sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Prefeito tenta "cheque em branco" de novo

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, iniciou nova guerra contra os vereadores de oposição. Ontem a assessoria de comunicação enviou material reclamando da decisão da Câmara de não dar "cheque em branco" ao prefeito.
Fernando Gomes queria ficar à vontade para remanejar os recursos do orçamento de 2008, mas os oposicionistas não permitiram. A prefeitura afirma em seu site que "vai faltar dinheiro para educação, saúde, obras e serviços".
A estratégia é parecida com a adotada para convencer a população de que seria certo vender a Emasa. O prefeito, ao desistir da venda por pressão da sociedade, afirmou que ia "faltar água na cidade".
Os vereadores afirmam que o prefeito pode fazer o remanejamento de até 7% dos recursos do orçamento. O percentual, segundo eles, é suficiente para o prefeito administrar a cidade com tranqüilidade.
No ano passado, o prefeito ignorou uma decisão da Câmara de Vereadores e foi derrotado no Tribunal de Justiça da Bahia.
Fonte: A Região

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Professores paralisam rede municipal amanhã

Em assembléia realizada ontem no auditório da API, os professores da rede municipal de ensino deliberaram por paralisar suas atividades amanhã, 22.11. O motivo da parada é a criação de outra entidade sindical, de iniciativa de alguns professores ligados a FG. Amanhã os educadores itabunenses entregarão um documento à Secretaria Municipal de Educação onde referenderam a API como sua legítima representante.

Caminhada hoje

Acontece hoje, às 16 horas, uma caminhada em Itabuna, saindo do Jardim do Ó, em protesto pela morte de Sônia Ferreira, que foi atacada no início de agosto, na avenida Aziz Maron, por dois bandidos que atiraram ácido muriático em seu corpo. A dona de casa faleceu no último dia 15.

Câmara vota Orçamento de Itabuna

A Câmara de Vereadores de Itabuna realiza hoje a primeira votação do orçamento municipal para 2008. O projeto de lei com a previsão de arrecadação, despesas e investimentos públicos será apreciado a partir das 14h30.
O projeto de lei orçamentária está tramitando na Câmara desde 10 de setembro e a última votação vai acontecer no dia 28. O prazo para a inclusão de emendas encerrou-se em 31 de outubro.
As emendas dos vereadores e de itabunenses privilegiaram áreas como educação, saúde e saneamento básico. Uma das obras indicadas foi a cobertura do canal da Rua José Bonifácio, no bairro Santo Antônio.

Fonte: A Região

Em Defesa da Mulher

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater o problema da violência contra as mulheres, foi iniciada ontem, 20.11, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A Campanha, que vai . e vai até dia 10 de dezembro, ocorre há 17 anos em 135 países, de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil, a mobilização começa mais cedo: no Dia Nacional da Consciência Negra, como forma de homenagear a mulher negra, que sofre dupla violência – a de gênero e a racial. Aqui, a Campanha tem como slogan Uma vida sem violência é um direito das mulheres, e em especial neste ano, também o slogan Está na Lei! Exija seus Direitos. Lei Maria da Penha.

Fonte: Consciência Bancária

Movimento sindical realiza manifestação pela reabertura do posto da DRT em Itabuna

O movimento sindical da Região Cacaueira realiza nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, às 10 horas, em frente à Sub-Delegacia Regional do Trabalho em Ilhéus, manifestação reivindicando a reabertura do Posto da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) em Itabuna.

O posto da DRT em Itabuna foi fechado no dia 12 de julho de 2003, no primeiro mandato do presidente LULA. De lá pra cá, o vereador Luís Sena e os Sindicatos Classistas iniciaram uma árdua luta pela sua reabertura e obteve o apoio em praça pública de Jaques Wagner, na época Ministro do Trabalho. Várias audiências já aconteceram em Ilhéus e Salvador e agora ressurge com muita força, pois em mais uma audiência com a DRT, em Salvador, a nova delegada disse ser um ponto de honra da sua gestão esta reabertura e que já existem ações concretas, para a sua execução. O ato tem como finalidade chamar a atenção das autoridades envolvidas no processo, que não deixem o prometido entrar no esquecimento, o risco é grande devido os períodos festivos que se aproximam.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Porque marchamos no dia da consciência negra

No próximo dia 20 de novembro o Movimento Negro Paulista organizará a 4º Marcha da Consciência Negra. Programamos o início da concentração às 11 horas da manhã no Vão Livre do Masp - na Av. Paulista, na capital paulista. A Marcha da Consciência Negra é uma construção histórica coletiva, herdada das lutas travadas por negros e negras desde a chegada e escravização do primeiro africano no Brasil. Por isso em todo país as manifestações públicas e todas atividades de 20 de novembro organizadas pelo Movimento Negro rememoram a ancestralidade negra através de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.
Por Edson França

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Crime, preconceito e hipocrisia

Muito se tem estudado e escrito sobre o crime. Contudo, uma coisa é certa, exceto o furto por “estado de necessidade”, ele trás em si, uma proposta: em síntese o enriquecimento rápido e relativamente fácil. Portanto, é incorreto afirmar-se que a delinqüência está mais próxima da pobreza, é até preconceito uma vez que, abastados e ricos também cometem delitos. Esta tese é tão absurda que segundo a sua lógica os Estados mais violentos deveriam ser os mais pobres, notadamente o nordeste e o norte do Brasil e do ponto de vista mundial os países ricos seriam quase imunes ao crime e a violência, enquanto a barbárie imperaria na África, por exemplo.
A polícia como instrumento de coerção do Estado, deve zelar pelo cumprimento da Lei e seus excessos, também constituem crime, inclusive a classe dominante usa e abusa do poder de polícia contra os trabalhadores e estudantes.
Precisamos compreender que a escalada da violência nos últimos anos tem muito a ver com o narcotráfico e a alta lucratividade desse negócio escuso, que alicia e corrompe diversos segmentos da sociedade e do próprio Estado. E não podemos deixar de afirmar que tal rendimento provém do alto consumo.
Outra coisa que devemos desmistificar, é que as desigualdades sociais e a pobreza não são desculpas para o crime, uma vez que o enfrentamento aos problemas sociais deve-se dar através da ação política consciente e conseqüente e não através da marginalidade. Precisamos é apresentar principalmente para os jovens, perspectivas de inclusão social (o que não significa necessariamente enriquecimento e consumismo), fé nos ideais humanistas e esperança na vida.
Recentemente, assistimos a polícia do Rio de Janeiro enfrentando a fúria de narcotraficantes e em uma das cenas, um helicóptero da PM atirando na direção de dois homens armados. Diversos grupos ligados à defesa dos direitos humanos manifestaram-se contrários à ação policial qualificando-a de excessiva. Pois bem, na semana passada, um policial foi alvejado por um bandido em pleno helicóptero, vindo a falecer logo depois, não tive nenhum conhecimento de alguma declaração de defensores dos direitos humanos sequer em solidariedade à família do policial assassinado. Será que por fazer parte da força de repressão do Estado o policial também não é filho, marido e pai?
Será que devemos encarar a morte de um bandido, de um celerado como um ato de violência e a morte de um policial como algo natural?
Busquemos a coerência!

Jorge Barbosa de Jesus
Bacharel em Direito

Caminhada e sessão especial marcarão Dia Nacional da Consciência Negra em Itabuna

Somando forças na luta contra o racismo, três atividades acontecerão em comemoração à Semana da Consciência Negra em Itabuna.
Numa iniciativa do Coletivo de Entidades Negras, acontece hoje, 19.11, a partir das 19 horas, a tradicional Vigília de Zumbi, junto ao Monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Princesa Izabel, próximo à Prefeitura Municipal. A atividade contará com a exibição de clipes e vídeos pertinentes à questão afrodescendente, além de música e dança.
Amanhã, 20.11, será realizada uma grande caminhada celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra. A concentração terá início às 15, no Jardim do Ó.
Ainda no dia 20, por iniciativa do vereador Wenceslau Junior, acontece às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal uma Sessão Especial com os temas Discriminação Racial e Religiosidade Afro-brasileira, com as presenças dos professores Ruy Povoas e Raquel de Oliveira.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste