Destaques
sábado, 28 de abril de 2007
OLIVIA SANTANA (PCdoB Salvador) PARTICIPA DE DEBATE EM ITABUNA
Ministério Público homenageia Olívia Santana (PCdoB-BA)
Olívia (à dir.), ao receber sua homenagem
O ato foi iniciado com a apresentação do vídeo institucional "10 Anos de Combate ao Racismo". Além dos homenageados e de representantes da sociedade civil, marcaram presença a ministra Matilde Ribeiro, da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (homenageado especial do dia); o governador baiano, Jaques Wagner (PT) e o prefeito de Salvador, João Henrique (PDT).
Durante o seu discurso, Lindivaldo Brito, procurador-geral do estado, relembrou a trajetória da promotoria - que sempre esteve aberta ao diálogo. O papel da instituição foi preponderante para denunciar a omissão do estado. Os sucessivos governos baianos corroboravam com o mito da democracia racial, uma vez que os casos de racismo não eram apurados, e seus autores continuavam impunes.
"No decurso deste decênio, compartilhamos a dor, o sofrimento, a tristeza, a baixa estima e a revolta daqueles que foram aviltados em sua dignidade humana", disse o procurador. "Mas também dividimos alegrias e conquistas, dedicando-nos a apurar as infrações penais e às causas coletivas em defesa dos direitos civis da comunidade negra".
Êxito do movimento negro
Ao se referir a Olívia, segunda homenageada do dia, Lindivaldo lembrou que, no início da promotoria, contou com o apoio da vereadora, numa época em que ela era presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e se pôs à disposição do MP. Para Olívia, aquele era um momento muito especial na sua trajetória política e de militante - a criação da promotoria demonstrou o reconhecimento institucional da luta anti-racista.
"Fico feliz em receber essa homenagem do MP", afirmou a vereadora comunista. "Isso representa as conquistas do movimento negro e demonstra que as instituições estão compreendendo que a promoção da igualdade racial deve fazer parte da agenda de todas as pessoas e órgãos que buscam um país verdadeiramente democrático".
Olívia também citou a participação das mulheres na busca pela emancipação do povo negro e saudou as deusas negras, em nome de Oxum. Além da parlamentar, foram homenageados as seguintes personalidades:
- Antônio Carlos Vovô, presidente do Bloco Ilê Ayê;
Como o governo polonês caça ex-comunistas e homossexuais
Análise: Jabor, Mainardi e o nefasto jornalismo de insulto
Por Luiz Weis
"No momento em que o Conselho de Ética anistiava deputados mensaleiros que foram reeleitos, dirigentes da Câmara e líderes partidários decidiram adotar duas medidas para se defenderem de críticas e cobranças: a votação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) criando uma espécie de Advocacia Geral do Legislativo; e a abertura de um processo contra o comentarista Arnaldo Jabor, por críticas que fez à impunidade parlamentar."
A informação é da repórter Maria Lima, do Globo. Nada a respeito, estranhamente, nem na Folha, nem no Estado.
Começando pelo fim. Em comentário na rádio CBN, Jabor disse:
"Todos sabemos que os nosso queridos deputados têm direito de receber de volta o dinheiro gasto com gasolina, seja indo para seus redutos eleitorais ou indo para o hotel com suas amantes ou seus amantes. A Câmara, ou melhor, você e eu, pagamos o custo, desde que eles levem notas fiscais para comprovar os gastos da gasosa. Será que o senhor Arlindo Chinaglia não vê isso ou só continua pensando no bem do PT? Quando é que vão prender esses canalhas? Ah, esqueci, eles têm imunidade, têm foro privilegiado, é isso aí amigos otários, otários como eu."
O Brasil é um país livre. Jabor é livre para dizer o que pensa. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, é livre para processá-lo por ofensa à honra. E eu sou livre para dizer que o processo vem em boa hora, assim como o que o agora ministro da Comunicação do governo, Franklin Martins, moveu contra o colunista Diego Mainardi, da Veja.
Sem civilidade
O que está em jogo, no caso do processo contra Jabor, não é o mérito de suas críticas ao mais do que reprovável comportamento dos deputados, a lambança que eles fazem com o meu, o seu, o nosso dinheiro. É a brutalidade mainardiana, ou reinaldo-azevediana, do protesto.
Situações de impunidade parlamentar estão na imprensa dia sim, o outro também. Nem por isso deveria ficar fora do alcance da Justiça a transgressão dos padrões elementares de civilidade, contida, no caso, na expressão "esses canalhas".
Indignação e palavrão rimam, mas não são sinônimos. E deve existir, sim, nas sociedades que se pretendam decentes, uma coisa chamada decoro jornalístico.
Democracia e liberdade de expressão servem para a denúncia substantiva dos malfeitos dos poderosos, onde quer que estejam, sejam eles quais forem. A razão de ser da denúncia é informar a sociedade e os órgãos de proteção dos interesses difusos, quando couber.
Já a baixaria do insulto de porta de botequim e o exercício do ódio podem fazer bem ao ego dos seus autores, mas degradam a liberdade de que todos devemos usufruir. Não melhoram a democracia - e, de quebra, não ajudam em nada a mudar o muito que precisa mudar no comportamento dos donos do poder protegidos por seus privilégios.
"Tiro no pé"
De resto, assediados, o que fazem suas excelências, os parlamentares federais? Resolvem usar dinheiro público para criar uma advocacia própria para eles, já não bastasse o maior escritório do gênero no país que também os atende, a Advocacia-Geral da União.
O projeto de emenda constitucional para isso não é novo. Foi aprovado no Senado em 2003. O que se decidiu ontem na Câmara, informa o Globo, foi acelerar a sua tramitação.
Mas não custa registrar, primeiro, que a iniciativa partiu do então senador Ney Suassuna, acusado no ano passado de fazer parte da máfia dos sanguessugas. [Ele não se reelegeu].
E, segundo, que a decisão da Câmara coincidiu não só com a anistia do Conselho de Ética a três protagonistas de escândalos na legislatura passada - como apontou a repórter Maria Lima - mas ainda com a apresentação dos projetos de decretos legislativos que aumentam os salários dos legisladores, ministros e presidente da República em 29,81% e instituem um gatilho salarial automático, vinculado aos aumentos do funcionalismo federal.
Sim, dá vontade de cobri-los todos de impropérios. Mas, quando se é jornalista, ou, não sendo, quando se tem acesso à mídia para informar e formar a opinião pública, esse tipo de reação é nefasto: um tiro no pé.
Como lembra, mais do que oportunamente a matéria do Globo, "ano passado, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) perdeu o emprego por causa de um texto em que chamava a CPI dos Correios de picadeiro e seus integrantes de bestas-feras".
Observatório da Imprensa
sexta-feira, 27 de abril de 2007
Chinaglia arquiva pedidos para cassar quem trocou de sigla
De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, o despacho de Chinaglia, com as respectivas justificativas apresentadas será encaminhado ainda hoje a cada partido.
PPS foi quem mais perdeu
Os oposicionistas se apoiam na interpretação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de de 27 de março, de que o mandato eletivo pertence às agremiações às quais os deputados foram eleitos. Muitos políticos, inclusive da base do governo, enxergam um sentido democrático na decisão do TSE, pois fortalece os partidos. Há controvérsia porém sobre o seu caráter retroativo, punindo os deputados que trocaram de partido antes da interpretação.
O PPS foi quem mais perdeu deputados federais – oito dos 22 que elegeu. O PSDB e o DEM, mais estruturados, mesmo assim perderam cinco deputados cada um. A última defecção, não incluída no levantamento, é da deputada Zulaiê Cobra, que promete deixar os tucanos e
bate duro no governador José Serra, mas pretende ficar na oposição. Caso a promessa se efetive, será o único caso nesta legislatura de um deputado que troca de partido e escolhe uma sigla oposicionista.
O principal sentido do troca-troca, como de costume é da oposição para o governo, em especial as siglas centristas da coalizão que apóia Lula. O PR (ex-PL), com uma notável expansão, ganhou 13 deputados no troca-troca. Segundo colocado, o PMDB expandiu em seis a sua bancada.
Freire promete recorrer
O PPS anunciou que entrará na próxima semana com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ato da Mesa Diretora que negou a devolução dos mandatos.
O presidente do PPS, suplente de senador Roberto Freire (PE), se apóia no entendimento do TSE para defender que os partidos políticos e as coligações "conservam o direito à vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional, em pedido de cancelamento de filiação e conseqüente transferência do candidato eleito por um partido para outra agremiação".Da redação, com Agência Câmara(fonte: www.vermelho.org.br)
quinta-feira, 26 de abril de 2007
CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA, TODOS À AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência ocorrerá no auditório da FTC, nesta sexta-feira, 27, às 8h da manhã. Uma ampla mobilização será realizada, com a participação dos segmentos sociais, em repúdio a este ato do executivo municipal.
SENA FALA SOBRE SUA PRÉ-CANDIDATURA
O vereador Luís Sena (PCdoB) destaca que descasos vêm ocorrendo em todos os setores da administração municipal. "A saúde está uma calamidade. Se gasta não sei quantos milhões em supostas compras de medicamentos que não chegam aos postos de saúde nem no Hospital de Base". "É uma situação crítica, principalmente para o assalariado". O vereador afirma que, com a arrecadação que Itabuna tem, mais os repasses estaduais e federais, não era para atrasar salário de servidores. Luís Sena explica que não vai apenas apontar os erros e o descaso da administração municipal, mas também estão elaborando um plano propositivo para melhorar o aspecto da cidade e a qualidade de vida do itabunense.
Segundo Sena, os primeiros passos para a criação de uma frente alternativa para administrar Itabuna já estão sendo dados, com a união entre PCdoB e PSB, além de contatos com outros partidos. "Estamos trabalhando para aglutinar o maior número de partidos possível. Queremos formar um grupo em que todos os partidos tenham direito ao mesmo espaço", diz Sena.
segunda-feira, 23 de abril de 2007
MEMBROS DO COMITÊ MUNCIPAL
Aldenes Meira Santos (Comissão Política) aldenesmeira@bol.com.br,
Antonio Dantas (Beca) becabomfim@bol.com.br,
Audaci Berilo Alves audaluta@bol.com.br,
Cácio Luiz Martins Moreira
Carlos Alberto (Garotinho)
Cid Alves Brandão (Séc. de Finanças) cidbrandao@bol.com.br,
Edson Cruz dos Santos
Edson Gomes Menezes
Filon Alves Moreira philonalves@gmail.com,
Gilson de Araújo Costa
Héllade Xavier Guimarães helade_x@hotmail.com,
Jairo Araújo dos Santos (Séc. Sindical) jairoaraujo@hotmail.com,
Jeser Cardoso dos Santos (Comissão Política) santosjeser@ig.com.br,
Jorge Barbosa de Jesus (Comissão Política)
Jorge Maicon C. Correia
José Campos Vieira jocvieira@yahoo.com.br,
José Carlos Alves da Silva (Comissão Política) carlinhoscapenga@hotmail.com,
José Carlos de Menezes Etinger (Comissão Política)
Josivaldo de Jesus Gonçalves josivaldo.acs@yahoo.com.br,
Leonicio José G. dos Santos (Séc. de Organização) leonicio3@yahoo.com.br,
Luís Carlos Sena Ribeiro (Séc. Institucional) senavereador@hotmail.com,
Luiz Carlos da Silva Júnior (Séc. Comunicação) lcjr65@gmail.com,
Márcia Rosely O. de Azevedo (Séc. Juventude) marciarosely@hotmail.com,
Marcos Silva Cardoso marcscardoso@hotmail.com,
Maria Cristina Vitória da Silva
Moizés Ferreira de Paula Neto
Ramon Cardoso dos Santos (Presidente) ramoncsa@gmail.com
Rodrigo Cardoso dos Santos rodrigocsantos@hotmail.com,
Rosineide Cairo Barbosa (Comissão Política)
Rosivaldo P. M. dos Santos (Comissão Política) rosivaldo-pinheiro@ig.com.br,
Seilma Viana Santos
Sônia Fagundes de Barros soniasfag@hotmail.com,
Tânia Maria Alves de Macedo taniacorrente@gmail.com,
Valter Luís Oliveira Moraes (Séc. de Formação) valterlomoraes@yahoo.com.br,
Vicente José da Silva Santos (Comissão Política)
Wenceslau Augusto dos Santos Jr. (Vice-Presidente) wenceslauvereador@gmail.com,
LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ÁGUA
Este movimento é uma resposta dos movimentos sociais contra a intenção do prefeito de Itabuna de entregar os serviços da EMASA ao capital privado.
A plenária acontecerá dia 24 de abril de 2007, às 17 horas na Câmara de Vereadores de Itabuna. PARTICIPE!
PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Em Itabuna será realizada uma caminhada pela Avenida do Cinquentenário e a API/APLB está convocando os alunos, pais e trabalhadores em educação, para a concentração às 8 horas, no Jardim do "O".
domingo, 22 de abril de 2007
OUTRAS PÁGINAS
REVISTA CAROS AMIGOS » http://www.uol.com.br/carosamigos
REVISTA CARTA CAPITAL » http://www.cartacapital.com.br/
CES » CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS — http://www.ces.org.br
COMUNISMO » http://www.comunismo.com.br
CRÍTICA MARXISTA » http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista
CSC » CORRENTE SINDICAL CLASSISTA — http://www.csc.org.br
REVISTA DEBATE SINDICAL - http://www.ces.org.br/debate/indice.htm
DIEESE » http://www.dieese.org.br
GUARANI» PÁGINA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL - http://www.djweb.com.br/historia/
IBASE » http://www.ibase.org.br
JORNAL A REGIÃO » http://www2.uol.com.br/aregiao/
JORNAL AGORA » http://www.agora-online.com.br/
JORNAL DIÁRIO DO SUL » http://www.jornaldiariodosul.com.br/
MILITANTE » http://www.militantehp.hpg.ig.com.br
OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA - www.observatoriodaimprensa.com.br
OFICINA DE INFORMAÇÕES - http://www.oficinainforma.com.br
PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS - http://www.pcp.pt
REVISTA PRESENÇA DA MULHER http://www.ubmulheres.org.br/telas/revista/presen_39.asp
REVISTA PRINCÍPIOS - http://www.vermelho.org.br/principios
UBES » UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS-http://www.ubes.org.br
UBM » UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES — http://www.ubmulheres.org.br
UJS » UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA - http://www.ujs.org.br
UNE » UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES — http://www.une.org.br
UNEGRO » UNIÃO DE NEGROS PELA IGUALDADE — http://unegro.saopaulo.net/
Fernando Gomes cisma em extinguir a EMASA
O vereador Wenceslau Júnior, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, assim como a bancada de oposição ao prefeito, é tenazmente contra tal projeto e pretende mobilizar todos os partidos, entidades sindicais e segmentos organizados da sociedade de Itabuna para opor-se à tal investida que pode provocar o encarecimento dos serviços hoje prestados pela EMASA, além da demissão dos servidores da referida empresa.
Wenceslau quer apresentar, junto com os demais vereadores, alternativas concretas à concessão dos serviços como a ampliação do capital social da empresa. Nesse sentido, busca audiência com o governador Jaques Wagner com a pretensão de discutir o problema do abastecimento de água não só em Itabuna, mas como nas cidades mais próximas, uma vez que se pretende construir uma barragem para captação de água no município de Itapé e que pode resolver o problema da água em boa parte da região. Medidas também estão sendo estudadas e tomadas tanto no campo legislativo quanto no jurídico, com o objetivo de garantir e reforçar a existência da EMASA, barrando de uma vez por todas a intenção destrutiva do prefeito.
CEI da saúde apura denúncia de desvios de verbas
As principais irregularidades apontadas são: superfaturamento na compra de equipamentos, desaparecimento de medicamentos do estoque e atrasos no pagamento dos salários dos funcionários da secretaria.
Partido realiza conferencia sobre questão da mulher
PC do B no governo Wagner
Sena é pré-candidato a prefeito pelo PCdoB
Como prova de alteração no modo de operar, a direção do partido pretende abrir o debate com todos os segmentos da cidade acerca do futuro programa, em busca da competência e da eficiência na gestão do município.
O partido está dialogando com as mais diversas direções das siglas partidárias, do campo democrático, existentes em Itabuna, a fim de arquitetar uma ampla frente política em apoio ao projeto de mudança consubstanciado em trabalho, eficiência e luta na materialização de uma cidade humana, progressista e justa.
Luis Sena, como sindicalista, secretário municipal e vereador por três mandatos têm dado provas que está à altura de merecer o voto do povo itabunense.
Pré-candidatos a vereador se movimentam
Buscando também apresentar nomes vinculados as lutas e demandas do povo de Itabuna a direção do partido tem mantido contato com diversas lideranças no sentido de que busquem fortalecer seus laços com o eleitorado com o objetivo de possibilitar as suas respectivas eleições e que uma vez eleitos, continuem a honrar o nome do PCdoB na Câmara de Vereadores de Itabuna.