, consultará o departamento jurídico do MTE para a possibilidade do acordo ser publicado por meio de Portaria Ministerial, ao invés de Medida Provisória para adiantar a implementação das decisões.
Atualmente, a Lei Federal 10.101, de 19 de dezembro de 2000, estabelece o trabalho de três domingos por um dia de folga a escolha do empregador. O trabalho em dias de feriado é proibido e a abertura do comércio aos domingos é definida por lei municipal.
Deputado quer qualificar relações de estágio

domingo, 10 de junho de 2007
Saúde usou R$ 2 milhões em contratos suspeitos
Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste