quinta-feira, 11 de outubro de 2007

COORDENADOR DA POLÍCIA CIVIL DISCUTIRÁ SEGURANÇA PÚBLICA

O delegado – coordenador da Polícia Civil, Moisés Nunes Damasceno, participará de Audiência Pública, no Plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, para apresentar o plano de atuação da polícia Civil no combate à violência e discutir medidas que possam proporcionar melhorias na segurança pública. A audiência acontece na próxima terça-feira, 16, às 14:00, e foi proposta pelos vereadores Luís Sena, Wenceslau Júnior, César Brandão, Emanoel Acilino e outros.

Câmara de Itabuna discute a exploração sexual infantil

Representantes de diversas instituições envolvidas com o combate à exploração sexual, principalmente a que atinge crianças, participaram nesta terça-feira, 09, de uma audiência pública que abordou o tema na Câmara Municipal de Itabuna. A sessão, proposta pelo vereador Luís Sena e coordenada pelo presidente Edson Dantas, enfatizou a necessidade de uma maior participação da sociedade na identificação e enfrentamento da exploração sexual infantil.

O professor Paulo Fraga, que desenvolve pesquisa sobre o turismo sexual, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e abordou a dificuldade para enquadrar o problema. “A dificuldade começa com a constatação de que o turismo sexual propriamente dito não constitui um delito”, afirmou, explicando que entre os crimes tipificados estão o tráfico de mulheres, o abuso de menores e a exploração da prostituição. O turismo sexual também foi assunto tratado pela comunicóloga Tatiana Amaral, que realizou estudos sobre o tema no mestrado em Cultura e Turismo da Uesc.

Para o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itabuna, Edson Brás, a miséria está diretamente relacionada à exploração sexual. “Não é possível discuti-la sem levar em conta a falta de saneamento básico nos bairros, o baixo nível educacional, a carência de emprego e a desagregação familiar”. Ele observou que o Creas busca atender tanto a vítima como a família, fazendo encaminhamentos para a Secretaria de Assistência Social e projetos como Peti e Agente Jovem.

A união entre os órgãos do chamado sistema de garantias de direitos foi defendida pela ex-coordenadora do Projeto Sentinela de Ilhéus, Maria José da Hora. Ela elogiou a iniciativa do vereador Luís Sena de promover a discussão. Os vereadores César Brandão, Claudevane Leite e Wenceslau Júnior, também presentes à audiência pública, destacaram a importância do debate.
Durante a sessão, que também contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Estadual, o Creas distribuiu um panfleto com informações sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e como realizar o encaminhamento de denúncias. O crime pode ser denunciado ao Conselho Tutelar, pelo telefone 3613-1124, ou pelo Disque-Denúncia nacional, bastando discar o número 100.

Câmara de Vereadores aprova contas de Geraldo Simões

Por 10 votos a 2, a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou as contas de 2003 e 2004, do então prefeito Geraldo Simões, contrariando o parecer do Tribunal de Contas dos Muícípios. Os vereadores também aprovaram, por 12x0, as contas da Câmara referente ao ano de 2005.
O plenário da Casa ficou lotado, como há tempos não se via. Do lado esquerdo militantes e dirigentes do PCdoB, PT e PSB; à direira, a clarque de FG, composta principalmente por servidores liberados do trabalho para vaiar os vereadores de oposição e (tentar) pressionar os demais. O escore final não deixa dúvida sobre a ineficácia da empreitada.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Verdades e mentiras sobre a greve do BB na Campanha Salarial 2007

Por Ricardo Carvalho*

Ouvindo as respectivas bases, os sindicatos adeptos da concepção sindical da Corrente Sindical Classista (CSC) - que não compactua com o sindicalismo de resultados -, levaram seu protesto para as conferências estaduais e a nacional contra a maneira da organização das campanhas passadas, principalmente no que se referia à mesa unificada. Enfrentando a oposição da Artsind (Articulação Sindical), corrente hegemônica dentro da CUT e do movimento sindical bancário, detentora de sete membros no Comando Nacional dos Bancários, num total de 11 (os restantes são militantes da CSC, DS, ou seja, somente 4), a proposta de mesa única foi modificada, na Conferência Nacional, por uma campanha salarial articulada, onde a proposta global dos índices econômicos (reajuste, PLR) mais a conquista de outro direito para a categoria (enfim a 13ª Cesta Alimentação), fosse garantida junto à FENABAN para todos os bancos, sejam públicos ou privados. As demais especificidades (PCS, PCC, Isonomia Salarial, etc.) seriam objetos de negociações em separados, banco por banco. E assim aconteceram e ainda estão acontecendo, vide as situações da Caixa e do Banco do Nordeste.
No último dia 03/10, os bancários do Banco do Brasil puderam acompanhar atentamente a proposta apresentada pelo banco que não cabe aqui transcrevê-la e logo pela manhã já estavam ávidos para tomar conhecimento da avaliação do Comando Nacional, que por sua vez só anunciou a defesa da proposta a tarde. Neste sentido, os bancários do BB só estariam por dentro da decisão do Comando Nacional quando da realização das assembléias, no começo da noite daquele dia.
Na assembléia da base dos bancários de Itabuna, no qual tive participação direta compondo a mesa, um grupo de colegas do BB já estava com a decisão tomada de não aceitação da proposta do banco, e assim o fizeram, votando contrariamente à recomendação do Comando. A discussão ficou mais acalorada por uma pequena, mas séria confusão: a de que o Sindicato dos Bancários de Itabuna estaria fazendo coro com a esdrúxula posição do Comando Nacional, leia-se a Articulação Sindical (que, aliás, tem representantes no movimento sindical aqui em Itabuna, no governo da Bahia e um adepto famoso, o presidente Lula).
O Sindicato dos Bancários de Itabuna tem a mesma posição da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, do Sindicato dos Bancários da Bahia e de outras entidades do país afora, que comungam com a concepção sindical da CSC, de luta de classes na qual entende que o Capital jamais cederá uma vírgula sequer para o Trabalho a não ser que os trabalhadores lutem para conseguir seus objetivos. O Sindicato dos Bancários de Itabuna não fugiu à luta em nenhum momento, cumprindo todo o calendário da campanha de participações no encontro regional em Ilhéus no mês de junho, no estadual, em Salvador (21 de abril), nas conferências estaduais (junho) e nacional (julho), além dos congressos do BNB, Caixa e do Banco do Brasil (aliás, com exceção do BNB, grandes dificuldades são encontradas na Caixa Econômica e Banco do Brasil, para que colegas participem desses fóruns importantes na construção da campanha salarial).
Realizamos com muita disposição inúmeras manifestações nos dias estratégicos, em frente aos bancos privados (várias no Bradesco), contra o pacote de maldades do BB que foi apresentado pela direção neoliberal (que precisamos derrotá-la) do banco neste período; participamos do Dia Nacional de Luta no ABN/Real pela manutenção do emprego, quando da negociação da venda deste banco para o Santander, além de utilizar de um instrumento, aliás, diga-se de passagem, que pouquíssimas entidades sindicais disponibilizam para seus associados, o boletim diário, com visitas diárias dos diretores do Sindicato, também vale a pena frisar, levando a informação do andamento não só da campanha salarial, mas de outros assuntos de interesse da categoria bancária, além também de realizar todo o trâmite legal da campanha.
Nesse sentido, a entidade sindical, sem tergiversar, primou pela responsabilidade em democratizar todas as informações inerentes à campanha salarial deste ano, além de tomar as decisões corretas na condução do movimento.
Não podemos deixar de parabenizar aqui os bravos e valorosos funcionários do BB das agências 0070, Jardins, Grapíuna e Itajuípe, por este compromisso com a luta dos trabalhadores, por deixar acesa para que todo o Estado da Bahia pudesse vê, iluminada, brilhante e arrebatadora, a chama da esperança que move corações e mentes no combate por uma vida melhor, de respeito e solidariedade entre as pessoas.

Sobre a verdadeira derrotada nesta campanha salarial, a Artsind (Articulação Sindical), e seus asseclas no Comando Nacional dos Bancários, vale a pena reproduzir trechos de uma matéria publicada na página da internet do vermelho sobre a greve dos bancários, no último dia 05/10:

Bastidores do movimento

Se por um lado não há divisão, por outro há - como em todo movimento social - disputas políticas. É se utilizando destas disputas que a mídia tenta desmoralizar a greve.
Segundo informações de lideranças do movimento sindical dos bancários, a Articulação Sindical (ArtiSind-PT), corrente majoritária na Contraf, vêm enfrentando duras críticas pelo seu sindicalismo de resultados.
‘’A ArtiSind vem vivendo um momento complicado no movimento sindical. A CUT, que assim como a Contraf é majoritariamente dirigida por essa corrente, amargou a saída do PTSU, do P-SOl, e agora, mais recentemente, dos sindicalistas do PCdoB e do PSB que fundarão uma Central classista, disse Augusto Vasconcelos, membro da Corrente Sindical Classista (CSC), força motora da futura nova central.

Assim, torna imperioso, especialmente aos bancários do BB procurar compreender o que se está desenhando para o futuro do movimento sindical no Brasil, que implica no futuro da luta dos trabalhadores. Optar por alinhamento a qualquer governo que esteja no poder, independente da matiz ideológica é infantilidade e reducionismo político ou podemos dizer que é um oportunismo condenável, pois ainda prevalecem com todo vigor duas máximas importantes pregadas pelo velho Marx: “o que move as sociedades é a luta de classes”, portanto, “trabalhadores de todo o mundo: uni-vos”.
*Ricardo Carvalho da Silva – diretor regional sul da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe

UESC e Secretaria Estadual de Saúde abrem inscrições para contratação de pessoal

Estão abertas as inscrições para a seleção pública estadual para a área da saúde. O processo será regionalizado e serão disponibilizadas 1.520 vagas, sendo 1.051 para o interior do estado, contemplando as 2ª, 4ª, 6ª, 7ª, 13ª, 15ª, 17ª, 20ª e 30ª Diretorias Regionais de Saúde (Dires), e 515 para Salvador (área da 1ª Dires). As inscrições, que só podem ser feitas pela internet, através do site http://www.consultec.com.br, ficarão abertas até o dia 18. O edital completo foi publicado no Diário Oficial de ontem (9) e está disponível site da Consultec.

No dia 18 de outubro de 2007, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) publica novo Edital de abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, para contratação de pessoal em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, visando o preenchimento de 76 (setenta e seis) vagas de Analista Universitário (Nível Superior) e Técnico Universitário (Nível Médio).

Maiores informações nos sites da Consultec (www.consultec.com.br) e da Uesc (www.uesc.br).

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PCdoB lança pré-candidatura de Luís Sena a prefeito em Itabuna

Em clima festivo, o Comitê do PCdoB em Itabuna, realizou no último domingo 7, sua
Conferência Municipal. Militantes, filiados e simpatizantes lotaram o auditório da FTC. Estima-se que cerca de 300 pessoas tenham participado da atividade, entre delegados, observadores e curiosos.

A Conferência foi iniciada com a apresentação do balanço da gestão do Comitê que ora encerrava suas atividades. O presidente do Partido em Itabuna, Ramon Cardoso, fez um balanço positivo dos dois últimos anos, mostrando o crescimento do PCdoB em números e ações. “A expressiva participação dos militantes nessa conferência é a prova de nosso crescimento”, avaliou Ramon, que também enfatizou a ousadia e determinação do Partido ao lançar a pré-candidatura de Luís Sena a prefeito e a construção de uma chapa própria de vereadores.

O vereador Wenceslau, que também é membro da Comissão Política Estadual do Partido, explanou sobre a atuação do PCdoB em todo o estado, com destaque para a iniciativa de disputar prefeituras nas cidades onde houver possibilidades. Demonstrando que a pré-candidatura de Sena está inserida em um contexto mais amplo, o vereador informou que o partido encabeçará chapas em 65 municípios baianos. No sul da Bahia, além de Itabuna, há nomes colocados para a disputa das prefeituras de Camacan, Ubatã e Itacaré. Em Una, três comunistas pleiteiam a candidatura. Outros municípios, a exemplo de Buerarema, poderão ter candidatos do partido a vice-prefeito. “Em 2008 iremos agir com audácia assegurando o crescimento do partido e elegendo o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Todo esforço no campo institucional deverá ser feito sem comprometer a consolidação do partido nos movimentos sociais, especialmente no movimento sindical, comunitário, juventude e intelectualidade. Estamos investindo pesado em formação para que o crescimento seja qualificado”, salientou o vereador comunista.

Com a presença da deputada federal Alice Portugal, foi realizado um ato de lançamento oficial da pré-candidatura de Luís Sena a prefeito. Prestigiaram o ato os vereadores César Brandão (PPS) e Edson Dantas (PSB). Em sua saudação Edson Dantas, que é presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que também é pré-candidato a prefeito, mas que não teria problema em ser vice de Sena numa coligação PCdoB/PSB. “Seria um orgulho”, declarou Dantas. A deputada federal Alice Portugal destacou a combatividade do Partido em Itabuna e afirmou acreditar no êxito da candidatura de Luís Sena “O PCdoB de Itabuna tem 25 anos de experiência e saberá conduzir esse processo da melhor forma. A pré-candidatura de Sena a prefeito não é uma iniciativa pessoal ou do PCdoB de Itabuna, ela foi uma decisão tomada pela comissão política estadual e faz parte do esforço nacional de crescimento que pretende lançar candidatos a prefeitos em diversos municípios, inclusive em 17 capitais de estado”, avalizou a deputada. Ovacionado pela plenária, o pré-candidato a prefeito Luís Sena afirmou que Itabuna está cansada do pingue-pongue no executivo e clama por novas lideranças no comando administrativo da cidade. “Quando falamos que Itabuna necessita de um nome novo estamos nos referindo a um novo projeto político para a cidade, o qual priorize uma gestão pública participativa e transparente”, afirmou Sena

Na parte da tarde os delegados elegeram o novo Comitê Municipal e a delegação que participará da Conferência Estadual do Partido no mês de novembro, em Salvador. Quebrando o protocolo, o ex-vereador Leonício Guimarães defendeu que a Conferência aprovasse a recondução de Ramon Cardoso à presidência do Partido, fato inédito na vida partidária do município, que tem por tradição reeleger os presidentes uma vez apenas. Ramon vai para o seu terceiro mandato à frente do PCdoB. Os delegados também aprovaram o nome de Márcia Rosely como vice-presidenta.

Ilhéus, Camacan e Itacaré – A conferência em Ilhéus também aconteceu no domingo 7 e teve a participação em massa da militância comunista. Aproximadamente 130 pessoas ocuparam as dependências do Ilhéus Hotel, apesar da chuva, que dificultou o acesso dos militantes da área rural. Muitas lideranças políticas do município prestigiaram o evento, como o prefeito Newton Lima (PSB), o presidente do PSB Magno Lavigne, o presidente do PT e pré-candidato a prefeito Rui Carvalho, o ex-vereador Ivo, a deputada estadual Ângela Souza (PSC), além da deputada federal Alice Portugal. A conferência elegeu seu novo Comitê Municipal, que contará com 23 membros e terá como presidenta a professora e ex-vereadora Marlúcia Paixão, após 25 anos de comando de Gustavo Silveira na presidência do Partido em Ilhéus. A indicação partiu do próprio Gustavo e foi aprovada por aclamação eufórica dos presentes. Treze delegados foram eleitos para a conferência estadual.

Em Camacan, cerca de 100 militantes do PCdoB participaram da Conferência na tarde de domingo, que lançou a pré-candidatura a prefeita da professora Conceição Muniz. Bastante representativa, a atividade contou com as presenças do presidente do PCdoB em Pau Brasil Alberto Evangelista, da presidenta e ex-vereadora do PCdoB em Canavieiras Zezé, do prefeito de Ubatã Agilson Muniz (PCdoB), dos vereadores de Itabuna Luís Sena e Wenceslau Junior, do presidente do PDT Fernando Néri, do presidente do PTB, Amauri Pinto Feliz, Fernando Vargens da EBDA, Eduardo da Bahia Pesca e Moacir, representando o PTe da deputada Alice Portugal . Todos foram unânimes em destacar a necessidade de construção de uma candidatura de esquerda na cidade, além de ressaltarem o prestígio de Conceição junto à população camacanense e da possibilidade de aglutinação dos partidos da base aliada do governo estadual em torno de sua candidatura. Nove dirigentes foram eleitos para o Diretório Municipal, que terá a professora Conceição como presidenta. Também foram eleitos cinco delegados à conferência estadual.

A conferência de Itacaré acontecerá no próximo domingo 14, quando será lançada oficialmente a pré-candidatura de Antonio de Anísio, líder absoluto nas pesquisas de opinião da cidade.

PCdoB oficializa Sena como pré-candidato

A candidatura própria a prefeito de Itabuna é fato que o diretório municipal do PCdoB tem como consumado. Esse posicionamento foi reafirmado neste domingo, dia 7, na conferência do partido, que reuniu cerca de 300 militantes no auditório da FTC. O ato oficializou o nome do vereador Luís Sena como pré-candidato na chapa majoritária. Lista com marcadores

Palavras como “audácia” e “protagonista” foram repetidas em diversos momentos da conferência. Audácia, inclusive, é o título de um documento distribuído pelo diretório durante o ato político. No manifesto, o projeto da candidatura própria é apresentado como resultado de um novo momento político da legenda, que busca o crescimento.

Representante da comissão estadual do PCdoB, o vereador Wenceslau Júnior falou sobre essa nova fase e fez questão de salientar que o partido está disposto a ampliar sua presença política, mas ressalvou: “queremos crescer, mas com qualidade. Wenceslau observou que o PCdoB “não quer inchar, pois não abre mão de sua visão social e critérios éticos". Foi além: “nossas portas estão abertas, mas não para todos; alguns, nós queremos que fiquem lá fora”.

Demonstrando que a pré-candidatura Sena está inserida em um contexto mais amplo, o vereador informou que o partido encabeçará chapas em 60 municípios baianos. No sul da Bahia, além de Itabuna, há nomes colocados para a disputa das prefeituras de Camacan, Ubatã e Itacaré. Em Una, três comunistas pleiteiam a candidatura. Outros municípios, a exemplo de Buerarema, poderão ter candidatos do partido a vice-prefeito.

A conferência foi conduzida pelo presidente do diretório municipal, Ramon Cardoso, que se referiu ao ato como "o ponto alto da democracia interna do partido". Os dirigentes abordaram a relação do PCdoB com os governos estadual e federal, e declararam que o partido sempre cumpre os seus acordos.
Fonte: Pimenta na Muqueca

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste