sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sessão especial comemora 90 anos da Revolução Russa

Numa ação do Instituto Maurício Grabois e do vereador do PCdoB Wenceslau Jr, acontece hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna, uma Sessão Especial sobre os 90 anos da Revolução Russa.

O convidado é João Quartim de Moraes, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, doutor em Ciências Políticas pela Fondation Nationale de Science Politique, em Paris, diretor do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) e autor dos livros História do Marxismo no Brasil e A Esquerda Militar do Brasil.

Amanhã, Quartim de Moraes faz conferência na Universidade Santa Cruz (UESC), organizada pelo Centro de Estudos Históricos da universidade, ás 9 horas, no auditório Jorge Amado.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Joaquim Bastos é eleito reitor da Uesc com apoio do PCdoB

Após um primeiro mandato reconhecido na comunidade acadêmica e na sociedade pela dinâmica e marcado pelo avanço da Universi­dade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em seus diversos setores, Joaquim Bastos conquistou a reeleição para o cargo de reitor.
A eleição ocorreu ontem (28/11) e foi disputada ainda pelos professores Lourice Salume e Valter Silva. Joaquim agregou apoios impor­tantes na comu­nidade acadêmica, fator que foi de­cisivo para a sua vitória.A conquista foi acachapante. Votos contados, Joaquim ganharia a eleição mesmo que o sistema adotado fosse o voto universal.

A participação do PCdoB também foi fundamental para a esmagadora vitória da chapa 3. O vereador Wenceslau Junior se empenhou para garantir a reeleição de Joaquim, conversando com professores, funcionários e estudantes, e convencendo-os do risco de se entrar numa aventura. Márcia Rosely, servidora da Uesc e vice-presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Itabuna, assumiu a coordenação da campanha e dedicou toda sua experiência de ex-militante do movimento estudantil e ex-diretora da Afusc na eleição. Vale ressaltar também a participação de Héllade Xavier, Manuela Simões, Rafael Moreira e Lucas Galindo na campanha entre os estudantes.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Defesa da Previdência e dos segurados

A CUT e o movimento sindical aliado lançam hoje, 27 de novembro, uma Campanha Nacional em Defesa da Previdência Social e dos Direitos dos Segurados. A Campanha terá início na porta das agências do INSS em todo Brasil.
As condições de trabalho nas empresas têm desencadeado várias doenças ocupacionais, acidentes e até mortes. Os trabalhadores segurados ao INSS têm sistematicamente desrespeitados os seus direitos. "Queremos que o INSS institua uma política pelo respeito à dignidade dos segurados que procuram a instituição", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Jorge Barbosa.
Também será reivindicada a convocação pelo Governo Federal da 1ª Conferência Nacional da Previdência Social. Os trabalhadores querem uma Previdência Humanizada, Transparente e com Controle Social. Esse é nosso lema e é uma perspectiva possível de ser construída nu Estado de direito e democrático.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste