sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O que pensa o PCdoB sobre as eleições de Itabuna

Por Wenceslau Junior*

Nem bem entramos no ano eleitoral e muitas especulações acerca das composições políticas para a disputa das eleições municipais de 2008 têm surgido. Vários articulistas se debruçam sobre qual será a posição dos comunistas. Muitos acreditam no “enquadramento”, outros apostam na divisão da esquerda. Porém, o que prevalecerá é a posição política autônoma da direção municipal do partido, conforme dispões seus estatutos.

A direção nacional do PCdoB orienta uma readequação da sua tática política. O partido se posiciona com mais ousadia no campo institucional, na formação política, na organização e finanças partidárias. Tal posição não implica em ruptura com o PT, mas também não nos coloca como força auxiliar em condição de aliado automático. O PT é aliado histórico do PCdoB. Eleitoralmente, marchamos juntos desde 1989, quando construímos a Frente Brasil Popular e a partir daí participamos ativamente das candidaturas de Lula, além de compor o primeiro e o atual governo do presidente. Participamos também da campanha de Wagner e temos uma significativa participação no governo do estado.

A partir da eleição para presidente da Câmara dos Deputados Federais, o PT escolheu o PMDB como aliado prioritário no âmbito nacional, principal causa da formação do Bloco de Esquerda (PCdoB, PSB, PMN, PHS, PRB). Recentemente a direção petista reavaliou sua posição e estabeleceu como prioridade o realinhamento com o núcleo de esquerda, especialmente com o PCdoB e o PSB.

É bom salientar que nos momentos de maior dificuldade do governo Lula, lá estavam o PSB e o PCdoB, unidos ao PT para barrar a ofensiva da direita neoliberal, hoje traduzida pelo movimento “cansei”.

Entendemos que o governo Lula vem conseguindo avanços históricos para o povo brasileiro, porém o fortalecimento dos partidos progressistas é fundamental para quebrarmos algumas barreiras e entraves herdados da era neoliberal, especialmente a política macro-econômica.

Em Itabuna, estivemos juntos com o PT nas eleições municipais de 2000 e 2004. Na primeira participamos do governo, através da Secretaria de Indústria Comércio Agricultura e Turismo, desenvolvendo importante trabalho, e na segunda indicamos a candidata à vice-prefeita, Dra. Conceição Benigno, que inclusive teve forte apoio do PTB.

O lançamento da pré-candidatura de Luis Sena a prefeito se constitui num pleito legítimo do PCdoB, pois o partido tem forte presença no movimento social e possui boa experiência institucional. Desde 1988 temos presença ativa na Câmara de Vereadores.

Aqueles que pretendem compor um arco de alianças com o PCdoB devem dialogar com a sua direção municipal . O PCdoB de Itabuna está aberto ao diálogo com todas as forças progressistas que compõem a base de sustentação do governo Wagner.

A construção do Bloco de Esquerda em Itabuna não deve ter caráter excludente, pelo contrário, ela deve reforçar o conjunto de forças que desejam ver soprar em Itabuna os ventos da mudança que chegaram à Bahia com a eleição de Wagner. Apresentamos o nome de Sena e estamos dispostos a contribuir para a construção da unidade política no sentido de derrotarmos o que há de mais atrasado na nossa cidade. Derrotar Fernando Gomes e as viúvas do carlismo é algo imperioso para que Itabuna retome o desenvolvimento, chegando ao seu centenário com o vigor que merece.
*Wenceslau é advogado, vereador do PCdoB de Itabuna e membro da Comissão Política Estadual do PCdoB da Bahia.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Prefeito quer usar verba federal para facilitar entrega da Emasa


Cai por terra o que seria o mais forte argumento do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, para justificar a concessão da Empresa Municipal de Água e Saneamento Ambiental. Segundo o que o chefe do Executivo apregoava, a transferência da Emasa à iniciativa privada permitiria investimentos na melhoria do sistema de abastecimento de Itabuna. Porém, mesmo depois que o Governo Federal anunciou a liberação de R$ 36 milhões para ampliar a oferta de água no município, com recursos do PAC, o prefeito insiste na idéia de desfazer-se da Emasa.

A intenção está clara em publicidade inserida no site oficial do governo e foi novamente manifestada esta semana, quando a Prefeitura convocou audiência pública para discutir a concessão. Mais uma vez, a reação à proposta deverá ser forte, principalmente com a mobilização da bancada oposicionista na Câmara de Vereadores.

O vereador Luís Sena (PCdoB) acusa o prefeito de não estar “de forma alguma interessado em melhorar o sistema de abastecimento de água”. O desejo de FG, na opinião do parlamentar, é “pura e simplesmente tirar a Emasa do patrimônio do povo de Itabuna e, o que é pior, usando dinheiro público para tornar a empresa mais atrativa ao capital privado”. Para Sena, “esse é mais um escândalo da já tão tumultuada gestão do prefeito Fernando Gomes”.

Juntamente com os demais integrantes do bloco de oposição, Sena promete reagir. “Vamos nos mobilizar na Câmara e iniciaremos uma ampla articulação também junto aos setores da sociedade civil organizada”, afirma. No primeiro semestre, o legislativo revogou uma lei que respaldava o processo de concessão do sistema de abastecimento, o que se constitui em outro impeditivo aos propósitos do governo municipal.

A partir da resistência que está sendo montada na Câmara, será mobilizado o Comitê de Defesa da Emasa e encaminhado documento ao Governo Federal. Para o vereador do PCdoB, é necessário não somente preservar o patrimônio público, mas também evitar que milhões de reais da União sejam usados para “azeitar” uma empresa e depois entregá-la ao capital particular.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

SAÚDE PÚBLICA DE ITABUNA CONTINUA EM CAOS


É lastimável a situação da saúde pública em Itabuna. Além das irregularidades que tem sido investigadas pela Comissão Especial de Inquérito como atraso de salários, desvios de verbas, superfaturamentos, falta de medicamentos e inadimplência; hoje, existe a possibilidade da transferência da administração do Hospital de Base para o governo do estado. Essa transferência seria conseqüência da péssima gerência desempenhada pelo executivo municipal a frente do hospital.

Integrantes da secretaria estadual de saúde concluíram, recentemente, relatório sobre a auditoria feita no Hospital de Base. No relatório consta que houveram cortes no atendimento, redução do quadro de médicos plantonistas e estrangulamento financeiro, pois a prefeitura deixou de repassar recursos à unidade. A auditoria enumerou oito itens que levaram ao sucateamento do Hospital de Base, sendo os principais o abandono de equipamentos de ponta e não cumprimento de acordo de cooperação técnica e financeira firmado entre a prefeitura e a fundação que mantém a unidade médico hospitalar do município.

Para o vereador Luís Sena, a auditoria comprova realidade que ele denuncia desde o início do mandato do atual prefeito. Sena é o presidente da CEI da saúde e acredita que uma das alternativas para o Hospital de Base é a sua estadualização. O governo do estado diz que assume a gestão do Hospital caso o prefeito aceite a proposta apresentada pelo secretário estadual de saúde, Jorge Solla.

Manifesto de um comunista gay

Por Deco Ribeiro

Um espectro ronda o país – o espectro da Homossexualidade. Enquanto o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia caminha para sua aprovação no Senado, todas as forças do velho conservadorismo se unem numa santa aliança para exconjurá-lo: o papa e os evangélicos, Julio Severo e Rozângela Justino, juízes do interior e jornais da capital. CLIQUE AQUI E LEIA ESSE MANIFESTO NA ÍNTEGRA

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

CSC realiza Encontro Regional




A CSC – Corrente Sindical Classista, realizou no dia 6 de agosto, no Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região um Encontro Regional da entidade, que contou com a participação de diversas entidades, dentre as quais, Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus, Sindiborracha, Sintracom Itabuna (Construção Civil), Sindicato da Construção Civil de Ipiaú, Jequié e Região, e Sindicacau.

Dentre os temas abordados, destacam-se a saída da CSC da CUT. Em novembro a Corrente realizará um Congresso onde será criada a nova central sindical, ainda sem nome definido, que aglutinará os trabalhadores classistas.

A implementação da política da CSC nos municípios e uma maior articulação com as cidades da região também foi debatida. E duas atividades nacionais devem contribuir para essa aproximação: a manifestação do Dia Nacional de Mobilização, 15 de agosto, em Brasília e o Plebiscito sobre a Vale do Rio Doce, que ocorre de 1º a 7 de setembro em todo o país.

Apesar de o ato do dia 15, cujo mote é Defender Direitos, Avançar nas Conquistas, ser puxado pela CUT, a CSC aparecerá com feição própria e aqui na região deve organizar uma caravana para participar da atividade na capital federal.

A CSC também estará à frente, juntamente com a Coordenação dos Movimentos Sociais, do Plebiscito sobre a Vale do rio Doce. A Corrente pretende realizar antes do pleito popular um debate sobre a Vale, em local ainda não definido.

A importância da participação da Corrente Sindical Classista no Grito dos Excluídos, que acontece na Parada de 7 de Setembro, também foi lembrada pelos presentes. A CSC procurará as entidades organizadoras do Grito para que os preparativos do ato comecem a ser debatidos.

Roda Viva entrevista Orlando Silva, Ministro dos Esportes




O convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (06/08) é o baiano Orlando Silva Júnior (PCdoB), Ministro dos Esportes. Ele foi presidente da UNE - União Nacional dos Estudantes, e no Governo Lula, antes de assumir a pasta, exerceu outros cargos no próprio Ministério. A organização e os resultados do Pan, as estratégias para fazer do Brasil uma grande pontência esportiva, a criação da Timemania, bem como a utilização da atividades esportiva como instrumento de inclusão social, são temas obrigatórios na estrevista. Imperdível!

Ideologia para viver

Por Carlos Pompe

Pela primeira vez será publicada na íntegra, em português “brasileiro”, A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels, pela Boitempo Editorial. Em 1974 a obra foi rodada aqui (dois volumes) , com a grafia d’além-mar, pela Martins Fontes, para a Editorial Presença de Portugal. Nessa obra, Marx e Engels estabelecem a base teórica de suas produções posteriores, como o Manifesto do Partido Comunista, O Capital, O Anti-Dühring e tantas outras. Se, no final do século passado, Cazuza cantou que queria uma ideologia para viver, mais de 140 anos antes, Marx e Engels concluíram: “A consciência nunca pode ser mais do que o Ser consciente; e o Ser dos homens é o seu processo da vida real”. Leia a integra desse artigo no Portal Vermelho

Quilombolas denunciam postura discriminatória da mídia

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) se prepara para realizar no próximo dia 5 de outubro um ato para questionar o papel das concessões públicas de televisão e o oligopólio das comunicações no país. O principal alvo da manifestação é a Rede Globo de Televisão, acusada de criminalizar e deslegitimar o movimento dos quilombolas.

O ato pretende agregar outras entidades e movimentos sociais, e a idéia é que, nesse dia, haja um boicote à programação da Globo e que se realizem atividades nos quilombos sobre análise de mídia. Outras organizações que defendem a democratização da comunicação planejam manifestações para o mesmo dia para reivindicar transparência na outorga e renovação das concessões de rádio e televisão. A data foi escolhida pelas entidades, pois, nesse dia, vencem as concessões da Rede Globo, TV Bandeirantes e TV Record.

A manifestação dos quilombolas é motivada por matérias recentes veiculadas na imprensa com conteúdo discriminatório e que contestam tanto a legitimidade das comunidades quanto o reconhecimento, pelo Incra, de territórios que foram ocupados por quilombos durante a vigência do regime escravocrata no Brasil. O estopim da indignação foi uma reportagem veiculada no Jornal Nacional do dia 14 de maio deste ano, na qual a emissora acusa a comunidade remanescente de São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (BA), de falsificar documentos e, portanto, fraudar seu processo de legalização enquanto comunidade descendente, já aprovado pela Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura. Em nota divulgada na época, a Conaq acusava a Rede Globo de manipular os fatos em benefício dos fazendeiros locais.

A primeira iniciativa da Conaq foi entrar com um pedido de direito de resposta contra a Rede Globo, que ainda não teve retorno. Agora, do ponto de vista jurídico, a entidade pretende procurar o Ministério Público para tomar as medidas cabíveis. "A reportagem veiculada pela Globo foi forjada. As entrevistas com o nosso povo foram simplesmente ignoradas. Até a Rede Record chegou a fazer uma reportagem negando o que havia passado na Globo, mas por pressão dos fazendeiros, ela nem chegou a ir ao ar", descreve Clédis Souza, uma das coordenadoras da Conaq.

Segundo os organizadores, a manifestação do dia 5 de outubro é mais uma oportunidade para demonstrar a insatisfação dos movimentos sociais com a mídia conservadora e suas investidas contra os setores populares. Clédis Souza diz que vários movimentos já foram contatados, como o MST e o movimento negro no sentido de se agregarem ao ato. "É importante, no dia 5 de outubro, que mostremos que também temos força para questionar esta emissora, fazendo um boicote que crie repercussão", conta.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste