segunda-feira, 19 de maio de 2008

Partidos se unem em torno de um projeto novo para Itabuna


Quatro partidos do campo de centro-esquerda de Itabuna acertaram, no dia 15 de maio, uma aliança que poderá desembocar em candidatura única nas eleições de outubro. O grupo, que já contava com PSB e PCdoB, foi ampliado, com a chegada do PP e do PPS, que estão dispostos a abrir mão de projetos individuais para encampar uma proposta unificada.
Todos os quatro partidos possuem pré-candidaturas a prefeito: Edson Dantas, pelo PSB; Luís Sena (PCdoB); Roberto Barbosa (PP) e Otoniel Azevedo (PPS). Pelo acordo fechado, em um momento oportuno o candidato será escolhido dentro desse grupo, com base no desempenho apresentado em pesquisas de intenção de voto.
“O que une esse grupo é o propósito de desenvolver um projeto de reconstrução da cidade, rompendo com antigas práticas”, afirma o vereador Sena. O empresário Roberto Barbosa também acredita na força dessa proposta e enfatiza que “a cidade se cansou e reprova modelos que se tornaram ultrapassados na política local”.
Os partidos representados na aliança têm ainda em comum o fato de pertencerem à base de apoio do governador Jaques Wagner e do presidente Lula. Segundo o presidente da Câmara de Itabuna, vereador Edson Dantas, “a proposta está aberta à incorporação de outras forças que tenham o mesmo desejo de mudança e estejam dispostas a construir algo novo”.
A representação do PPS também demonstra entusiasmo com a união das quatro legendas. O presidente Anísio Alcântara chama atenção para o fato de que Itabuna vive um momento particular de sua história, às vésperas de completar 100 anos e com a possibilidade de conquistar avanços importantes. “O momento é de unir forças e vamos buscar isso, chamando para o diálogo outros partidos, como o próprio PT, PSDB e PRB”, declara Alcântara.

APOIO DE WAGNER E LULA - Em uma referência ao PT, os responsáveis pela costura política dizem que nenhum partido da base de Wagner e de Lula pode dizer que terá privilégios exclusivos em uma eventual administração. “Os quatro partidos que compõem o nosso grupo são aliados do governador e do presidente e um prefeito que saia desse time vai ter o respeito e o apoio, tanto de Brasília como de Salvador”, argumenta Luís Sena.
PP, PPS, PCdoB e PSB seguirão com suas agendas e terão novas reuniões para solidificar a aliança. “A proposta é de que cada legenda desenvolva sua campanha e no momento certo faremos as definições”, pondera o empresário Roberto Barbosa.
A reunião em que foram sacramentados os termos da aliança contou também com a participação do secretário do PPS, Mark Wilson, do vereador César Brandão, do mesmo partido, além do também vereador Wenceslau Júnior, da executiva do PCdoB.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste