quarta-feira, 30 de abril de 2008

Bairros de Itabuna estão sem água

Os moradores dos bairros Pontalzinho, São Pedro, Urbis 4, Santa Inês e parte alta da Califórnia reclamam dos serviços da Emasa. Na Rua União Operária, Pontalzinho, a queixa é de que o abastecimento está sendo feito apenas uma vez na semana.

Mesmo assim, a água não tem chegado com força suficiente para encher os taques que ficam em lugares mais altos. A mesma reclamação vem sendo feita pelos moradores da Urbis 4, Califórnia e São Pedro.

Os moradores se queixam que, mesmo tendo água poucas vezes no mês, pagam como se o abastecimento estivesse sendo feito regularmente. Eles afirmam que, ao reclamar, a Emasa promete uma solução mas não cumpre.

A reportagem do Jornal das Sete não conseguiu falar com o setor de distribuição da empresa e detectou que o problema da falta de água atinge também bairros centrais como Góes Calmon e Jardim Vitória.

A Região

Luta pela redução da jornada de trabalho marcará atividades do Dia do Trabalhador na Bahia

Reduzir a jornada de trabalho é gerar empregos. Esse será o grande mote das comemorações do 1º de Maio na Bahia e no Brasil. Na região cacaueira, as atividades começam hoje. Às 10 horas, em Ilhéus, a CTB, Força Sindical e UGT realizam ato no calçadão da Marquês de Paranaguá, recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado. Amanhã o Sindicato dos Bancários de Ilhéus promove torneio de futebol e atividade festiva na AABANEB.

Em Itabuna, as comemorações acontecem amanhã e também serão marcadas pela campanha pela Redução da Jornada de Trabalho, capitaneada pela CTB e demais centrais sindicais. Um ato político promovido pelas entidades classistas acontece, às 10 horas, na Praça do Trabalho, no bairro do Pontalzinho. Os sindicatos dos Bancários, Comerciários e Sintratec (têxteis e calçadistas) promovem atividades esportivas e culturais, no Clube dos Bancários, Recanto dos Comerciários e Itabuna Esporte Clube, respectivamente.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Ato na Praça do Trabalho Relembra Dia Histórico e Ressalta a Luta

A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, conjuntamente com os sindicatos filiados realizará nesta quinta-feira, 1º de maio, na Praça do Trabalho, Bairro Pontalzinho, às 10h, um ato político, dando ênfase e consciência aos trabalhadores itabunenses, sobre o dia histórico do 1º de maio.
Cento e vinte e dois anos se passaram desde que os trabalhadores norte-americanos decretaram, em 1º de maio de 1886, uma greve nacional pela jornada
de 8 horas de trabalho. Hoje a bandeira amplia-se e estaremos na praça reivindicando:

●Redução da jornada de trabalho sem redução de salários;
● Reforma agrária;
● Fim do fator previdenciário;
● Ratificação da Resolução 158 da OIT, que impede as demissões imotivadas;
● Ratificação da Resolução 151 da OIT, que garante aos servidores públicos o direito à organização sindical e à negociação coletiva.
PARTICIPE! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO.

Consciência Bancária

Representante do litoral sul põe em pauta a legalização dos transportes alternativos no Concidades-BA


Em reuniões do Conselho Estadual das Cidades, realizadas nos dias 22 e 23 de abril no salão azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães em Salvador, entre vários temas discutidos o mais polêmico foi proposto pelo membro do litoral sul, Edson Gomes (PULE), presidente da União das Associações de Bairros de Itabuna (UABI).

Gomes defendeu a proposta de regularização ou organização dos transportes alternativos no estado da Bahia (vans, moto-taxi e outros). Segundo Pule, tal medida ajudaria a acabar com o monopólio nos transportes coletivos, em especial no interior do estado, e poria fim de uma vez por todas à angustia de milhares de pais de família que obtém o seu sustento e de sua família através destes transportes clandestinos. “Hoje o serviço de mototaxista é uma realidade que tem como tendência só aumentar em todo país devido ao grande índice de desemprego, e a Bahia tem que ser um dos primeiros estados a encarar esta realidade”, afirmou a liderança comunitária.

A reunião também teve como pontos de pauta a construção do metrô e trem de Salvador, já visando uma maior mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, a composição das Câmaras Temáticas e o calendário de reuniões, entre outros.

Audiência em Brasília debaterá experiência do Trabalho Decente da Bahia

A experiência da Agenda Nacional de Trabalho Decente na Bahia será destaque na audiência promovida pela Comissão de Trabalho hoje, em Brasília.

Entre os convidados para participar dos debates está o secretário de Trabalho, do estado da Bahia, Nilton Vasconcelos. Durante o encontro, Vasconcelos vai apresentar a experiência que vem desenvolvendo no governo, de promoção de uma agenda positiva de trabalho decente no estado. A audiência foi sugerida pelo deputado Daniel Almeida, que convidou, além de Nilton Vasconcelos, representantes do ministério do Trabalho, OIT e entidades de classes.

Trabalho Decente é uma ocupação produtiva e adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Este conceito foi proposto inicialmente pela Organização Internacional do Trabalho e vem sendo adotado pelos governos de diversos países.

No ano passado, em adesão a esse objetivo global assumido pelo Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego consolidou importantes diretrizes na Agenda Nacional de Trabalho Decente. A promoção de trabalho decente envolve ações de geração de emprego e renda, segurança e saúde no trabalhador, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho.

Construída de forma participativa, a Agenda do Trabalho Decente na Bahia expressa os compromissos prioritários nos seguintes campos: erradicação do trabalho escravo e infantil, segurança e saúde do trabalhador, juventude, serviço público, promoção da igualdade, trabalho doméstico e biocombustíveis.

Fonte: Assessoria do deputado Daniel Almeida

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Missão impossível?

Por Luiz Carlos Junior

Na semana passada a imprensa itabunense chamava de missão (quase) impossível a possibilidade de unidade dos partidos da base de sustentação do governo Wagner nas eleições de outubro, em Itabuna. A incredulidade advinha do fato de alguns partidos da base (PCdoB, PSB, PT, PSDB, PMDB e PP) já terem lançado pré-candidatos ao pleito municipal (algumas deles bem posicionadas nas pesquisas). Mas a reunião promovida no último sábado pelo PCdoB, PSB e PMDB com os demais partidos da base demonstrou que, caso algumas arestas sejam aparadas e critérios claros sejam adotados para a escolha do nome de consenso, é sim, possível esses partidos estarem juntos em torno de um projeto para Itabuna.

Pra começar, causou surpresa a grande quantidade de representantes partidários presentes, doze ao todo (PCdoB, PSB, PMDB, PT, PSDB, PV, PSL, PTdoB, PRP, PV, PR e PPS). Todos foram unânimes ao condenar a administração de FG e o estado de abandono em que a cidade se encontra, excluindo qualquer possibilidade de aliança com o Democratas. Inclusive o PMDB. Apesar de notícias darem conta de uma aliança entre o partido do Capitão Fabio e o DEM, o presidente da agremiação, Alberto Elmo, o Bebeto, afirmou categoricamente que o PMDB não faz parte do governo municipal e que não existe acordo algum com Cuma e seu partido. Renato Costa chegou a afirmar que existia “uma ação orquestrada para desqualificar nosso candidato”, ao afirmar que setores da imprensa rotulam Fábio Santana de fernandista, enquanto o outro capitão sequer tem sua imagem associado ao atual prefeito, apesar de ser vice-prefeito e filiado ao DEM.

Rusgas – Alguns partidos (notadamente PV, PSDB, PMDB e PSL) lembraram que a desejada unidade das forças progressistas foi alcançada em 2000, mas que não havia sido benéfica para todos. A desconfiança maior recai sobre o Partido dos Trabalhadores, acusado de não cumprir acordos firmados naquele ano. Barcelos, O Conciliador, considerou positiva a lavagem de roupa suja e assegurou que seu partido está aberto à crítica e trabalhará para unir a base aliada ao governo Wagner nessas eleições. Questionado se o PT abriria mão de sua candidatura em prol de um nome de consenso apresentado pelos partidos da base, afirmou: “Assim como os demais partidos”.

Se a intenção dos partidos que tiveram a iniciativa de promover a reunião foi quebrar o gelo e abrir um canal de diálogo com a base aliada, parece que o encontro cumpriu seu objetivo. Todos concordam que a união dessas agremiações é garantia de vitória nessas eleições. A discussão sobre o nome de consenso fica adiada para momento apropriado. Nova reunião foi agendada para o próximo sábado, no mesmo local, às 9 horas, quando uma agenda mínima deverá ser debatida.

Charge de Lute para o jornal "Hoje em Dia'

1º de maio - Centrais realizam ato pela redução da jornada de trabalho

A luta pela redução da jornada de trabalho acontece desde os primórdios do capitalismo. Uma verdadeira questão de sobrevivência. No Brasil essa luta coincide com o surgimento das primeiras indústrias, no final do século XIX, que acarretavam carga horária de 12 a 15 horas por dia. No início da década de 10, algumas categorias conseguiram através de greves e paralisações, jornadas de 8 a 10 horas.

A jornada de 8h diária (48 por semana) foi incorporada na Constituição de 1934, de modo uniforme para todos os trabalhadores brasileiros. E reduzida posteriormente para 44 horas semanais na Constituinte de 1988.

Ainda é pouco. A carga horária do trabalhador brasileiro é estafante. É preciso urgentemente reverter a trajetória de precarização do mundo do trabalho, retomar o crescimento econômico e gerar empregos. Neste sentido a alternativa mais rápida e eficaz é a redução da jornada. Queremos a geração de novos postos de trabalho. Eestudos revelam que 2,2 milhões de novos empregos podem ser criados.

Com esse objetivo, a CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a CUT – Central Única dos Trabalhadores e sindicatos associados realizam no dia 1º de maio, às 10h, na Praça do Trabalho, bairro Pontalzinho, um Ato Público pela Redução da Jornada Semanal de Trabalho sem a Redução dos Salários.

Antes, porém, no dia 30 de abril, o movimento sindical vai distribuir na Avenida do Cinqüentenário um panfleto informativo sobre o dia de luta dos trabalhadores e sua história, ressaltando assim, a importância e apoio ao projeto de redução da jornada.

Após o Ato na Praça do Pontalzinho, algumas entidades realizam atividades esportivas com suas respectivas categorias. Veja:

Bancários – IV Torneio “Só Bancários” – No Clube dos Bancários, bairro Nova Itabuna;

Comerciários – Atividades esportivas no Clube dos Comerciários – bairro da Conceição – próximo à Feira;

SINTRATEC – Torneio de Futebol Socyte – No Itabuna Esporte Clube – Alto dos Eucaliptos, Conceição.

Francisco Alves, Dir. Imprensa e Comunicação do Seeb-Itabuna

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste