quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

É HOJE! A tradição continua! “O povo faz” o seu próprio carnaval


O Carnaval não pode morrer!!! Você esperou o ano todo para brincar o carnaval de Itabuna, organizado pela prefeitura, e quando chega a hora, nada de festa. NMão desanime! Junte-se aos trabalhadores e trabalhadoras de Itabuna e faça seu próprio carnaval na Lavagem do Beco do Fuxico, a partir das 17 horas. Com o tema O Carnaval não pode morrer, o Bloco Mendigos de Gravata e outras agremiações carnavalescas estão organizando a tradicional festa popular que sempre abriu os festejos momescos em Itabuna. Não deixe o carnaval morrer, não deixe o carnaval acabar em Itabuna.

O caráter inovador da revolução em marcha na Bolívia

A Bolívia constituinte de Evo Morales e Álvaro García Linera concentra o conjunto dos processos de transformação democrática que atravessam e revolucionam a América do Sul, seus movimentos sociais e as experiências dos "novos governos" de Brasil, Argentina, Equador e Venezuela.
Por Antonio Negri e Giuseppe Cocco*

Leia mais em www.vermelho.org.br

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sindicato das indústrias têxteis enfrenta impasse na campanha salarial

Há 55 dias em campanha salarial, o Sintratec (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia) já realizou cinco rodadas de negociações com as fábricas Trifil, Penalty, Kildare, Grendene e Malwee. Diferentemente dos anos anteriores, cada encontro agora tem a presença de apenas uma dessas empresas.Segundo Roseneide Castro, presidente do sindicato, até o momento o impasse é apenas nas negociações com a Trifil. Ela explica que a categoria reivindica um reajuste de 19 por cento, pagos de uma só vez. Em contrapartida, a fábrica oferece 5,16 por cento, divididos em duas parcelas.Além disso, afirma a sindicalista, a Trifil não atendeu a nenhuma das demais reivindicações, a exemplo de insalubridade, alimentação e transporte gratuitos, ticket alimentação correspondente a 30 por cento do valor do salário e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas.Como informa a presidente do Sintratec, entre os benefícios oferecidos pela fábrica estão auxílio-funeral, aumento de R$ 1,03 no auxílio-babá e mulheres com filho até 12 anos poderão levá-los ao médico quatro vezes ao ano (antes eram permitidas duas vezes). “Nós estamos abertos a negociar, mas a Trifil sumiu desde novembro da mesa de negociação, voltou dia 23 de janeiro e disseram que essa era a última proposta deles. Portanto, não houve avanço. A categoria não aceita esse nível de reajuste e, caso as negociações não sejam retomadas, há possibilidade de greve”, argumenta Roseneide Cairo, acrescentando que na próxima semana haverá reunião da categoria para discutir os rumos da campanha.

Demais fábricas - De acordo com Adenilton de Jesus, Secretário Geral do Sintratec, com as demais fábricas ainda não foi fechado um acordo, mas elas se mostram dispostas a negociar. Estão marcadas, inclusive, rodadas de negociação com a Malwee (hoje, 30), Kildare e Grendene (dia 12 de fevereiro) e Penalty (14 de fevereiro).Ele informa que o prazo normal para a campanha ter se encerrado é 1º de janeiro, mas não há impedimento legal para que as negociações prossigam até que se chegue a um acordo com o sindicato patronal.O Secretário enfatiza que há um número considerável de funcionários na expectativa para que a campanha salarial tenha um andamento satisfatório. São 2.500 na Trifil, 800 na Penalty (Itabuna e Itajuípe), 300 na Malwee (Camacan), 200 na Kildare (Itabuna) e 200 na Grendene (Teixeira de Freitas).

Fonte: Diário do Sul

Sena solicita audiência com Secretário de Desenvovimento Urbano

O vereador Luís Sena (PCdoB) encaminou requerimento para audiência pública com o Secretário de Desenvovimento Urbano Marcos Alan. Ele quer explicações sobre o uso de máquinas da prefeitura de Itabuna em obras de Coaraci, "enquanto nossa cidade sofre com a falta de patrolamento, cascalho e calçamento nos bairros".

Itabuna estava entre as mais violentas

O Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros colocava Itabuna entre os primeiros do país em número de assassinatos em 2006 e apontava que, para os jovens, morar aqui era um perigo. Os dados foram divulgados ontem.
O estudo mostra que a cidade era a 47ª do Brasil em homicídios. O número de assassinatos vinha crescendo. Foram 92 em 2002 e 100 em 2003. Em 2004 foram 118 e 155 em 2005. Já em 2006 o número baixou para 143 assassinatos.
Já em Ilhéus o índice de assassinatos cresceu cerca de 200% nos últimos cinco anos. Os dados revelam que o número de execuções passou de 40 em 2002 para 115 em 2006.
O Mapa é resultado de um levantamento da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana em parceria com ministérios da Saúde e Justiça e o Instituto Sangari, com dados até o ano de 2006.

Fonte: A Região

Presidente do PCdoB/BA defende consolidação da aliança com o PT e PSB

Durante a reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB, foi discutido o projeto do partido para 2008, levando em consideração as mudanças no cenário político baiano de novembro para cá, data da Conferência Estadual. Na reunião, o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, defendeu o fortalecimento de um núcleo de esquerda no estado, integrado pelo PCdoB, PT e PSB. A reunião realizada no Hotel da Bahia, em Salvador, foi a primeira reunião da Comissão Política Estadual eleita em dezembro de 2007.

Entre os pontos destacados na análise de Péricles de Souza, está a recente aliança entre o PMDB, partido do prefeito de Salvador João Henrique, e o PP, e como isso pode alterar ainda mais a configuração da base de apoio do governo da capital baiana. “Na aliança entre o PP e o PMDB vemos a constituição de um núcleo com uma conotação de direita ou de centro-direita, e com isso a cidade passa a ter uma administração que tende para a este lado, como disse a presidente estadual do PSB, ‘é uma guinada à direita’ da gestão de João Henrique”, declarou Souza. De acordo com o presidente estadual, essa mudança de postura dentro do Palácio Thomé de Souza tende a afastar os que até então eram aliados do prefeito. “Á medida que o governo vai tomando essa feição mais direitosa que se manifestou expressamente na imposição do PDDU, aumenta a expectativa pela saída de outros partidos”.

O PCdoB pretende manter as decisões e os planos traçados durante a Conferência Estadual. “Nós levamos em conta as novidades da conjuntura política para ajustar a nossa tática, que continua, no essencial, uma tática ousada” afirmou Souza. Esta tática inclui valorizar mais as eleições majoritárias, campo no qual o partido não costumava concentrar as suas forças. “Pretendemos eleger muito mais prefeitos e vereadores do que nas eleições anteriores e daremos especial atenção à candidatura de Olívia Santana em Salvador, que tem tido uma excelente repercussão junto ao eleitorado e às forças políticas baianas”.

Alianças - O encontro da Comissão Política reforçou a proposta de maior articulação política do núcleo de esquerda. “A reunião apontou a necessidade de uma articulação especial com o PT e o PSB, no sentido de aprimorarmos uma relação mais estreita no seio do governo Wagner e também no processo eleitoral de 2008, da capital e do interior”, declarou Péricles de Souza. Sobre as possíveis movimentações em torno da candidatura de Olívia Santana, Souza afirmou que “é o desejo de amplos setores progressistas que haja uma unidade entre o PCdoB, o PT e o PSB, além de outros partidos desse campo”.

De Salvador, Rodrigo Rangel Jr

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Brasil tem maior proporção de trabalhadores afrodescendentes, mas sem proteção adequada

Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Relatório divulgado hoje (28) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lima, no Peru, destaca que 48% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil é composta por afrodescendentes. Trata-se do maior percentual entre os países da América Latina e do Caribe. Entretanto, o documento ressalta que essas pessoas ocupam predominantemente trabalhos pouco qualificados, assim como os indígenas.
O Brasil também abriga o maior número de afrodescendentes no mundo fora da África - são aproximadamente 92,7 milhões de pessoas negras, pardas e mestiças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre a População Economicamente Ativa afrodescendente, a ocupação feminina se mantém em níveis inferiores aos registrados para os homens. “No Brasil, a taxa de participação feminina afrodescendente representou 70,8% da respectiva taxa de participação masculina”, aponta o Panorama Laboral da América Latina e do Caribe.
A OIT sustenta que, na maioria dos países estudados, os trabalhadores indígenas e afrodescendentes estão menos protegidos em saúde e benefícios que o restante da população. O documento traz uma explicação relacionada às políticas de proteção social. “Se estas políticas dão cobertura a quase toda a população, as diferenças por grupo étnico são pequenas; mas se a cobertura é baixa, estas diferenças se ampliam, ficando mais desprotegida a população indígena e afrodescendente”.
O Brasil, segundo a OIT, tem percentuais de proteção que alcançam em torno de 49% dos ocupados. Serviços e comércio são as atividades onde há o maior registro de ocupação por afrodescendentes.
Segundo a OIT, 47,9% da PEA afrodescendente e 44,6% da PEA indígena do Brasil possuem, no máximo, seis anos de escolaridade. A organização ainda revela que, em 2006, no Brasil, as mulheres afrodescendentes com 13 ou mais anos de escolaridade tinham rendimentos equivalentes a 51% do que recebiam os que não pertenciam a esse grupo étnico ou ao indígena.
A OIT lembra que a luta desses grupos por seus direitos resultou na criação, nesta década, de órgãos e políticas públicas específicas para o atendimento de suas demandas. No Brasil, o documento cita a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, instituída em 2003.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Mendigos de Gravata na Lavagem do Beco do Fuxico

A tradição será mantida. Nesta quinta a partir das 18h, em frente ao Sindicato dos Bancários, o Bloco Mendigos de Gravata, tendo como atração o Afro Encantarte, estará em concentração para mais uma Lavagem do Beco do Fuxico, evento que abre oficialmente o carnaval de Itabuna. Este ano a atividade carnavalesca será promovida pelos blocos: Mendigos de Gravata, Os Ousados, Os Caixeiros, Maria Rosa, Pó de Giz e Casados I...Responsáveis. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo Itabuna ficará sem o carnaval antecipado. Porém, apesar das dificuldades, o carnaval a festa mais multicultural e popular do nosso país, “O Povo Faz”.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PCdoB define metas para 2008/2009

O Seminário de Planejamento e Gestão do Comitê Municipal de Itabuna, visando a estruturação do PCdoB no biênio 2008/2009 foi encerrado neste domingo com boas perspectivas. Os membros da direção municipal e os pré-candidatos a vereador relacionaram as defasagens e soluções para o enfrentamento do novo momento político vivido pelo partido, com a formação de uma chapa própria de vereadores e a participação no pleito majoritário.
O partido reafirmou a pré-candidatura de Sena prefeito, desmentindo os boatos de uma virtual candidatura do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. O PCdoB deve publicar nota na imprensa a respeito.

Tradição é mantida na lavagem do Beco do Fuxico

Depois da denúncia de superfaturamento na contratação do Terra Samba parece que FG não quis mais correr riscos. E, mais uma vez, Itabuna fica de fora da folia momesca. Mas a tradicional lavagem do Beco do Fuxico acontece na próxima quinta-feira 31. A festa será promovida pelos blocos Mendigos de Gravata, Casados I... Responsáveis, Os Ousados, Pó de Giz e Maria Rosa. Na oportunidade será o lançamento do bloco Hora Extra, do Sindicato dos Comerciários. A animação ficará por conta de charangas e do grupo de percussão/sambareggae Encantarte. A lavagem está prevista para começar às 17h.

Erros da Fauf podem anular prova de concurso público

da prefeitura de Itabuna, que tem incorretas pelo menos metade das 20 questões da prova de conhecimentos gerais para agentes de serviços gerais, auxiliar de infra-estrutura e de saúde pública. As provas foram aplicadas no último domingo, 20. O gabarito foi disponibilizado na segunda-feira à noite, no site da Fauf Concursos. Os erros acontecem tanto na formulação das questões como nas respostas. E não são erros de “distração”, mas de ignorância. A prova avaliou os conhecimentos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais do candidato. A questão 31 pergunta qual dos escritores citados não nasceu no sul da Bahia: Jorge Amado, Adonias Filho, Cyro de Mattos, Sosígenes Costa e Jorge Medaur. Para começar, todos nasceram na região. Jorge Amado e Cyro de Mattos em Itabuna, Medauar em Uruçuca e Adonias em Itajuípe. Mas, no gabarito, a Fauf diz que a opção correta para a questão 31 é a letra B, Adonias Filho. Um dos maiores escritores brasileiros, Adonias Filho, diferente do que aponta a Fauf, é sulbaiano e nasceu em 27 de novembro de 1915 na Fazenda São João, no então distrito de Ilhéus e hoje município de Itajuípe. Consultado pela reportagem, o jornalista e escritor Antônio Júnior não se conteve. “É um absurdo, um descaso com a cultura regional”. Coordenador de projetos do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, ele lembra que o escritor é um dos maiores do Brasil. Responsável pela organização, elaboração das provas e divulgação dos resultados, a Fauf deu mais exemplos de desconhecimento da região sulbaiana. Na questão 30, traz fragmentos do poema “Rio Definitivo”, do livro Vinte Poemas do Rio. A obra é uma homenagem do escritor Cyro de Matos ao rio Cachoeira. Entre as opções de resposta aparecem, nesta ordem, os rios Amazonas, Nilo, Cachoeira, rio de Contas e Almada. A opção correta é a letra C, Rio Cachoeira. Mas o gabarito da Fauf diz que é a opção D, Rio de Contas. “O livro é praticamente um hino ao Cachoeira”, diz o escritor Antônio Júnior. Ignorância Outros erros ocorrem em questões como a 37, que aponta Oceania como a região que possui “o maior número de mulçumanos”. A questão 33 diz que a concentração de gases como dióxido de carbono resulta no fenômeno conhecido como “efeito colateral”, opção C. A correta seria a opção E, efeito estufa... Outra questão de conhecimentos gerais, a 39, pergunta quais seqüências de “nãos” marcaram dois governos sul-americanos no final de 2007. O correto é a opção A. Ela traz o fim da CPMF no Brasil e o “não” a Hugo Chávez, na Venezuela, no plebiscito que lhe dava poderes de reformar a constituinte e disputar nova reeleição. Mas, de acordo com o gabarito da fundação contratada pela prefeitura, a resposta correta seria a opção D: “o seqüestro da candidata à presidência da Colômbia; e a conquista do prêmio Nobel da Paz, nos EUA”. Na questão 29, de acordo com o gabarito, o conceito de desenvolvimento sustentável significa “sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento”. Das 40 questões analisadas, só não ocorrem erros na prova de matemática, que possui dez questões.

Fonte: A Região

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste