sexta-feira, 16 de maio de 2008

Seminário sobre comunicação supera expectativas na Bahia


O auditório do hotel Sol Barra, em Salvador, ficou pequeno para receber os participantes do “Seminário Comunicação e Eleição”, promovido pelo Comitê Estadual do PCdoB, neste sábado, (10/05). O evento reuniu pré-candidatos a prefeito e vereador, assessores de comunicação e coordenadores de campanha de 75 municípios baianos. Muitos enfrentaram mais de 8 horas de viagem, para ouvir de especialistas em marketing político dicas para fazer uma campanha eleitoral vitoriosa.
O credenciamento foi uma prévia do sucesso do evento, que obrigou os retardatários a assistirem às exposições de pé ou sentados nos corredores. Apesar do contratempo, ninguém reclamou ou deixou de ouvir atentamente às palestras de dirigentes do PCdoB, publicitários e jornalistas sobre os benefícios de uma boa campanha eleitoral. Muitos foram os que permaneceram no auditório até o final do evento às 19h30. Para a secretária estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, “esta é uma grande prova do compromisso dessas pessoas com as suas bases eleitorais. Muita gente veio do interior, estava visivelmente cansado, mas assistiu disciplinadamente às intervenções dos palestrantes. Todos entenderam a importância deste seminário como subsídio para a construção da propaganda eleitoral”.

Fazendo história - A primeira intervenção do dia foi do secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges, que lembrou do momento especial que o Brasil e a América Latina (AL) estão vivendo. Ressaltou ainda a importância do período eleitoral para acumular forças e tornar as lideranças mais conhecidas. Segundo Borges, esta eleição é decisiva para o PCdoB, que decidiu mudar de tática , adotando uma postura mais ousada e audaciosa. “Nós percebemos que as mudanças ocorridas, principalmente na AL vieram das urnas. Por isso optamos por entrar com toda a força nas eleições, não apenas para ganhar prefeituras e vagas em câmaras de vereadores, mas acima de tudo para mostrarmos nossos ideais. Isto é o que permite debater idéias e disputar hegemonia na sociedade”, declarou.

Altamiro Borges ressaltou ainda a importância do presidente Lula nas eleições de 2008. Destacou que o PCdoB esteve com Lula desde 1989, sem jamais deixar de defendê-lo, nem mesmo durante o escândalo do “mensalão”, quando até membros do PT viraram as costas para ele. “Agora é a hora de usarmos isto a nosso favor. Podemos dizer sim, que o PCdoB é co-responsável pelos programas sociais e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pois participamos desta história desde o começo”, disse. Sobre as eleições municipais, Borges lembrou que é preciso tratar de temas locais, apresentando propostas para solução dos problemas de cada cidade. Segundo ele, para ganhar a eleição é preciso ter um bom candidato, acumular forças e ter recursos.

O presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, reforçou a importância do partido para o sucesso do governo Lula. Péricles defendeu ainda a nova tática de disputar cargos majoritários como forma de levar adiante a proposta de um Brasil socialista. “Nós fazemos parte da base de Lula, mas continuamos cobrando mais avanços sociais no país. Achamos que é possível uma guinada mais à esquerda, que favoreça ainda mais a distribuição de renda no Brasil. Reconhecemos o que já foi feito, mas queremos mais e sabemos que é possível”, acrescentou. Ele orientou a construção de campanhas que tenham um discurso focado em questões locais, mas que mantenham a ligação com temas nacionais, pois a eleição de outubro é decisiva para 2010, quando estará em cheque o projeto político defendido por Lula.


Dicas e casos
- Depois da parte política, começaram as mesas redondas sobre as estratégias para construção de uma boa campanha eleitoral. Os primeiros a falar foram os publicitários Sidônio Palmeira, da Leiaute, responsável pela propaganda política que elegeu o governador Jacques Wagner, e Alfredo Tavares, da Tempo Propaganda, que fez a campanha da chapa proporcional. Eles mostraram diversos exemplos de campanhas vitoriosas, apontaram idéias para uma campanha eficiente sem perder a ética e ferir a ideologia do PCdoB, além de contar experiências em diversos momentos da propaganda eleitoral. Os casos levantados, principalmente por Sidônio, ajudaram a manter o clima leve do seminário e garantiram boas risadas.

A maratona da tarde foi iniciada pela exposição da secretária estadual de Comunicação, Julieta Palmeira, que tratou das diversas fases da campanha eleitoral e da necessidade de planejamento desde a pré-campanha, para que maior potencialização das idéias, forças e recursos. Em seguida o publicitário Calucho Carvalho, da Tempo Propaganda, falou sobre as especificidades do texto publicitário e as formas de utiliza-lo para conquistar mais eleitores. A mídia externa foi o tema da exposição de Moaçy Neves, da M2 Mídia. Carlos Andrade e Alberto Tavares falaram da propaganda na TV, enquanto Fernando Udo tratou do rádio, jingle e carro de som. A exibição do vídeo organizado por Carlos Andrade com exemplos de como não deve ser uma propaganda merece ser mencionado, pois rendeu um dos momentos mais descontraídos do evento.

O publico assistiu ainda à intervenção do jornalista e secretário de Comunicação do PCdoB em Salvador, Emanoel Souza, sobre o peso da militância na campanha eleitoral do partido. Houve tempo também para as dicas sobre legislação eleitoral do advogado Vandilson Costa, além de uma breve explanação sobre a propaganda eleitoral na Internet, feita por Karlo Dias. “O evento foi vitorioso apesar da longa maratona. Alguns temas deixaram um gostinho de quero mais, mas este é apenas o começo do nosso trabalho para a campanha eleitoral deste ano. Até outubro, teremos ainda muitas oportunidades de aprofundarmos as discussões. O importante foi que conseguimos reunir profissionais conceituados para dar as primeiras dicas e o público compreendeu isso, participando a contento do seminário”, concluiu Julieta Palmeira.

De Salvador,Eliane Costa

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Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste