sábado, 22 de setembro de 2007

Itabunense é o representante do Território Litoral Sul no Conselho Estadual das Cidades


Aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro, no Centro de Convenções, em Salvador, a 3ª Conferência Estadual das Cidades. A Conferência Estadual é etapa preparatória da Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 25 a 29 de novembro próximo, sob a coordenação do Ministério das Cidades.
O evento contou com a participação do Governador Jaques Wagner, do Ministro das Cidades Márcio Fontes, do Prefeito de Salvador João Henrique e do Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia Afonso Florense.

Entre os temas em pauta no encontro estadual, destacaram-se a construção coletiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, que pretende articular municípios, estados e federação para viabilizar o planejamento, o financiamento e a gestão das políticas urbanas de forma eficiente e participativa. Os participantes da conferência assistiram palestras, participaram de debates e, no final de cada jornada, se reuniram em plenárias para votar e eleger as ações e diretrizes.
O evento reuniu 1.200 delegados dos 26 territórios de identidade do estado, incluindo representantes dos poderes públicos e aqueles eleitos durante as etapas municipais.

Também na oportunidade foram eleitos os membros do Conselho Estadual das Cidades. O presidente da UABI-União das Associações de Bairros de Itabuna, Edson Gomes, mais conhecido como Pule, foi eleito para o Conselho Estadual das Cidades para representar do Território Litoral Sul, e para Conferência Nacional, foi eleito Domingos Alves de Andrade, atual Presidente da Associação de Moradores do Novo Fonseca e também membro da UABI.

Sena defende a CEPLAC

O vereador Luís Sena é um dos participantes da luta em defesa da CEPLAC. Para ele, o órgão possui papel importantíssimo e estratégico no desenvolvimento da região cacaueira.

Sena repudia qualquer possibilidade de extinção da CEPLAC. “A declaração, do ministro da agricultura, acerca da possível desativação do órgão e incorporação de suas atividades de pesquisa e extensão à EMBRAPA foi infeliz. A CEPLAC é essencial aos planos de revitalização da nossa região, cumprindo políticas públicas e aplicando o acúmulo de conhecimento e de experiência, através das suas principais atribuições de pesquisa e extensão. Defendemos a manutenção da CEPLAC e exigimos o seu projeto de institucionalização, não só como uma luta corporativa ou regionalista, mas por entender que este instrumento, que tanto serviu de forma estratégica para desenvolver uma lavoura e, conseqüentemente, um produto divulgador da nossa economia terá, com certeza, um papel importante no processo de diversificação da nossa economia.

Para tanto, Sena propõe uma ampla mobilização envolvendo parlamentares de todos os partidos, funcionários e pesquisadores da CEPLAC, produtores rurais e representações de entidades da sociedade organizada no intuito de criar este forum de debate capaz de exigir do governo federal a institucionalização e um plano de atuação desse importante instrumento. Já existe uma articulação para ser realizada uma Sessão Especial, na Assembléia Legislativa do estado da Bahia, com a participação da comissão estadual e o secretário de agricultura e também, através dos deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, uma Audiência Pública com a comissão de agricultura da Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Tribunal de Justiça da Bahia cassa Fernando Gomes


O Tribunal de Justiça da Bahia cassou a liminar que mantinha Fernando Gomes no cargo de prefeito desde o ano passado, quando foi afastado por improbidade administrativa.

A cassação refere-se à uma denúncia de superfaturamento na contratação da banda de pagode baiano Terra Samba, que se apresentou no “Carnaveillon” de 1999/2000 pela “bagatela” de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais). A elegação de FG é que a banda havia “explodido”. Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Itabuna, o vereador Wenceslau Junior afirmou que “o que explodiu foi o superfaturamento e a falta de vergonha do prefeito”, ao lembrar que um ano após aquela apresentação, a Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo, então administrada pelo PCdoB, contratou a mesma banda por R$ 25.000 (vinte e cinco mil reais).

Agora a Câmara de Vereadores aguarda uma Carta de Ordem do Tribunal de Justiça da Bahia, para dar posse ao vice-prefeito, José Nílton Azevedo. O vereador Luís Sena fez uma chamamento para que os vereadores e a sociedade civil organizada ficassem atentos, pois a qualquer momento a Carta de Ordem pode chegar.

Caso Azevedo não compareça a posse, o presidente da Câmara, Edson Dantas ocupará o cargo de prefeito de Itabuna. Uma comissão de vereadores e assessores jurídicos desembarca amanhã em Salvador para acompanhar o processo.

Frankvaldo se filia ao PCdoB


O radialista Frankvaldo Lima filiou-se esta manhã ao Partido Comunista do Brasil. O ato de filiação aconteceu na sede do PCdoB e contou com a participação de toda a Executiva comunista, que deu as boas vindas ao novo militante. A ficha do mais novo filiado foi abonada pelo presidente do Partido Ramon Cardoso, pelo vereador e membro da Comissão Política Estadual Wenceslau Junior e pelo vereador e pré-candidato a prefeito Luís Sena, numa demonstração de prestígio.

Frankvaldo é presidente do Sindicato dos Radialistas e tem um trabalho social reconhecido pela sociedade itabunense, que o credencia a ser candidato a vereador pelo PCdoB. Sua vinda fortalece a chapa de vereadores e reflete o crescimento do Partido em Itabuna.

Seja bem vindo, camarada!

A MÍDIA TOMOU PARTIDO NA ELEIÇÃO - Entrevista com o professor da UNB Vinício de Lima

O professor Vinício de Lima, que organizou o livro “A Mídia nas Eleições 2006”, editado pela Fundação Perseu Abramo, deu uma entrevista ao Congresso em Foco sobre o que diz livro e como a mídia tomou partido contra o Presidente Lula, na eleição de 2006. Vinício de Lima também participará do painel “A Democratização da Mídia no Brasil”, no Seminário Estadual de Comunicação do PCdoB, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Leia a integra da entrevista:

A GRANDE MÍDIA NA BERLINDA
A pluralidade da internet e o surgimento de novas lideranças sociais foram decisivas no resultado da eleição em 2006, diz pesquisador

Por Edson Sardinha

Objeto de intensos debates entre os próprios eleitores, a cobertura jornalística da campanha eleitoral de 2006 será lembrada pelo forte desequilíbrio, pela hostilidade ao candidato Lula, pelo descolamento entre a opinião dominante na grande imprensa e a da maioria do eleitorado.

Numa cobertura em que a parcialidade da grande mídia virou notícia, a pluralidade de informações encontrada na internet, aliada ao crescimento da influência de lideranças do movimento social, foi fundamental para a reeleição do presidente Lula e para pôr em xeque a credibilidade dos grandes veículos de comunicação.

Essas são algumas das principais conclusões do livro A mídia nas eleições de 2006, lançado semana passada pela Fundação Perseu Abramo, em Brasília, e coordenado pelo pesquisador Venício A. de Lima, do Núcleo de Estudos e Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB).

Dividido em 11 capítulos, o livro busca responder a três questões básicas: como foi a cobertura jornalística das eleições, qual foi o papel da mídia no processo eleitoral e o que é necessário para aprimorar o funcionamento dela na democracia brasileira. “Com toda certeza, a gente pode afirmar, pela avaliação desse desequilíbrio da cobertura, que o candidato que ganhou não era o candidato preferido pela grande mídia. Então, nesse sentido, ela foi derrotada, sim”, afirma Venício, nesta entrevista ao Congresso em Foco.
O desequilíbrio da cobertura em favor do candidato tucano Geraldo Alckmin, diz Venício, é apontado por levantamentos realizados por três instituições independentes de pesquisa: o Observatório Brasileiro de Mídia (OBM/MWG-Brasil), capítulo brasileiro do Media Watch Global; o Doxa, Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), e o Centro de Altos Estudos em Publicidade e Marketing (CAEPM), da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).

“Segundo o relatório do Doxa, nas eleições de 2006 o desequilíbrio foi tão maior que é muito difícil não identificar na cobertura um viés partidário. Você não pode nem dizer que ele foi desequilibrado. O Doxa vai mais longe e diz que foi partidário. Então talvez essa tenha sido uma novidade”, diz Venício.

Novos mediadores
Mas por que, apesar desse cenário negativo, Lula se reelegeu? Na avaliação de Venício, a crescente organização da sociedade civil tem favorecido o surgimento de novos mediadores e diminuído o poder de influência direta da grande mídia numa velocidade muito maior do que a própria imprensa é capaz de identificar.

“Mesmo que a maioria do eleitorado não tenha acesso direto à internet, ela passa a ter um acesso indireto, que é mediado por esses novos formadores de opinião que não são aqueles da mídia tradicional. É gente que tem acesso a uma pluralidade maior de informação que a internet oferece e que a mídia tradicional, por sua vez, não”, observa o pesquisador.

Para Venício, a grande mídia reproduz preconceitos e ainda ignora a capacidade dos brasileiros que não integram a “elite” de fazer “algum julgamento racional inteligente”. “Para essa elite, a mídia impressa continua sendo o que sempre foi. Só que essa mídia impressa, que tem uma circulação reduzida, se afastou muito do conjunto da população”, afirma.

No livro, além das reflexões de Venício, estão reunidos artigos de outros 15 jornalistas e analistas políticos, acadêmicos ou não, como Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim, Bernardo Kucinski, Marcos Coimbra, Renato Rovai e Antonio Albino Canelas Rubim, entre outros.

Em que pese a editora ser de uma fundação criada pelo PT, o coordenador do livro descarta qualquer viés partidário no conteúdo da obra. “Eu tive uma preocupação muito grande em tentar fazer um livro sério, que não pudesse ser acusado de ser um livro partidário”, afirma, ressaltando que entre os autores da obra há, inclusive, profissionais que prestam serviços para o PSDB.

Venício A. de Lima é um dos principais estudiosos da relação entre política e mídia no Brasil. Em 2005, levantamento feito pelo pesquisador – e reproduzido por este site – revelou que 51 dos 513 deputados eram diretamente concessionários de rádio e TV, prática proibida pela Constituição. O documento resultou na abertura de um procedimento pela Procuradoria Geral da República (leia mais).

Mestre, doutor e pós-doutor em Comunicações pela Universidade de Illinois (EUA) e pós-doutor pela Universidade de Miami-Ohio, é sociólogo, jornalista e publicitário.
Veja, a seguir, a entrevista dada por ele ao Congresso em Foco.

Congresso em Foco – Como surgiu o livro A mídia nas eleições de 2006? O que o senhor, como organizador, pretendeu com ele?
Venício A. de Lima – O livro foi uma iniciativa da editora (Fundação Perseu Abramo), que me convidou para fazer uma proposta. Eu fiz uma proposta, discuti com a editora, ela aceitou. Então nós partimos para convidar as pessoas que eu achei que poderiam contribuir. A minha proposta foi de um livro que fosse, ao mesmo tempo, uma análise da relação da mídia com as eleições de 2006 e que também fosse um documento sobre as eleições. De tal forma que, se daqui a alguns anos, alguém quiser saber o resultado das eleições e os documentos da relação da mídia com o processo eleitoral, possa recorrer a ele.

A que perguntas o livro tenta responder?
O plano do livro foi responder a três questões básicas: como é que foi a cobertura da imprensa da campanha eleitoral, qual foi o papel da mídia nas eleições e de que forma essa relação entre mídia e eleições pode ser aperfeiçoada na democracia brasileira. E além das respostas a essas três questões, tem um anexo com as três principais reportagens de capa da Carta Capital que saíram imediatamente depois do primeiro turno das eleições e tem a resposta que o diretor-executivo de Jornalismo da Rede Globo deu à primeira dessas matérias. Tem também a carta do jornalista Rodrigo Vianna, que foi demitido da Rede Globo. Nós queríamos publicar a resposta do diretor de Jornalismo da Globo em São Paulo a essa carta, mas ele não autorizou. Então nós damos a indicação de onde essa carta pode ser encontrada na internet. É um comunicado à imprensa, na verdade. E tem também uma compilação feita diretamente dos dados do TSE dos resultados da eleição para os dois principais candidatos, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, estado por estado. Então são, na verdade, 11 capítulos, cinco anexos, além de uma grande introdução geral que eu mesmo fiz que busca fazer uma espécie de resumo dos pontos principais dos capítulos do livro.

Em relação às perguntas que o livro pretende responder, vamos por tópicos. A primeira: como foi a cobertura jornalística das eleições? A que resposta foi possível chegar?
Nós solicitamos estudos a três instituições diferentes – o capítulo brasileiro do Media Watch Global, que é o Observatório Brasileiro de Mídia, o instituto Doxa que é ligado ao Iuperj, da Faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, e o Centro de Altos Estudos em Publicidade e Marketing (CAEPM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) – que fizeram um acompanhamento sistemático da cobertura da mídia durante as eleições. Esse instituto da ESPM fez um estudo pioneiro dos sites de relacionamento na internet. Já o OBM e o Doxa fizeram o acompanhamento da mídia impressa. O OBM fez dos cinco principais jornais de referência nacional e das quatro revistas. O Doxa, dos principais jornais. Tem a diferença de um jornal cujos resultados não estão nesse relatório, que, salvo engano, é o Jornal do Brasil. Mas, nessa primeira parte, a conclusão dos estudos que fizeram análise da mídia é que a cobertura foi, de maneira muito clara, desequilibrada a favor de um dos candidatos.

A favor de quem?
A gente tem lá longos relatórios de pesquisa que não podem ser contestados do ponto de vista da sua seriedade e da validade da metodologia com a qual eles foram elaborados. Ficou muito claro que, na sua maioria, a mídia impressa cobriu de forma desequilibrada as eleições e que, com exceção da revista Carta Capital, esse desequilíbrio favoreceu o candidato do PSDB.

Mas esse desequilíbrio não pode ser atribuído ao calor da crise do mensalão em 2005?
Pode, mesmo porque a cobertura da crise também foi desequilibrada. Embora, em imensa parte do livro, esses relatórios não façam essa conexão. Mas, nos artigos da segunda parte, pelo menos dois textos fazem claramente essa conexão.

A que se deve esse desequilíbrio? A uma deliberação dos próprios veículos de comunicação? As pesquisas constataram o desequilíbrio. A que atribuir isso?
As pesquisas não estavam em busca dessa resposta. Porque a pesquisa é uma observação factual de acordo com determinados critérios metodológicos. Não tem como atribuir por que isso aconteceu. Na segunda parte, que é mais analítica e não tem o compromisso da pesquisa, por exemplo, tem um artigo escrito pelo Bernardo Kucinski em que ele levanta hipóteses sobre o que ele chama de antilulismo, que prevaleceu entre os jornalistas, por exemplo. Ele constata que entre os jornalistas mais jovens foi desenvolvendo-se um antilulismo que tem componente, inclusive, o preconceito de classe. Aí já é uma coisa mais de interpretação analítica que corre pela responsabilidade de cada um dos analistas. Mas os institutos só constataram o desequilíbrio. Eles não têm, na verdade, como avançar na explicação da razão desse desequilíbrio.

É possível identificar quando esse desequilíbrio se tornou mais evidente?
Depende. Por exemplo, há momentos em que a relação de colunas favoráveis a um dos candidatos chegou a quatro por um, segundo o Observatório da Mídia. O pico de cobertura negativa em relação a um candidato e positiva em relação a outro coincide com a divulgação do dinheiro que teria sido usado para comprar aquele suposto dossiê que foi revelado por um delegado da Polícia Federal.

As matérias negativas tiveram alguma influência no fato de a eleição ter ido para o segundo turno? É possível averiguar isso ou não?
Um dos capítulos mais interessantes do livro é um artigo do Marcos Coimbra, do Vox Populi, que tem inclusive um título provocativo que é “A mídia teve algum papel durante o processo eleitoral de 2006?”. É um artigo longo que, inclusive, tem uma fundamentação teórica muito interessante, apesar da conclusão do artigo ser de que, de um modo geral, a importância da mídia nos resultados tenha sido pequena. O momento em que, segundo o artigo, não há nenhuma dúvida de que houve interferência direta da cobertura da mídia foi na semana que antecedeu à realização do primeiro turno. Ele mostra isso com base no acompanhamento feito pelo Vox Populi.

E o que teve de novo na cobertura das eleições do ano passado? Teve alguma novidade na forma como a mídia cobriu o processo?
Para responder a essa pergunta, eu precisaria ter estudos, com os mesmos dados, em relação às eleições anteriores. O relatório do instituto Doxa faz uma comparação entre a cobertura de 2002 e a cobertura de 2006. Segundo o relatório do Doxa, nas eleições de 2006 o desequilíbrio foi tão maior que é muito difícil não identificar na cobertura um viés partidário. Você não pode nem dizer que ele foi desequilibrado. O Doxa vai mais longe e diz que foi partidário. Então talvez essa tenha sido uma novidade.

Mas também não há, no caso, nenhuma indicação das razões disso?
Uma pesquisa que fale no porquê estará olhando para uma bola de cristal. Só se perguntasse aos jornalistas por que eles deram uma inflexão. Isso não existe. O que você pode fazer é levantar hipóteses em artigos de análise. E é o que a segunda parte do livro faz. Mas lá nos relatórios de pesquisa isso não aparece. O objetivo da pesquisa era ver como foi a cobertura.

O senhor arrisca alguma hipótese?
Não, não arrisco.
O senhor acredita que os sites e os blogs, de maneira em geral, tiveram um papel importante nesse processo também?
Essa pesquisa da ESPM trabalhou, sobretudo, com o Orkut. E no Orkut, que é o maior site de relacionamento que há no Brasil, a constatação da pesquisa foi de que havia mais sites favoráveis ao candidato do PSDB do que ao candidato do PT. A pesquisa da ESPM, que trabalhou com os principais blogs no período eleitoral, constatou que, no caso brasileiro, eles estavam associados aos grandes grupos de mídia. Na segunda parte do livro tem um artigo muito interessante do Sérgio Amadeu, que é um professor da Cásper Líbero e que já foi do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Ele avança numa hipótese muito interessante sobre a importância da internet nessas eleições que tem a ver com a perda relativa de importância dos formadores de opinião tradicionais. O artigo é muito interessante e parte mais ou menos da constatação de que houve um claro descolamento da opinião da maioria dos articulistas da mídia impressa tradicional em relação à maioria dos eleitores, o que se mostrou inclusive no resultado das eleições.
E uma coisa interessante é que esses considerados formadores de opinião tradicionais foram sendo substituídos por uma liderança que emerge da organização da sociedade, numa velocidade muito maior que a própria mídia tradicional admite. E essa nova liderança é ligada diretamente aos movimentos sociais. Ela, sim, tem acesso à internet e, portanto, passa a ter um acesso a uma diversidade e pluralidade de opiniões que a mídia tradicional não oferece. Um dos problemas da influência da internet nos resultados eleitorais é a questão da exclusão digital, que ainda é muito grande no Brasil. Mesmo que a maioria do eleitorado não tenha acesso direto à internet, ela passa a ter um acesso indireto, que é mediado por esses novos formadores de opinião que não são aqueles da mídia tradicional. É gente que tem acesso a uma pluralidade maior de informação que a internet oferece e que a mídia tradicional, por sua vez, não. Isso está explicado, inclusive de uma forma melhor, na introdução que eu fiz.

De alguma forma a credibilidade da grande mídia ficou em xeque nas eleições de 2006?
Sem dúvida nenhuma. Eu acho que isso permeia vários artigos. Gosto muito de uma observação do Bernardo Kucinski: ele fala que na nossa mídia impressa a elite é a fonte, a protagonista e a leitora das notícias. Então, para essa elite, a mídia impressa continua sendo o que sempre foi. Só que essa mídia impressa, que tem uma circulação reduzida, se afastou muito do conjunto da população. E eu acho, aliás, pensando no que está acontecendo até agora, a grande mídia impressa continua distante do conjunto da população.

Como assim? Seria o “exagero”, apontado pelo presidente Lula, no noticiário negativo em relação ao país?
Não acho que é só por causa disso, não. É uma posição de certo elitismo, de distanciamento, de não reconhecimento da massa da população como capaz de fazer algum julgamento racional inteligente. Essa posição que eu acabei de expressar aqui esteve muito presente na campanha eleitoral, na interpretação dos resultados das pesquisas. Ela acompanha grande parte das análises que continuam atribuindo índices favoráveis ao governo, ao presidente Lula, o que é uma desqualificação da capacidade da maioria da população. Isso é absolutamente freqüente. É mais por aí, um distanciamento mesmo desse elitismo da nossa mídia impressa, num país de extremas desigualdades sociais, econômicas e educacionais. Essa mídia impressa fala para muito pouca gente.
Nesse caso, aproveitando até a última pergunta respondida pelo livro: o que é necessário para aprimorar o funcionamento da mídia na democracia brasileira?
Tem um artigo, talvez o mais acadêmico do livro, escrito por um colega nossa aqui da UnB, o Luis Felipe Miguel. Ele faz uma análise comparada muito interessante dos modelos de organização da mídia que já existiam historicamente e uma série de recomendações com relação a mecanismos legais de controle. Por exemplo, de concentração da propriedade no sentido de garantir os princípios que a doutrina da democracia liberal defende para mídia nas democracias, como a pluralidade e a diversidade. Só que ele faz uma análise um pouco mais teórica e histórica desses diferentes modelos e vai por esse caminho.

Mas, a médio prazo, é possível falar em um modelo em que seja possível avançar nessa relação entre mídia e processo eleitoral para que haja um equilíbrio?
O livro não tem uma solução mágica para isso. Uma preocupação minha desde o princípio foi de que o livro não ficasse apenas numa crítica. Que o livro tivesse também um lado propositivo. O livro não faz proposta de legislação, nem uma análise dos desequilíbrios históricos que são característicos do sistema brasileiro de radiodifusão. O que o livro faz é avaliar as alternativas de organização dos sistemas de mídia, em como um sistema de mídia numa democracia rigorosa deve funcionar. E aí recomenda medidas no sentido de garantir esses princípios da pluralidade, da diversidade e do localismo.

A mídia, de alguma forma, foi derrotada nesse processo eleitoral?
Vários autores disseram que sim. Tem um artigo muito interessante do Luís Nassif que fala isso, tem um artigo do Renato Rovai que fala isso. Com toda certeza, a gente pode afirmar, pela avaliação desse desequilíbrio da cobertura, que o candidato que ganhou não era o candidato preferido pela grande mídia. Então nesse sentido ela foi derrotada sim.

O senhor, como pesquisador, percebeu alguma mudança neste primeiro semestre na relação da grande imprensa com o presidente Lula?
Não. Absolutamente, não. Não percebo nenhuma mudança. Aliás, não tenho nenhuma expectativa pessoal, aqui eu falo como uma pessoa que observa a mídia há muitos anos, não como organizador do livro. Eu acho meio complicada essa relação que se estabeleceu entre a grande mídia e o governo Lula. Creio que ela vai continuar até o fim. Eu não vejo muita saída. Eu deposito uma esperança muito grande, espero não me frustrar, com o início de funcionamento da TV pública. Além de cumprir um preceito constitucional, a TV pública vai oferecer – espero que ofereça – uma alternativa, sobretudo ao jornalismo, na cobertura política com mais equilíbrio e com credibilidade. Que possa servir de referência como um novo momento da cobertura política no Brasil da relação da mídia com a política. Eu tenho muita esperança nesse sentido. Agora, eu tenho a impressão de que, desde o início da crise de maio de 2005 pra cá, as relações ficaram muito contaminadas. E há uma má vontade mesmo, que está instalada. A gente vê isso na escolha dos editoriais, na escolha edição de fotos. Infelizmente, eu vejo isso com certo pessimismo.

O senhor chega a identificar preconceito também, como disse o presidente Lula?
Eu acho que, em certos casos, essa talvez seja a palavra mais indicada. Eu não queria, eu não sei qual é a sua intenção, mas eu não queria associar o livro às minhas opiniões pessoais. São 16 autores e há dois, inclusive, que prestam serviços ao PSDB. Eu tive uma preocupação muito grande em tentar fazer um livro sério, que não pudesse ser acusado de ser um livro partidário. Você está pedindo de mim opiniões que acabam indo por esse rumo. Mas acho que o preconceito não é só da imprensa, é da nossa cultura política. Até na convivência pessoal dá para perceber que, para muitas pessoas, é difícil aceitar que uma pessoa sem escolaridade, que tem a origem do presidente Lula, seja presidente da República. Isso é uma característica da cultura política brasileira, não há como negar.

Fonte: http://conversa-afiada.ig.com.br / Redação do Vermelho Itabuna

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Campanha Salarial dos Bancários 2007 - Negociações e mobilizações agitam a semana

O Comando Nacional decidiu intensificar as mobilizações para a Campanha Nacional desta semana. A pressão em cima da Fenaban vai ser grande. Queremos que os banqueiros apresentem propostas na nova rodada de negociação que acontece nesta quinta-feira, dia 20 de setembro e que Banco do Brasil e Caixa aceitem nossas propostas na mesa específica, amanhã (18/09) e na quarta (19/09). O processo de negociação foi mudado, o que tornou possível discutir mais profundo cada tema. Mas, para avançarmos em busca de aumento real, melhor PLR, melhores condições de trabalho e buscar uma nova conquista, o bancário vai ter que mostrar sua força, participar e fortalecer as mobilizações.

Portanto, no dia 18, a partir das 10:30h, o Sindicato dos Bancários estará fazendo um ato publico em prol da Campanha Salarial de 2007, em frente à agência do Bradesco, na Avenida do Cinqüentenário.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Sem saída, Presidente da Câmara instalará CPI da Abril-Telefônica

A expetativa desta semana é que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), leia o ato de criação da CPI proposta para investigar a compra da TV por assinatura, TVA, do Grupo Abril, pela Telefônica. A informação divulgada pela Agência Estado surpreende pelo fato da grande mídia ter tentado ignorar o fato até então; e porque o Presidente da Casa tem protelado a instalação da CPI. O requerimento de criação da comissão foi apresentado desde o dia 24 de agosto, com 182 assinaturas – 11 a mais do que o mínimo exigido – e fato determinado.LEIA MAIS NO VERMELHO

Centrais convocam marcha pela redução da jornada de trabalho

Em reunião na manhã desta segunda-feira (17) na sede nacional da Central Única dos Trabalhadores, dirigentes da CUT, CGTB (Cetral Geral dos Trabalhadores do Brasil), Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores) aprovaram a realização da 4º Marcha conjunta a Brasília no dia 5 de dezembro, dando prosseguimento à iniciativa responsável em 2004, 2005 e 2006 pelo maior aumento do salário mínimo em duas décadas. Na oportunidade, as centrais vão cobrar do Congresso Nacional que respeite e faça valer o acordo firmado com o governo, reajustando o salário mínimo pela variação do INPC mais o PIB de 2006, como aumento real.LEIA MAIS NO VERMELHO

Ato do Movimento dos Sem-Mídia joga "Folha" na sarjeta

O Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, esteve presente neste sábado (15) em frente ao prédio do jornal Folha de S. Paulo para testemunhar o lançamento do Movimento dos Sem-Mídia (MSM) – veja o vídeo ao final da matéria. Cerca de 100 pessoas, segundo a organização, escreveram nas paredes do prédio frases de indignação sobre o jornalismo praticado pelo jornal e jogaram exemplares da Folha na sarjeta. O Manifesto do MSM foi lido por Eduardo Guimarães, idealizador do movimento. A exigência da abertura da CPI Abril-Telefônica TVA foi uma das bandeiras do protesto.LEIA MAIS NO VERMELHO

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

PCdoB baiano realiza Seminário Estadual de Comunicação

Nos dias 21 a 23/9, a direção estadual do PCdoB promove, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Seminário Estadual de Comunicação. Com o lema “Pela democratização da mídia”, o evento reúne presidentes e secretários municipais de comunicação do partido, assessores de comunicação, além de profissionais e estudantes da área, filiados e amigos do partido.

Durante os três dias, serão discutidos os caminhos da luta para a democratização da mídia e a política de comunicação do partido, sempre com o objetivo de contribuir para uma consciência social avançada no rumo do socialismo no Brasil somada à luta pelo direito à informação para as amplas camadas do nosso povo. Hoje, os meios de comunicação do PCdoB, através dos conteúdos que publicam, representam um importante contraponto num país no qual setores da mídia monopolizada cerceiam, difamam e hostilizam as forças políticas progressistas. Na abertura do evento, ocorrerá um painel sobre democratização da mídia e será lançado na Bahia o livro A mídia nas eleições de 2006, do professor da UNB, Venício de Lima. Confira a programação.

Programação:

Dia 21/9 (sexta)
8h30 - Painel: “A Democratização da Mídia no Brasil”
• Venício de Lima, pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília. Autor/organizador de ''A mídia nas eleições de 2006''.
• Antônio Albino Canelas Rubim, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.
• Bernardo Joffily, editor do portal Vermelho, autor do Atlas Histórico Isto É Brasil 500 anos e integrante do Comitê Central do PCdoB.
10h – Debate
11h30 – Lançamento do Livro ''A mídia nas eleições de 2006''.
12h30 – Almoço
14h30 - Painel: “Tv Pública x Tv estatal”
• Indira Amaral, diretora da Fundação Aperipê (SE) e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec). • Pola Ribeiro, diretor do IRDEB, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia
16h às 17h 30- Debate

Dia 22/09 (sábado)
9h - Painel “O Brasil hoje e a política de comunicação do PCdoB”
• Bernardo Joffily,editor do portal Vermelho11h - O Plano Estadual de Comunicação e lançamento da Rede de Comunicadores• Julieta Palmeira, secretária estadual de Comunicação do PCdoB.
12h30 - Almoço
14h às 18h - Debate

Dia 23/09 (domingo)
9h- Minicurso - Apresentação do Portal Vermelho / Redação para a internet
• Cláudio Gonzalez ,jornalista,integrante da equipe do portal Vermelho
11h30 - Rádio Vermelho e Tv Vermelho
• Toni C., integrante da equipe do portal Vermelho, coordenador do projeto tv Vermelho, organizador do livro “Hip-Hop à Lápis”
12h30 - Almoço
14h - Jornal A Classe Operária – propostas atuais .• Bernardo Joffily, editor do portal Vermelho.
16h-Debate
17h 30 - Encerramento

De Salvador, Rodrigo Rangel Jr.

Plenária da CSC


A Corrente Sindical Classista (CSC) realizou na última sexta-feira, no auditório da API/APLB, Encontro Regional dos sindicalistas e simpatizantes à corrente.
Na pauta o empenho da construção do Encontro Nacional da CSC em Salvador, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, que terá como marco histórico, as discussões e deliberações sobre a criação de uma nova Central Classista dos Trabalhadores do Brasil.Assim sendo, a CSC formalizará seu desligamento futuro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), filiando-se à nova Central Classista.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste