terça-feira, 20 de maio de 2008

Mandado de segurança neles

Candidatos aprovados no último concurso da Prefeitura de Itabuna receberam o apoio do vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) e assinaram hoje a procuração para o advogado que vai impetrar dois mandados de segurança contra o município. As duas ações têm a ver com o certame.

O governo municipal será questionado sobre o processo de convocação de candidatos, em função de denúncias de nomeações realizadas sem obedecer à ordem de classificação. Candidatos com melhor classificação estariam perdendo a vaga para apadrinhados.

A outra ação buscará embargar o novo concurso anunciado pela Prefeitura. Pelas regras do primeiro edital, não pode haver outro concurso enquanto o primeiro ainda for válido e existam candidatos classificados e não-convocados.

Pimenta na Muqueca

JOGO BRUTO CONTRA OS BANDIDOS AMBIENTAIS

O novo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc está no caminho certo, exigindo a liberação dos repasses aos quais o Ministério tem direito devido à geração de energia elétrica e à produção de petróleo – aproximadamente R$700 milhões por ano e propondo que as Forças Armadas ajudem na proteção da Amazônia.

O primeiro item, é fundamental, sem recursos financeiros, não pode haver a execução de uma ampla política de defesa do meio ambiente e da utilização racional e sustentada dos recursos naturais.

O segundo, é polêmico, tendo em vista a função constitucional das Forças Armadas, contudo, provoca a discussão para uma questão importantíssima que é a segurança da Amazônia, uma região carente da presença do estado, onde impera o desrespeito à Lei.

É necessária a criação de uma policia federal ambiental prioritariamente para garantir a segurança ambiental da Amazônia. Porém, enquanto não for criada, pode-se em caráter excepcional e emergencial, dada a gravidade e a importância do problema, utilizar a Força Nacional de Segurança, a Polícia Federal e talvez as Forças Armadas.

Além disso, justifica-se também a formação de uma força tarefa para combater os crimes ambientais na Amazônia, com a participação: do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Defesa, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministérios Públicos estaduais, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, IBAMA, Polícias Militares e Polícia Federal.

Os bandidos ambientais são bem articulados e agem em diversas áreas: devastando florestas, poluindo rios e lagos, explorando o trabalho servil e escravo, lavrando em garimpos clandestinos, grilando terras, ameaçando e subornando servidores públicos, assinando trabalhadores rurais, promovendo a prostituição, aliciando indígenas e merecem todo o nosso repúdio e o mais severo rigor da Lei.

Por outro lado, o IBAMA precisa ser melhor aparelhado, contar com os servidores necessários, rever certas práticas que acabam incentivando o desrespeito ao meio ambiente, como a autorização de queimadas, e agir em conjunto com as delegacias e a as polícias ambientais, por falar nisso, onde anda a Polícia Ambiental da Bahia, eu nunca vi.

Não é possível que em nossa região, o que resta da mata atlântica continue sendo devastada.Os manguesais permanecem em devastação. É um absurdo que restaurantes continuem servindo caça, que pássaros e demais animais silvestres sejam mantidos em cativeiro e objeto do comércio ilegal. Recebi uma denúncia de que em Feira de Santana a carne de animais caçados e em risco de extinção é comercializada na feira livre da cidade. Aqui em Itabuna, existem bares que servem tatu e outros animais da fauna nativa.

Não podemos aceitar que em nome do “desenvolvimento”, sejam mantidos procedimentos que degradam o meio ambiente e os recursos naturais. Salvar o planeta terra é nosso dever em nome da vida e da ética. Boa sorte ministro!

Jorge Barbosa de Jesus é presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Lixo se acumula em bairros de Itabuna

Agentes da Polícia Civil de Ilhéus prenderam domingo, em flagrante, Arnaldo Santos Lima, de 47 anos. Ele estava foragido da cadeia há quase dois anos e só foi detido porque ameaçou matar a esposa e a filha.

Apesar de ter sido condenado por assassinato, Arnaldo vivia em Ilhéus desde que fugiu da prisão, como se nunca tivesse sido condenado pela justiça. De acordo com a polícia, a família do foragido informou que ele é muito violento.

Além de retornar para o Conjunto Penal de Itabuna para cumprir a pena por assassinato, Arnaldo foi indiciado por crime de falsidade ideológica, pois apresentou documentos falsos ao ser detido.

A Região

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Partidos se unem em torno de um projeto novo para Itabuna


Quatro partidos do campo de centro-esquerda de Itabuna acertaram, no dia 15 de maio, uma aliança que poderá desembocar em candidatura única nas eleições de outubro. O grupo, que já contava com PSB e PCdoB, foi ampliado, com a chegada do PP e do PPS, que estão dispostos a abrir mão de projetos individuais para encampar uma proposta unificada.
Todos os quatro partidos possuem pré-candidaturas a prefeito: Edson Dantas, pelo PSB; Luís Sena (PCdoB); Roberto Barbosa (PP) e Otoniel Azevedo (PPS). Pelo acordo fechado, em um momento oportuno o candidato será escolhido dentro desse grupo, com base no desempenho apresentado em pesquisas de intenção de voto.
“O que une esse grupo é o propósito de desenvolver um projeto de reconstrução da cidade, rompendo com antigas práticas”, afirma o vereador Sena. O empresário Roberto Barbosa também acredita na força dessa proposta e enfatiza que “a cidade se cansou e reprova modelos que se tornaram ultrapassados na política local”.
Os partidos representados na aliança têm ainda em comum o fato de pertencerem à base de apoio do governador Jaques Wagner e do presidente Lula. Segundo o presidente da Câmara de Itabuna, vereador Edson Dantas, “a proposta está aberta à incorporação de outras forças que tenham o mesmo desejo de mudança e estejam dispostas a construir algo novo”.
A representação do PPS também demonstra entusiasmo com a união das quatro legendas. O presidente Anísio Alcântara chama atenção para o fato de que Itabuna vive um momento particular de sua história, às vésperas de completar 100 anos e com a possibilidade de conquistar avanços importantes. “O momento é de unir forças e vamos buscar isso, chamando para o diálogo outros partidos, como o próprio PT, PSDB e PRB”, declara Alcântara.

APOIO DE WAGNER E LULA - Em uma referência ao PT, os responsáveis pela costura política dizem que nenhum partido da base de Wagner e de Lula pode dizer que terá privilégios exclusivos em uma eventual administração. “Os quatro partidos que compõem o nosso grupo são aliados do governador e do presidente e um prefeito que saia desse time vai ter o respeito e o apoio, tanto de Brasília como de Salvador”, argumenta Luís Sena.
PP, PPS, PCdoB e PSB seguirão com suas agendas e terão novas reuniões para solidificar a aliança. “A proposta é de que cada legenda desenvolva sua campanha e no momento certo faremos as definições”, pondera o empresário Roberto Barbosa.
A reunião em que foram sacramentados os termos da aliança contou também com a participação do secretário do PPS, Mark Wilson, do vereador César Brandão, do mesmo partido, além do também vereador Wenceslau Júnior, da executiva do PCdoB.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste