sexta-feira, 28 de março de 2008

É HOJE! Venha comemorar os 86 anos do PCdoB na praça Olinto Leoni


O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, completou no último dia 25 de março 86 anos de fundação. Para comemorar a data, o Comitê Municipal de Itabuna realiza hoje, 28 de março, uma assembléia com seus militantes e um ato cultural na Praça Olinto Leoni (Praça do Banco do Brasil). A assembléia acontecerá no Auditório da API – Associação dos Professores de Itabuna (Prédio do Sindicato Rural, na Praça Adami) e terá início às 18 horas. Dentro da programação está a exibição de um vídeo comemorativo dos 86 anos de fundação do partido e dos 26 anos de reorganização na região sul da Bahia. A atividade cultural na praça Olinto Leoni começa por volta das 19 horas e promete muita animação. Artistas ilustres de Itabuna já confirmaram presença,como Zenrique, Léo Jorge, Jaffet Ornelas e a Banda DK Samba. Participe, leve sua família. Venha celebrar com o PCdoB mais um ano de ousadia a serviço dos trabalhadores e da nação brasileira.

Conselho Municipal de Transporte concede benefícios aos agentes comunitários de saúde


No último dia 26 de março, o Conselho Municipal de Transporte de Itabuna, concedeu aos agentes comunitários de saúde de Itabuna benefícios nunca antes conquistados. As melhorias foram conquistadas através de uma ação conjunta entre o SINDACS e a UABI-União das Associações de Bairros de Itabuna, cujo presidente Edson Gomes (PULE) é conselheiro e vice-presidente do Conselho Municipal de Transportes. As duas entidades apresentaram propostas no sentido de melhorar as condições de trabalho da categoria.

Anteriormente os agentes tinham direito a quatro gratuidades por dia, que podiam ser utilizadas até às 19 horas. O passe livre não tinha validade nos finais de semana, e não era acumulativo. Com a nova decisão os ACS poderão usufruir de 20 gratuidades semanais a qualquer hora e em qualquer dia.

O presidente do SINDACS, Roberto, e as agentes Zilar e Ana Nery, saíram da reunião certos de que os representantes do Conselho concederam o que era possível, principalmente neste momento em que os conselheiros discutem os excessos das gratuidades.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Estudantes protestam no Centro de Salvador

Centenas de estudantes realizaram uma grande marcha pelas ruas do Centro de Salvador, na manhã desta quarta-feira (26/03). O ato faz parte da jornada de lutas organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) com o tema "Educação de verdade: mais verbas, democracia e qualidade". A passeata seguiu do Campo Grande até a Praça Municipal, onde foi encerrada com um ato político.

Os manifestantes usaram faixas, cartazes, carro de som e até um mini-trio elétrico para reivindicar a ampliação das ações afirmativas nas universidades públicas, maior facilidade no acesso ao ensino superior, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e o aumento de recursos para assistência estudantil. “É necessário que se garanta a permanência do aluno carente nas universidades, com bolsas-auxílio, restaurantes e residências estudantis”, afirma o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Jéferson Conceição.

O protesto incluiu ainda pautas locais como a eleição de diretor nas escolas estaduais, passe livre no transporte coletivo e o repúdio ao aumento da passagem de ônibus em Salvador e Região Metropolitana. Para o diretor da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), Farli Santos, “ é importante ir para as ruas levantar as bandeiras do movimento estudantil, para que a sociedade e o governo tomem conhecimento de nossas reivindicações e as coloquem em prática em todo o país.”

Apoio do movimento social - A manifestação contou com a adesão de diversas entidades do movimento social. A seção Bahia da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a União da Juventude Socialista (UJS), a União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e a União Brasileira das Mulheres (UBM) marcaram presença na caminhada.

Homenagem à Edson Luís - A marcha também prestou homenagem ao estudante secundarista Edson Luís, estudante assassinado no dia 28 de março de 1968, na época da ditadura militar, durante confronto entre estudantes e a polícia no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. A morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra a ditadura militar que endureceu até decretar o AI5.

A Jornada de Lutas é realizada pela UNE e a UBES entre os dias 24 a 28 de março em todas as capitais do país, através de uma série de manifestações em defesa da educação de qualidade para todos. O tema deste ano é "Educação de verdade: mais verbas, democracia e qualidade". A jornada também vai discutir a Reforma Tributária, considerada importante por afetar diretamente o destino dos recursos da União.

De Salvador,
Eliane Costa

Sena faz corpo a corpo nos bairros


O pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Luís Sena, vem fazendo visitas diárias aos bairros de Itabuna, conversando com a população, que muito tem reclamado do estado de caos em que se encontra a cidade, da péssima administração de FG e da necessidade acabar com a alternância de poder que perdura em Itabuna desde 1989. Ontem Sena visitou os bairros Conceição (bairro onde mora) e Vila Zara, acompanhado de assessores e da militância do PCdoB. Hoje, a partir das 16 horas, o prefeiturável caminhará pelas ruas e avenidas do São Caetano. Amanhã, Sena participa às 18 horas da Plenária em comemoração aos 86 anos do Partido Comunista do Brasil, e às 19h, do ato cultural que acontecerá na praça Olinto Leone (Banco do Brasil, com apresentações de Jaffet Ornelas, Zenrique e Banda K Samba.

quarta-feira, 26 de março de 2008

PCdoB, 25 de março de 2008



Valter Luis de Oliveira Moraes


Levantemos bravos camaradas
Com a perspectiva do amanhã,
A bandeira da luta operária sob o sol ardente
Para reluzirmos a luz da liberdade,
Mostremos ao mundo o sangue
Corrente nas veias do comunismo internacional,
Do labor desprendido dos valorosos camaradas,
Que num só ideal,
Fortalece as fileiras da construção da igualdade,
De um mundo fraterno,
Considerando o homem como patrimônio da humanidade,
Enriquecido pela filosofia do amor á vida,
Voltado para as artes,
Para a estética de um mundo belo do ser,
Sem as guerras fratricidas do imperialismo.
Eis o mundo a ser construído,
Sob a responsabilidade dos comunistas
Libertários das ideologias sectárias,
Sem a doença desenfreada do consumismo
Destruidor da natureza,
Um mundo de paz para os trabalhadores,
Que bate no peito a foice e o martelo,
No coração vermelho da luta.

terça-feira, 25 de março de 2008

HOSPITAL DE BASE - CTB e Vereadores pedem estadualização do HBLEM


Em sessão especial, ocorrida ontem na Câmara de Vereadores, onde metade dos parlamentares fizeram-se ausentes, foi acentuado o problema da má gestão no Hospital de Base e da busca de alternativas e soluções. Alguns edis como, Luís Sena, Wenceslau e Acilino reivindicaram a estadualização do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães.

Os quatro membros do Conselho Estadual de Saúde, que realizaram uma minuciosa inspeção naquela unidade hospitalar, relataram que gostaram do que viram, pois encontraram um hospital maquiado, mas ficaram indignados com o que ouviram. Segundo eles, que conversaram com pacientes, funcionários e médicos, todos apontaram para uma situação caótica da unidade hospitalar e que vão elaborar com precisão um vasto relatório que será entregue a SESAB – Secretaria de Saúde da Bahia.

Tentando se defender da má gestão administrativa, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane (que chegou atrasada), culpou a pactuação com os municípios visinhos pelos grandes problemas existentes no HBLEM.

A CTB, que esteve presente com vários militantes e pretendia entregar um abaixo assinado à SESAB, contendo milhares de assinaturas da comunidade itabunense, pedindo a estadualização do hospital, adiou o ato para a próxima semana, em visita que fará ao Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla.

Comemoração será na Praça Olinto Leone

O Comitê Municipal do PCdoB em Itabuna realizará nesta sexta-feira, 28 um ato festivo, às 19 horas, na Praça Olinto Leone, centro, em comemoração aos 86 anos do partido e 26 de reorganização na região sul da Bahia.
O evento terá recital de poesia, show musical, exibição de vídeo e fotos históricas do PCdoB na região.

PLENÁRIA

No mesmo dia, às 18 horas, na API - Associação dos Professores de Itabuna, Praça Adami, será realizada uma plenária envolvendo a militância, amigos e convidados.

PCdoB 86 anos: mais ousadia a serviço dos trabalhadores e da nação


O Partido Comunista do Brasil – fundado em 1922 – vinca uma trajetória na história política nacional de luta democrática, patriótica e popular, com grandes acertos, destacados êxitos e também grandes revezes importantes; com influência política crescente em grande contingente de trabalhadores e em apreciável camada da elite pensante nacional; com períodos de zig-zags políticos, vivendo a maior parte do tempo sujeito a pesadas perdas e a adversidades próprias dos ciclos de poucas aberturas e longas restrições à democracia que o Brasil atravessou no século passado.

Por Renato Rabelo* www.vermelho.org.br
Manifestação pela saúde

Logo mais, às 10 horas, acontece na Praça Adami, uma grande manifestação denunciando a caótica situação da saúde em Itabuna e na região. O ato, organizado pelos sindicatos dos Bancários, Comerciários, Têxteis e Calçadistas, CTB, dentre outros, denunciará o estado de caos e abandono em que se encontra a saúde no sul da Bahia. Há cerca de um mês os movimentos sociais de Itabuna visitam os bairros da cidade colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue hoje à tarde aos membros do Conselho Estadual de Saúde.

Sessão especial discutirá problemas do Hospital de Base

A pedido de Luis Sena e Wenceslau Júnior, vereadores pelo PCdoB em Itabuna, acontece hoje, 25 de março, na Câmara, às 14h, sessão especial com a presença de membros do Conselho Estadual de Saúde, que prestará esclarecimentos sobre os graves problemas enfrentados pelo HBLEM de Itabuna.

O movimento social organizado pede a interferência do Estado na instituição, e para isso, organizou há pouco mais de um mês, mutirão pelos bairros de Itabuna colhendo assinaturas para um abaixo-assinado, que na oportunidade será entregue ao Conselho. O documento, além de reivindicar medidas urgentes na saúde em Itabuna, postula sobre a posterior estadualização do Hospital de Base.
“A população anseia por melhoras urgentes na saúde de Itabuna, o povo já não agüenta mais tanto descaso”, diz Sena.

"O PCdoB não é partido de coronel"


Entrevista de Luís Sena ao blog Pimenta na Muqueca

Uma das certezas reservadas para 2009 é a de que, após 12 anos, a Câmara de Itabuna não terá entre seus membros o comunista Luís Sena. Por uma decisão do PCdoB, o político oriundo do movimento sindical partirá para uma difícil briga pela cadeira de prefeito. Nessa conversa com o Pimenta, Sena fala da necessidade de união das "forças progressistas" e, num recado endereçado ao PT, considera que o momento não é propício a imposições. O pré-candidato afirma que o PCdoB tem conversado com diversos partidos, inclusive o PMDB, e diz que não assumirá a culpa caso a unidade não se concretize.

Pimenta - Em Itabuna, há um grande número de pré-candidatos a prefeito e o eleitor desconfia de que muitos desses nomes não levarão a disputa até o fim. E quanto ao PCdoB?

Luís Sena - O Brasil vive um novo momento. Muita gente não acreditava na eleição de um presidente operário, sindicalista, nordestino, que enfrentou todo tipo de adversidade. Lula se elegeu e se reelegeu com larga margem de votos, mesmo com um lado da imprensa tentando bater de qualquer jeito. A opinião pública mostra a aceitação do governo Lula. É um novo momento que a gente está vivendo. Ao mesmo tempo, a Bahia também está começando a colocar em prática esse novo momento e o PCdoB entende que o partido que antes era das lutas mais sindicais, mais populares, dos movimentos estudantis, agora chegou o momento da gente de certa forma fugir daquela idéia do partido de agitação e mostrar que os nossos quadros, além da questão da defesa firme do trabalhador, de pregar o socialismo, o partido demonstra que precisa ousar. É a ousadia de mostrar que a gente tem competência para administrar, seja uma prefeitura como a de Itabuna, seja um governo de Estado.

Pimenta - Então a candidatura é pra valer?

Sena - Nós estamos conclamando a cidade como um todo e as principais forças para interferir nesse processo (definição da candidatura). Por isso que a nossa candidatura é para congregar todas as forças políticas, porque nós entendemos que em Itabuna ninguém ganha a eleição sozinho e a cidade está cansada de ficar na dependência de dois nomes. No caso do PCdoB, nós não queremos apenas ser um nome novo para prefeito de Itabuna. Queremos apresentar um projeto novo para a cidade.

Pimenta - Quais são as linhas gerais desse projeto?

Sena - Itabuna está vivendo um verdadeiro caos. O atual prefeito, desde que assumiu, não apresentou nenhum plano administrativo e implantou o sucateamento e a desativação de instrumentos importantes. Sucateou a saúde, tirando de Itabuna a condição de referência, o que acaba atingindo economicamente a cidade. A única área do município que não teve um verdadeiro caos foi a educação, onde o próprio secretário diz textualmente que manteve o modelo anterior. Mas, nas outras áreas, não existe um plano para o saneamento básico, a urbanização. Os bairros estão abandonados e chega-se ao ponto de as empresas de ônibus dizerem que prestam um mau-serviço em decorrência do acesso difícil, o Samu, o Corpo de- Bombeiros, a Polícia Militar não chegam em algumas áreas, por conta desse abandono. Então, a cidade está vivendo um clima de baixa estima. O abandono, o desemprego são muito grandes. Existe uma carência, não há um plano de assistência social.

Pimenta - E o que você propõe para consertar esse estrago?

Sena - Estamos propondo um plano que favoreça a retomada do desenvolvimento da cidade de forma sustentável, objetivando a inclusão social. Esse plano prevê a revitalização da saúde, melhorar os índices sociais, atrair investimentos, proteger os investidores já estabelecidos e incentivar o crescimento da cidade para gerar emprego e renda. Será um projeto que não vai sair do prefeito ou do partido do prefeito, pois nossa idéia é democratizar ao máximo. Nós precisamos fazer com que os recursos da cidade sirvam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem dar ênfase a políticas meramente assistencialistas. É preciso que o cidadão se veja na condição de se emancipar e exercer efetivamente a cidadania.

Pimenta - Quando você fala que o PCdoB era o partido das lutas e agora busca ocupar espaços mais bem comportados na política, isso não indica que o PCdoB está, de certa forma, se tornando um partido burguês?

Sena - Não é que esteja mudando o perfil, o partido está absorvendo uma nova atribuição, com o envolvimento de cada militante, diferente do que era possível fazer antes. Nós vivíamos num regime antidemocrático e havia necessidade da luta, do enfrentamento, e o PCdoB tem essa marca e foi um dos principais partidos a organizar isso. Vários militantes foram perseguidos e trucidados. Tentaram dizimar o PCdoB diversas vezes. Agora, no momento em que estamos consolidando a democracia, vamos demonstrar que, além da aguerrida luta pelo socialismo em que nós acreditamos, também temos competência para gerir. Continuamos sendo o partido das massas, dos movimentos sociais, mas também podemos contribuir gerindo a cidade, o Estado e, quem sabe, tenhamos a felicidade de ver na presidência da República alguém do PCdoB.

Pimenta - O partido apresenta seu nome como núcleo de uma desejada unidade das "forças progressistas", mas que estratégias estão sendo colocadas em prática para que você exerça uma atração sobre as outras legendas?

Sena - Pela seriedade do partido, a nossa forma de fazer política, o respeito que nós temos, a conversa tem sido bastante louvável com todos esses segmentos. Com o PSB, nós temos um acordo nacional, que chega ao nível de Estado e também ao município. Aqui, o PSB tem o nome do doutor Edson Dantas como pré-candidato e nós temos um acordo para batalharmos juntos e, de certa forma, estamos sintonizados. Temos conversado com PMDB, PDT, PMN, enfim, todos os partidos que fazem parte da base do governo Wagner.

Pimenta - Como estão as conversas com o PT?

Sena - Não poderia ser diferente o tratamento com o PT, porque nós entendemos que a experiência com a eleição e reeleição de Lula, e agora a eleição de Wagner, é uma experiência positiva. Precisamos fazer com que esse núcleo construa essa forma de fazer política aqui no município. A cidade de Itabuna não pode ser governada por uma só força política, mas por setores que se reúnam em torno de um nome. E o que o PCdoB tem para oferecer é a seriedade, a manutenção dos nossos compromissos com os aliados, o que é positivo para lograrmos êxito nessa idéia da unidade.

Pimenta - PT e PCdoB estão estão sofrendo incompatibilidade de gênios? Ainda dá para discutir a relação?

Sena - A responsabilidade que o PCdoB tem na condução desse trabalho nos coloca muito a condição de ficarmos atentos às movimentações que existem. Hoje, no Estado, existe uma crescente mobilização do PMDB e as forças que compõem o governo Wagner e o governo Lula têm o dever de não deixar que seja desvirtuada a vitória das correntes progressistas. Aqui em Itabuna, temos feito um trabalho de forma respeitosa, conclamando as forças que compõem essa frente para verificarem qual é o nosso objetivo maior. Cada partido tem a liberdade de lançar candidatos, mas precisamos ter um devido momento em que vamos avaliar a conjuntura e não podemos deixar que o que está acontecendo em Itabuna continue. Ou seja, a cidade permanecer sob um governo retrógrado, sem nenhum compromisso com a cidade. Precisamos dizer não a esse tipo de política e aí é interessante a unidade.

Pimenta - O problema é na hora de decidir quem fica por cima e quem fica por baixo...

Sena - Não é a questão de um partido ser melhor do que o outro. Todos nós temos história de construção de militância, de compromisso, de coerência, ética e o eleitor é que vai saber definir o seu voto. Mas é preciso que os partidos tenham a competência de passar a mensagem correta para a população.

Pimenta - O PCdoB abre mão da cabeça de chapa em nome da unidade?

Sena - Estamos visitando os bairros, conversando com as lideranças, convencendo cada pré-candidato a vereador a falar com o seu eleitorado. Isso tem favorecido muito e vai ter o momento de se fazer uma avaliação definitiva. É claro que o PCdoB não será irresponsável e não assumirá culpa nenhuma por não acontecer a unidade na cidade de Itabuna. Em Itabuna, nenhuma força política ganha a eleição sozinha.

Pimenta - Você acha que o PT, ao não abrir mão da cabeça de chapa, dificulta a unidade?

Sena - Impor e dizer que não abre mão da cabeça de chapa dificulta, porque pode ser que o nome apresentado por determinado partido não tenha densidade eleitoral.

Pimenta - É o caso do nome posto pelo PT?

Sena - Eu diria que é muito cedo para avaliar essa questão. O PT tem direito de lançar o seu nome, assim como o PCdoB fez. A militância considerou a história do vereador Luís Sena, com três mandados, reconhecido como um dos vereadores mais atuantes, candidato a deputado estadual com 11.001 votos na cidade de Itabuna, enfrentando na disputa o cofre cheio de dinheiro do filho do prefeito. Então, eu me sinto hoje capaz de disputar a eleição, mas essa decisão não pode ser só do PCdoB, assim como não pode ser só do PT.

Pimenta - A eleição de 1996, quando as esquerdas se dividiram e facilitaram a vida de Fernando Gomes, constitui um trauma para o PCdoB?

Sena - Naquela época, faltou um pouco mais de amadurecimento de todos. Foi talvez o primeiro momento em que tentamos aquele tipo de experiência e a decisão (de ter candidato próprio) não foi só do PCdoB. Aquilo realmente criou um quadro de dificuldades, mas o PCdoB não assume a responsabilidade total. Se houvesse mais tato das forças progressistas, a história seria diferente.

Pimenta - Existe a possibilidade de você voltar a disputar uma eleição para a Câmara de Vereadores?

Sena - Um dos fatores que favoreceram ao PCdoB construir uma chapa de pré-candidatos a vereador exclusiva foi justamente o lançamento do meu nome para a majoritária. Essa candidatura tem que ser construída por todos os militantes, simpatizantes, amigos, para que o PCdoB possa disputar o pleito. Mas Luís Sena não terá o retorno à candidatura de vereador. Eu ajudo muito mais o partido colocando o meu nome para essa disputa ao cargo Executivo. A candidatura é pra valer e estamos discutindo com a militância, porque o PCdoB faz avaliação constante, diária, semanal, quinzenal. É um partido que se organiza dessa forma, não é um partido de coronel, de xerife.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Sena convoca sessão especial para debater sobre crise no Hospital de Base


A crise enfrentada pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, será tema de uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde estará presente uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia, juntamente com membros do Conselho Estadual de Saúde. A sessão ocorrerá no próximo dia 25 de março, às 14h, no Plenário Vereador Raymundo Lima.

A sessão foi convocada pelos vereadores Luís Sena e Wenceslau Júnior, ambos do PCdoB. "No mesmo dia da sessão, na parte da manhã, os técnicos da Sesab e a equipe do Conselho farão uma inspeção no hospital", afirmou Sena.

Para o vereador Luís Sena, será extremamente importante a presença das equipes do Conselho Estadual de Saúde e da Sesab em Itabuna. "A população está temerosa e nós não podemos aceitar que um hospital importante como esse seja destruído pelo descaso e incapacidade administrativa do atual governo", condena.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste