segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PCdoB lança pré-candidatura de Luís Sena a prefeito em Itabuna

Em clima festivo, o Comitê do PCdoB em Itabuna, realizou no último domingo 7, sua
Conferência Municipal. Militantes, filiados e simpatizantes lotaram o auditório da FTC. Estima-se que cerca de 300 pessoas tenham participado da atividade, entre delegados, observadores e curiosos.

A Conferência foi iniciada com a apresentação do balanço da gestão do Comitê que ora encerrava suas atividades. O presidente do Partido em Itabuna, Ramon Cardoso, fez um balanço positivo dos dois últimos anos, mostrando o crescimento do PCdoB em números e ações. “A expressiva participação dos militantes nessa conferência é a prova de nosso crescimento”, avaliou Ramon, que também enfatizou a ousadia e determinação do Partido ao lançar a pré-candidatura de Luís Sena a prefeito e a construção de uma chapa própria de vereadores.

O vereador Wenceslau, que também é membro da Comissão Política Estadual do Partido, explanou sobre a atuação do PCdoB em todo o estado, com destaque para a iniciativa de disputar prefeituras nas cidades onde houver possibilidades. Demonstrando que a pré-candidatura de Sena está inserida em um contexto mais amplo, o vereador informou que o partido encabeçará chapas em 65 municípios baianos. No sul da Bahia, além de Itabuna, há nomes colocados para a disputa das prefeituras de Camacan, Ubatã e Itacaré. Em Una, três comunistas pleiteiam a candidatura. Outros municípios, a exemplo de Buerarema, poderão ter candidatos do partido a vice-prefeito. “Em 2008 iremos agir com audácia assegurando o crescimento do partido e elegendo o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Todo esforço no campo institucional deverá ser feito sem comprometer a consolidação do partido nos movimentos sociais, especialmente no movimento sindical, comunitário, juventude e intelectualidade. Estamos investindo pesado em formação para que o crescimento seja qualificado”, salientou o vereador comunista.

Com a presença da deputada federal Alice Portugal, foi realizado um ato de lançamento oficial da pré-candidatura de Luís Sena a prefeito. Prestigiaram o ato os vereadores César Brandão (PPS) e Edson Dantas (PSB). Em sua saudação Edson Dantas, que é presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que também é pré-candidato a prefeito, mas que não teria problema em ser vice de Sena numa coligação PCdoB/PSB. “Seria um orgulho”, declarou Dantas. A deputada federal Alice Portugal destacou a combatividade do Partido em Itabuna e afirmou acreditar no êxito da candidatura de Luís Sena “O PCdoB de Itabuna tem 25 anos de experiência e saberá conduzir esse processo da melhor forma. A pré-candidatura de Sena a prefeito não é uma iniciativa pessoal ou do PCdoB de Itabuna, ela foi uma decisão tomada pela comissão política estadual e faz parte do esforço nacional de crescimento que pretende lançar candidatos a prefeitos em diversos municípios, inclusive em 17 capitais de estado”, avalizou a deputada. Ovacionado pela plenária, o pré-candidato a prefeito Luís Sena afirmou que Itabuna está cansada do pingue-pongue no executivo e clama por novas lideranças no comando administrativo da cidade. “Quando falamos que Itabuna necessita de um nome novo estamos nos referindo a um novo projeto político para a cidade, o qual priorize uma gestão pública participativa e transparente”, afirmou Sena

Na parte da tarde os delegados elegeram o novo Comitê Municipal e a delegação que participará da Conferência Estadual do Partido no mês de novembro, em Salvador. Quebrando o protocolo, o ex-vereador Leonício Guimarães defendeu que a Conferência aprovasse a recondução de Ramon Cardoso à presidência do Partido, fato inédito na vida partidária do município, que tem por tradição reeleger os presidentes uma vez apenas. Ramon vai para o seu terceiro mandato à frente do PCdoB. Os delegados também aprovaram o nome de Márcia Rosely como vice-presidenta.

Ilhéus, Camacan e Itacaré – A conferência em Ilhéus também aconteceu no domingo 7 e teve a participação em massa da militância comunista. Aproximadamente 130 pessoas ocuparam as dependências do Ilhéus Hotel, apesar da chuva, que dificultou o acesso dos militantes da área rural. Muitas lideranças políticas do município prestigiaram o evento, como o prefeito Newton Lima (PSB), o presidente do PSB Magno Lavigne, o presidente do PT e pré-candidato a prefeito Rui Carvalho, o ex-vereador Ivo, a deputada estadual Ângela Souza (PSC), além da deputada federal Alice Portugal. A conferência elegeu seu novo Comitê Municipal, que contará com 23 membros e terá como presidenta a professora e ex-vereadora Marlúcia Paixão, após 25 anos de comando de Gustavo Silveira na presidência do Partido em Ilhéus. A indicação partiu do próprio Gustavo e foi aprovada por aclamação eufórica dos presentes. Treze delegados foram eleitos para a conferência estadual.

Em Camacan, cerca de 100 militantes do PCdoB participaram da Conferência na tarde de domingo, que lançou a pré-candidatura a prefeita da professora Conceição Muniz. Bastante representativa, a atividade contou com as presenças do presidente do PCdoB em Pau Brasil Alberto Evangelista, da presidenta e ex-vereadora do PCdoB em Canavieiras Zezé, do prefeito de Ubatã Agilson Muniz (PCdoB), dos vereadores de Itabuna Luís Sena e Wenceslau Junior, do presidente do PDT Fernando Néri, do presidente do PTB, Amauri Pinto Feliz, Fernando Vargens da EBDA, Eduardo da Bahia Pesca e Moacir, representando o PTe da deputada Alice Portugal . Todos foram unânimes em destacar a necessidade de construção de uma candidatura de esquerda na cidade, além de ressaltarem o prestígio de Conceição junto à população camacanense e da possibilidade de aglutinação dos partidos da base aliada do governo estadual em torno de sua candidatura. Nove dirigentes foram eleitos para o Diretório Municipal, que terá a professora Conceição como presidenta. Também foram eleitos cinco delegados à conferência estadual.

A conferência de Itacaré acontecerá no próximo domingo 14, quando será lançada oficialmente a pré-candidatura de Antonio de Anísio, líder absoluto nas pesquisas de opinião da cidade.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste