É lastimável a situação da saúde pública em Itabuna. Além das irregularidades que tem sido investigadas pela Comissão Especial de Inquérito como atraso de salários, desvios de verbas, superfaturamentos, falta de medicamentos e inadimplência; hoje, existe a possibilidade da transferência da administração do Hospital de Base para o governo do estado. Essa transferência seria conseqüência da péssima gerência desempenhada pelo executivo municipal a frente do hospital.
Integrantes da secretaria estadual de saúde concluíram, recentemente, relatório sobre a auditoria feita no Hospital de Base. No relatório consta que houveram cortes no atendimento, redução do quadro de médicos plantonistas e estrangulamento financeiro, pois a prefeitura deixou de repassar recursos à unidade. A auditoria enumerou oito itens que levaram ao sucateamento do Hospital de Base, sendo os principais o abandono de equipamentos de ponta e não cumprimento de acordo de cooperação técnica e financeira firmado entre a prefeitura e a fundação que mantém a unidade médico hospitalar do município.
Para o vereador Luís Sena, a auditoria comprova realidade que ele denuncia desde o início do mandato do atual prefeito. Sena é o presidente da CEI da saúde e acredita que uma das alternativas para o Hospital de Base é a sua estadualização. O governo do estado diz que assume a gestão do Hospital caso o prefeito aceite a proposta apresentada pelo secretário estadual de saúde, Jorge Solla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário