quarta-feira, 22 de agosto de 2007

PCdoB de Itabuna realiza curso de formação de quadros

Dando prosseguimento ao esforço partidário de investir intensivamente na formação política dos seus quadros e militantes, o Comitê Municipal do PCdoB, através da Secretária de Formação, capitaneada pelo poeta e filósofo Valter Moraes, realiza nos dias 25 e 26 de agosto, mais uma etapa do Curso de Formação de Quadros.
Os participantes devem chegar a Câmara de Vereadores de Itabuna às 7:50, pois as atividades serão iniciadas às 8 horas, com a aula sobre Socialismo, ministrada por Rosivaldo Pinheiro e pelo professor José Campos.

No sábado à tarde a aula é de Estratégia e Tática, com Márcia Rosely e Ramon Cardoso, e no domingo sobre Partido, com Valter Moraes e Wenceslau Junior. Nos dias 15 e 16 de setembro esse curso acontece em Itamarajú, no extremo-sul do estado.

CBV - Outro projeto que vem sendo implementado com muito êxito pelo PCdoB é o Curso Básico em Vídeo, carro-chefe da Secretária de Formação que tem servido para apresentar o pensamento marxista (principalmente) aos novos filiados. Em Itabuna, todas as áreas de atuação partidária já participaram do curso, que é repetido conforme as novas demandas.

Muitas cidades da região sul também têm participado dessa diligência da formação e, segundo Valter Moraes “a nossa meta é levar o Curso de Quadros e o CBV para todas as cidades onde exista organização partidária”. As cidades de Itajuípe (26/08), Coaraci (02/09), Uma (02/09) e Ubatã (09/09) já agendaram seus cursos.

CMS pauta unidade no Plebiscito da Vale do Rio do Doce

Em reunião na sede nacional da CUT, nesta terça-feira (21), várias entidades da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) definiram os preparativos para o plebiscito popular pela anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce. A principal orientação é pela unidade e mobilização na construção do plebiscito com uma pergunta e a decisão de a sede nacional da CUT ser a central de recolhimento dos resultados e votos colhidos pela rede da CMS. LEI MAIS NO VERMELHO

Resolução do PCdoB: Todo apoio à mobilização dos classistas

A CPN, com base na resolução anterior do Comitê Central, de apoio à proposta da CSC, no sentido de conclamar por uma organização de uma central sindical classista dos trabalhadores brasileiros, considera que:

1. A realização do Encontro Nacional da Corrente Sindical Classista (CSC), convocado para setembro próximo (28 a 30), é centro de grande convergência e atenções da perspectiva sindical progressista brasileira, deve merecer atenção especial do coletivo partidário, particularmente das direções partidárias estaduais, no sentido de prover firme apoio à iniciativa da CSC, na medida em que o evento convocado aponta a preparação e organização de um Congresso Nacional Sindical de Trabalhadores.

2. Nesse Encontro Nacional, conforme assinala a Direção Nacional da CSC, estará em pauta uma agenda intensa de discussão sobre as reivindicações, as bandeiras de mobilização e luta, e a organização das forças de combate do sindicalismo brasileiro, diante da evolução da situação política do país, e dos avanços progressistas conquistados na América Latina.

3. Além disso, consideramos que todo esse amplo processo de preparação organizativa e política – um enorme desafio –, da corrente avançada do sindicalismo classista e democrático, junto a outras vertentes sindicais de nosso país, se inscreve nos marcos da luta por um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, garantidor da soberania, da ampla democracia e da efetiva valorização do trabalho.

Brasília, 18 de agosto de 2007
A Comissão Política Nacional do PCdoB

A tal “imprensa livre” - Reflexões a cerca das manipulações da mídia

*Jorge Barbosa de Jesus

No dia 15 de agosto, do ano em curso, em Brasília foi realizada uma grande manifestação convocada pela Central Única dos Trabalhadores, com a participação da União Nacional dos Estudantes, reunindo de 10 a 20 mil pessoas (as estimativas sempre variam), onde caravanas de quase todos os Estados fizeram-se presentes.

O objetivo do ato foi a defesa de uma agenda positiva aos interesses dos trabalhadores, tendo como pauta de mobilização: a manutenção do veto presidencial à Emenda 3; direito irrestrito de greve e contra o interdito proibitório; garantia de negociação coletiva no serviço público e direito total à organização dos trabalhadores; previdência pública universal com ampliação dos direitos; redução da jornada de trabalho, aumento real de salário; reforma agrária e incentivos à agricultura familiar; redução dos juros e do superávit primário; fim do fator previdenciário; valorização da educação pública; recuperação das perdas das aposentadorias; ratificação da convenção 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, que veda a dispensa arbitrária por parte do empregador, entre outras.

Porém, como não interessa ao empresariado da divulgação de tais bandeiras de lutas, muito pelo contrário, a grande imprensa em consonância com os interesses do capital preferiu não noticiar, quando muito citava o ocorrido de maneira ínfima, demonstrando um total desprezo, como fez a Folha de São Paulo dedicando uma foto e duas linhas na sexta página da edição do dia 16, a Globo em poucos segundos disse apenas que a manifestação reunião apenas 6 mil pessoas. Contudo, ainda assim foram exceções, a maior parte dos veículos de imprensa, incluindo o jornal A Tarde preferiu desconhecer o fato.

Cabe a reflexão, o aguçamento do espírito crítico. E se fosse uma atividade em oposição aberta ao governo Lula? A turma elitista e ridícula do “Cansei” reuniu apenas 2 mil pessoas na praça da Sé em São Paulo, mas a repercussão dada pela imprensa foi monstruosa.
Precisamos questionar os valores e até onde vai a cobertura da verdade factual e política dada pela imprensa burguesa. É através de tais investigações que damos razão a Hugo Chaves, quando de maneira corajosa não renovou a concessão da RCTV na Venezuela.
A verdade dói, penetra como um punhal afiado nas nossas consciências a colocar nossos valores à aprova.

*Jorge Barbosa de Jesus – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e funcionário da Caixa Econômica Federal

terça-feira, 21 de agosto de 2007

PCdoB assume prefeitura em Ubatã/BA

O vice-prefeito de Ubatã, Agilson Santos Muniz (PCdoB), assumiu, nesta segunda (20/8), às 19h, a prefeitura após o Ministério Público, solicitar o afastamento do prefeito Adailton Ramos Magalhães (PSC), durante 90 dias, por improbidade administrativa

A posse aconteceu na Câmara Municipal de Ubatã, onde cerca de 500 pessoas estiveram presentes. Insatisfeitos com a atuação do prefeito afastado, vários líderes locais foram manifestar apoio ao prefeito em exercício, Agilson Muniz.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, o prefeito Adailton Magalhães é acusado de comprar material de consumo, gráfico e hospitalar, além de contratar diversos serviços para a prefeitura de Ubatã sem licitação pública. Adailton Magalhãesjá havia sido preso preventivamente em junho deste ano, mas foi liberado após conseguir um habeas corpus.

Para o novo prefeito o que está acontecendo em Ubatã não é nada mais do que a indignação tomando conta da população. “Estou contente e satisfeito, pois o povo quis assim”, disse Agilson.

Na mesma noite da posse, Agilson Muniz se reuniu com assessores para definir uma agenda de trabalho para os próximos dias. Ele pretende fazer um levantamento completo das contas da prefeitura e levar ao conhecimento da população, garantido transparência das finanças públicas.

Estiveram presentes à posse vereadores e líderes sindicais e populares da região, entre os quais o vereador do Itabuna, Luís Sena (PCdoB) e o coordenador da comissão regional de Organização e presidente do PCdoB em Itabuna, Ramon dos Santos.

Sena exige explicações do prefeito

Na sessão das Comissões Técnicas, ocorrida nesta segunda-feira, 20, o vereador Luís Sena cobrou do líder do governo, Milton Gramacho, a confirmação da vinda do prefeito de Itabuna à Câmara de Vereadores para explicar as razões da sua insistência em privatizar a Emasa, mesmo tendo o governo federal disponibilizado verba para os serviços de água.

A princípio, os vereadores da oposição requereram a convocação do prefeito, mas, atendendo a um acordo com o líder do governo, transformou-se em convite com o adendo do vereador Sena de que o prefeito deveria cumprir o convite antes do dia 23, data prevista para a realização da Audiência Pública, proposta pelo executivo, para discutir a concessão dos serviços de água e saneamento de Itabuna.


A idéia do líder do governo de receber o vice prefeito como representante do executivo foi refutada pela bancada de oposição que, também, chama atenção para o fato do prefeito se esquivar em comparecer à Câmara para explicar a continuidade dessa postura imoral, irresponsável e contrária aos interesses da população itabunense.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Vídeos mostram fracasso do ato do Cansei em SP

Vídeos postados no Youtube por Luíza Azenha, mostram imagens do ato do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, o ''Cansei'' na Praça da Sé nesta sexta-feira (17). As imagens revelam a falta de povo na manifestação e sugerem mais gente em cima do palanque do que chão.

Em um dos vídeos, enquanto o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, se esforça para tentar dizer que o movimento é apartidário, flagra-se um enorme cartaz, exposto em frente ao palco, com os dizeres: ''Cansei do Lula''.

Em outro vídeo, apoiadores do Cansei são entrevistados sobre as declarações de Paulo Zottolo, Presidente da Philips no Brasil e um patrocinadores do movimento, sobre o Piauí.

Ao mostrar o jornal Folha de S.P aos apoiadores, com a declaração de Zottolo ao Valor Econômico, ''Não se pode achar que o país é um Piauí, no sentido de tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado'', os apoiadores tergiversam e evocam Lulu Santos para atacar o presidente Lula.

Veja os vídeos:

D'Urso se esforça para dizer que o movimento é apartidário

Mais gente no palanque do que no chão

Apoiadores evocam Lulu Santos para atacar Lula

domingo, 19 de agosto de 2007

''Turbulência financeira é expressão da crise do imperialismo'', diz Rabelo


Reunida nesta sexta-feira (17), a Comissão Política Nacional do PCdoB analisou atentamente a grave crise financeira que abala os EUA há mais de uma semana e que contagiou a economia mundial. Conforme argumentou Renato Rabelo, presidente do partido, “apesar da maioria dos analistas do mercado afirmar que a crise é limitada, um simples ‘ajuste de preços’, tudo indica que ela é de grandes proporções. Atesta a hipertrofia e o parasitismo do sistema financeiro, que atinge inevitavelmente o que se chama de economia real, e revela, no fundo, uma crise do sistema capitalista. Ela não é simplesmente conjuntural”. Leia mais em VERMELHO

PCdoB cresce em Buerarema

Aconteceu dia 18 de agosto, último sábado, uma GRANDE REUNIÃO EM BUERAREMA com dezenas de pré-candidatos a Câmara de Vereadores e dirigentes partidários. Além do PCdoB, participaram PT, PSB, PV, PDT, PR, entre outros. A reunião foi coordenada pelo dirigente do PR Astor e Dr. Mardes Almeida e teve como convidados Ramon Cardoso, presidente do PCdoB em Itabuna e Leonício Guimarães, advogado e secretário de organização do PCdoB, também de Itabuna. Leia mais no Blog RAMON CARDOSO de Itabuna

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste