Destaques
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Maio, a pauta dos trabalhadores e os “nossos” deputados
Maio, conhecido popularmente como o mês das mães e das noivas, também marca momentos históricos memoráveis. Em maio de 2008 nos lembramos dos 120 anos da abolição da escravidão legal no Brasil e 40 anos das agitações estudantis e operárias que abalaram a França e se espalharam pelo mundo, tendo grande repercussão no Brasil com o crescimento da resistência à ditadura militar que chegou, após o AI 5, até à luta armada.
Para os trabalhadores de todo o mundo, maio, logo no seu primeiro dia, recorda inúmeras jornadas de lutas que nos levaram a reconhecê-lo internacionalmente como nosso dia.
Esse maio de 2008 também é marcado pelo debate que começa a crescer no Congresso Nacional (apesar dos Cartões Corporativos centralizarem, “por acaso”, as atenções da grande mídia) e na sociedade em geral em torno de 3 temas essenciais para o s trabalhadores.
O primeiro diz respeito à PEC 393/01, dos senadores Paulo Paim (PT-RS), e Inácio Arruda (PCdoB-CE), que objetiva reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários. Os outros dois referem-se à ratificação de duas Convenções Internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a 151 que trata dos direitos coletivos dos trabalhadores nos Serviços Públicos, como direito à sindicalização e à negociação coletiva; e a 158 que proíbe demissões imotivadas dos trabalhadores do setor privado.
No dia 28 de maio as Centrais Sindicais realizarão o “Dia Nacional de Lutas” que focará nesses pontos, na Reforma Agrária e no Fim do Fator Previdenciário.
Nesse momento, lembro-me que, nas eleições gerais passadas, conversando com um eleitor que declarava o voto no “deputado federal de nossa cidade”, eu afirmava que gostaria de conhecer a opinião dos “candidatos da cidade” sobre assuntos importantes para os trabalhadores como os citados acima.
Os anos se passaram, deputado federal da cidade eleito, e agora? Foi marcante no lançamento do “PAC do Cacau” (no qual foram anunciados importantes investimentos do governo federal na região, sendo, segundo informações da imprensa local, quase 40% deles para renegociação das dívidas de proprietários de fazendas de cacau que terão até 80% do saldo devedor abatido) o apoio de todos os parlamentares da chamada base de sustentação do presidente Lula e do governador Wagner.
Torço para que os deputados do estado, da região, e da cidade também, tenham o mesmo empenho na aprovação das medidas que interessam diretamente os trabalhadores do país, do estado, da região, e da cidade também. É hora de pressão, trabalhadores! Olho neles eleitores!
Marlúcia Paixão, Presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus – CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
Seminário sobre comunicação supera expectativas na Bahia
O auditório do hotel Sol Barra, em Salvador, ficou pequeno para receber os participantes do “Seminário Comunicação e Eleição”, promovido pelo Comitê Estadual do PCdoB, neste sábado, (10/05). O evento reuniu pré-candidatos a prefeito e vereador, assessores de comunicação e coordenadores de campanha de 75 municípios baianos. Muitos enfrentaram mais de 8 horas de viagem, para ouvir de especialistas em marketing político dicas para fazer uma campanha eleitoral vitoriosa.
O credenciamento foi uma prévia do sucesso do evento, que obrigou os retardatários a assistirem às exposições de pé ou sentados nos corredores. Apesar do contratempo, ninguém reclamou ou deixou de ouvir atentamente às palestras de dirigentes do PCdoB, publicitários e jornalistas sobre os benefícios de uma boa campanha eleitoral. Muitos foram os que permaneceram no auditório até o final do evento às 19h30. Para a secretária estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, “esta é uma grande prova do compromisso dessas pessoas com as suas bases eleitorais. Muita gente veio do interior, estava visivelmente cansado, mas assistiu disciplinadamente às intervenções dos palestrantes. Todos entenderam a importância deste seminário como subsídio para a construção da propaganda eleitoral”.
Fazendo história - A primeira intervenção do dia foi do secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges, que lembrou do momento especial que o Brasil e a América Latina (AL) estão vivendo. Ressaltou ainda a importância do período eleitoral para acumular forças e tornar as lideranças mais conhecidas. Segundo Borges, esta eleição é decisiva para o PCdoB, que decidiu mudar de tática , adotando uma postura mais ousada e audaciosa. “Nós percebemos que as mudanças ocorridas, principalmente na AL vieram das urnas. Por isso optamos por entrar com toda a força nas eleições, não apenas para ganhar prefeituras e vagas em câmaras de vereadores, mas acima de tudo para mostrarmos nossos ideais. Isto é o que permite debater idéias e disputar hegemonia na sociedade”, declarou.
Altamiro Borges ressaltou ainda a importância do presidente Lula nas eleições de 2008. Destacou que o PCdoB esteve com Lula desde 1989, sem jamais deixar de defendê-lo, nem mesmo durante o escândalo do “mensalão”, quando até membros do PT viraram as costas para ele. “Agora é a hora de usarmos isto a nosso favor. Podemos dizer sim, que o PCdoB é co-responsável pelos programas sociais e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pois participamos desta história desde o começo”, disse. Sobre as eleições municipais, Borges lembrou que é preciso tratar de temas locais, apresentando propostas para solução dos problemas de cada cidade. Segundo ele, para ganhar a eleição é preciso ter um bom candidato, acumular forças e ter recursos.
O presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, reforçou a importância do partido para o sucesso do governo Lula. Péricles defendeu ainda a nova tática de disputar cargos majoritários como forma de levar adiante a proposta de um Brasil socialista. “Nós fazemos parte da base de Lula, mas continuamos cobrando mais avanços sociais no país. Achamos que é possível uma guinada mais à esquerda, que favoreça ainda mais a distribuição de renda no Brasil. Reconhecemos o que já foi feito, mas queremos mais e sabemos que é possível”, acrescentou. Ele orientou a construção de campanhas que tenham um discurso focado em questões locais, mas que mantenham a ligação com temas nacionais, pois a eleição de outubro é decisiva para 2010, quando estará em cheque o projeto político defendido por Lula.
Dicas e casos - Depois da parte política, começaram as mesas redondas sobre as estratégias para construção de uma boa campanha eleitoral. Os primeiros a falar foram os publicitários Sidônio Palmeira, da Leiaute, responsável pela propaganda política que elegeu o governador Jacques Wagner, e Alfredo Tavares, da Tempo Propaganda, que fez a campanha da chapa proporcional. Eles mostraram diversos exemplos de campanhas vitoriosas, apontaram idéias para uma campanha eficiente sem perder a ética e ferir a ideologia do PCdoB, além de contar experiências em diversos momentos da propaganda eleitoral. Os casos levantados, principalmente por Sidônio, ajudaram a manter o clima leve do seminário e garantiram boas risadas.
A maratona da tarde foi iniciada pela exposição da secretária estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, que tratou das diversas fases da campanha eleitoral e da necessidade de planejamento desde a pré-campanha, para que maior potencialização das idéias, forças e recursos. Em seguida o publicitário Calucho Carvalho, da Tempo Propaganda, falou sobre as especificidades do texto publicitário e as formas de utiliza-lo para conquistar mais eleitores. A mídia externa foi o tema da exposição de Moaçy Neves, da M2 Mídia. Carlos Andrade e Alberto Tavares falaram da propaganda na TV, enquanto Fernando Udo tratou do rádio, jingle e carro de som. A exibição do vídeo organizado por Carlos Andrade com exemplos de como não deve ser uma propaganda merece ser mencionado, pois rendeu um dos momentos mais descontraídos do evento.
O publico assistiu ainda à intervenção do jornalista e secretário de Comunicação do PCdoB em Salvador, Emanoel Souza, sobre o peso da militância na campanha eleitoral do partido. Houve tempo também para as dicas sobre legislação eleitoral do advogado Vandilson Costa, além de uma breve explanação sobre a propaganda eleitoral na Internet, feita por Karlo Dias. “O evento foi vitorioso apesar da longa maratona. Alguns temas deixaram um gostinho de quero mais, mas este é apenas o começo do nosso trabalho para a campanha eleitoral deste ano. Até outubro, teremos ainda muitas oportunidades de aprofundarmos as discussões. O importante foi que conseguimos reunir profissionais conceituados para dar as primeiras dicas e o público compreendeu isso, participando a contento do seminário”, concluiu Julieta Palmeira.
De Salvador,Eliane Costa
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Projeto fará de cada Emarc um Ifet
O projeto de lei que transforma as escolas da Emarc em Instituto Federal de Educação Tecnológica será enviado para votação no Congresso ainda este mês. A informação foi dada ontem pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim.
Paim informou que o Projeto de Lei da conversão já está pronto e em análise no Ministério do Planejamento. O secretário disse também que a Bahia terá dois Institutos Federais de Educação Tecnológica, um em Uruçuca e outro em Catu.
A nova instituição manterá a estrutura e os cursos técnicos atualmente oferecidos e acrescentará os de licenciatura nas áreas de química, física, biologia e matemática. A proposta é ampliar a formação de professores para o ensino médio.
Henrique Paim recebeu em Brasília os vereadores de Itabuna Luís Sena e Edson Dantas, a deputada federal Alice Portugal e o professor Jackson Prado, representando a Emarc, que tem escolas em Uruçuca, Teixeira de Freitas, Valença e Itapetinga.
A Região
Paim informou que o Projeto de Lei da conversão já está pronto e em análise no Ministério do Planejamento. O secretário disse também que a Bahia terá dois Institutos Federais de Educação Tecnológica, um em Uruçuca e outro em Catu.
A nova instituição manterá a estrutura e os cursos técnicos atualmente oferecidos e acrescentará os de licenciatura nas áreas de química, física, biologia e matemática. A proposta é ampliar a formação de professores para o ensino médio.
Henrique Paim recebeu em Brasília os vereadores de Itabuna Luís Sena e Edson Dantas, a deputada federal Alice Portugal e o professor Jackson Prado, representando a Emarc, que tem escolas em Uruçuca, Teixeira de Freitas, Valença e Itapetinga.
A Região
terça-feira, 13 de maio de 2008
Itabuna registra primeira união gay
Itabuna registrou no dia 7 sua primeira "União Estável Homoafetiva" de um casal de gays, auxiliados juridicamente pelo Grupo Humanus (Grupo Gay de Itabuna), no Fórum Ruy Barbosa.
Os "nubentes" se declaram muito felizes com o que chamam de "este pequeno grande ato" e dizem esperar que em breve o Direito e o Estado Brasileiro reconheçam todos os direitos civis da comunidade GLBT.
A advogada do grupo, Jurema Barreto, orienta os casais na elaboração dos termos do pacto de convivência, desde as cláusulas de curatela até a formalização junto ao Cartório. O grupo pode ser contactado pelo email grupohumanus@yahoo.com.br
A REgião
Os "nubentes" se declaram muito felizes com o que chamam de "este pequeno grande ato" e dizem esperar que em breve o Direito e o Estado Brasileiro reconheçam todos os direitos civis da comunidade GLBT.
A advogada do grupo, Jurema Barreto, orienta os casais na elaboração dos termos do pacto de convivência, desde as cláusulas de curatela até a formalização junto ao Cartório. O grupo pode ser contactado pelo email grupohumanus@yahoo.com.br
A REgião
MP dá 5 dias para prefeitura provar atos
O promotor público Márcio Fahel e a procuradora regional do trabalho Elisiane dos Santos deram cinco dias para a Prefeitura de Itabuna apresentar documentação comprovando que já demitiu 70% dos prestadores de serviços.
As demissões estão previstas no Termo de Ajustamento de Conduta e deveriam ocorrer até o dia 30 de março, mas há informações de que as determinações não foram seguidas.
O TAC prevê que até dezembro todos os contratados sejam demitidos pelo município e os cargos ocupados por concursados. O promotor e a procuradora também querem que a prefeitura comprove a convocação dos aprovados no concurso de janeiro.
Segundo o procurador-geral do município, Álvaro Ferreira, 450 aprovados já foram convocados. A quantidade mostra que a prefeitura não cumpriu a demissão de 70% dos prestadores de serviços para ocupar as vagas com concursados.
A Região
As demissões estão previstas no Termo de Ajustamento de Conduta e deveriam ocorrer até o dia 30 de março, mas há informações de que as determinações não foram seguidas.
O TAC prevê que até dezembro todos os contratados sejam demitidos pelo município e os cargos ocupados por concursados. O promotor e a procuradora também querem que a prefeitura comprove a convocação dos aprovados no concurso de janeiro.
Segundo o procurador-geral do município, Álvaro Ferreira, 450 aprovados já foram convocados. A quantidade mostra que a prefeitura não cumpriu a demissão de 70% dos prestadores de serviços para ocupar as vagas com concursados.
A Região
Assinar:
Postagens (Atom)