terça-feira, 2 de outubro de 2007

Re-inauguração da sede do Sindicato dos Radialistas teve confraternização

Em comemoração ao dia do radialista, foi realizado domingo (30), no restaurante Grill a Kilo, um almoço de confraternização com a categoria. Na oportunidade, alguns comunicadores foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à comunidade através da radiodifusão.

Entre os homenageados estavam alguns profissionais que não estão mais atuando, entretanto, ocuparam lugar de destaque e são ainda lembrados como exemplo pelos mais jovens, a exemplo de Iêdo Torres, Romilton Teles e Milton Meneses.

Receberam Títulos de honra ao mérito também: Jai Rener, Clemilson Araújo, Nivaldo Reis, Jorge Eduardo, Marcos Soares, Ramiro Aquino, Robério Menezes, Raimundo Santos (Cocada), Orlando Cardoso, Joel Filho, Silmara Sousa, Rosito Alves, Magnobaldo Ribeiro, Fagundes, Djalma Silva (Jajau) e Paulo Costa.

Após o almoço, os radialistas se dirigiram para a sede do sindicato, que após ser reformada e re-inaugurada, recebeu o nome de Orlando Cardoso.

Segundo Frankvaldo Lima, presidente eleito há pouco mais de dois meses para o STERT, o evento teve como objetivo principal, além de unir a categoria que há anos estava dispersa, reunir diferentes gerações e grandes nomes, cada um com seu papel fundamental na construção da informação através do rádio. “Tivemos dois encontros: Em nossa posse e agora quase dois meses depois já com a sede reformada e os companheiros mais otimistas com a reativação do sindicato. Eles me deram um voto de confiança e pretendo lutar com todas as minhas forças para não decepcioná-los”, diz o presidente do sindicato.

Ainda de acordo com Frankvaldo, o próximo passo é colocar em prática uma campanha de filiação, visto que o STERT já possui um espaço digno para receber os filiados. “Muitos planos serão colocados em prática, inclusive o site www.stert.com.br, que está quase pronto. Temos dois meses à frente do sindicato, teremos um mandato de três anos e esperamos ao final do mesmo ter construído uma nova história para o sindicato”, finaliza.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Trabalhadores rurais realizam maior assembléia preparatória da Conferência de Itabuna



Mais de 150 trabalhadores rurais participaram ontem (30/09) da assembléia de base do Distrital do Campo, em Itabuna. Estiveram presentes assentados do PA Manoel Chinês, Primeiro de Maio, União para Todos, Liberdade, Elemita, Associação Morumbi, Associação do Serrado e Associação Roça do Povo. A assembléia, que é preparatória para a Conferência Municipal, que acontece dia 7 de outubro, no auditório da FTC, contou com a presença do pré-candidato a prefeito pelo PCdoB Luís Sena.

Em sua saudação, Sena destacou a contribuição da área rural para o crescimento do PCdoB na região. “A história do movimento pela reforma agrária em nossa região se confunde com a história do PCdoB e a expressiva participação da área nessa assembléia não me surpreende, apenas ratifica a organização do Partido na área”, frisou Sena.

Para Cristina Vitória, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna, o crescimento do Partido na área deve-se a uma tomada de consciência. “Hoje o pessoal do campo tem consciência política”. Aldenes Meira, presidente do Distrital do Campo e Tesoureiro do STR-Itabuna, afirmou que o principal fator para esse crescimento é o funcionamento regular do organismo de base. “É um trabalho coletivo. Temos buscado aproximar o partido da classe trabalhadora através da discussão cotidiana, seja através boletins ou assembléias de base”.

Além de lançar a candidatura de Luís Sena, a assembléia referendou o nome de Aldenes como candidato a vereador nas eleições de 2008. Sobre sua candidatura, Meira disse que há muito tempo a categoria discutia a possibilidade de ter uma candidatura da área rural e a decisão do Comitê Municipal de lançar chapa própria para vereador cria as condições ideais para que isso se concretize. “A categoria abraçou a candidatura, prova disso é a participação nessa conferência. Outras lideranças também estão apoiando e eu acho que faremos uma boa campanha”. Dentre estas lideranças está o ex-vereador Tonho de Ioiô (PT), que além de manifestar apoio à candidatura de Aldenes, assegurou que futuramente pretende se filiar ao PCdoB. “É uma questão de tempo”, afirmou o ex-parlamentar.

Sobre a candidatura de Luís Sena a prefeito, Meira considera uma decisão acertada do Comitê Municipal. “O momento é de audácia e ousadia. Luís Sena é um companheiro valoroso, já testado na luta, conhecido de nossa base, e temos tudo para vencer com as nossas candidaturas”, garantiu Aldenes. Cristina lembra que no período da crise cacaueira, Luís Sena foi um dos fundadores do MLT (Movimento de Luta pela Terra) aqui na região. “A área rural sabe do compromisso de Sena e do PCdoB com a luta pela reforma agrária e quer retribuir dando esse forte abraço, com voto na urna para Aldenes e Luís Sena”, assegurou a camponesa.

O Distrital do Campo realizará outra assembléia de base até o dia 3 de outubro com moradores dos assentamentos Itamaracá, Santo Antônio e Boa Lembrança, que não puderam participar da assembléia de domingo. Com essa segunda assembléia, o Distrital deve levar a maior delegação à Conferência Municipal, com 50 delegados, dos quais 37 sete já foram escolhidos.

Campnha Faça Uma Criança Sorrir acontecerá novamente em Itabuna


A exemplo do ano passado será realizada novamente em Itabuna a campanha, FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR, que tem como objetivo arrecadar brinquedos para serem distribuídos no dia 12 de outubro (Dia das Crianças) nos bairros carentes de Itabuna.

A idéia da campanha surgiu de uma conversa entre amigos, pretendendo ampliar e divulgar a distribução de brinquedos já realizada por Frankvaldo Lima no Emanoel Leão há mais de 8 anos.

Em 2006 , com apoio de algumas empresas como Gilmara Confecções, FTC, Microlins, Grupo Pai Mendonça, Granja São João, entre outras, foram arrecadados 1800 brinquedos e distribuídos nos bairros: Emanoel Leão, Mangabinha e Santo Antônio.

Este ano pretende-se adquirir mais de 2000 (dois mil) brinquedos e doa-los no Emanoel Leão, Itamaracá e serrado. Quaisquer pessoa pode contribuir doando brinquedos novos, adquirindo a camisa da campanha ou ainda se dispondo a ajudar na distribuição no dia 12/10. Os postos de doação são: FTC, Microlins, Gilmara Confecções, Rádio Difusora, Jornal e Nacional e os telefones para contato: 8807- 0996 (Falar com Kelly Dourado), 9965-0994 (Frankvaldo Lima) e 8818-9228 (Carol).

Kelly Dourado faz um apelo à comunidade grapiuna, solicitando apoio e contribuição, “São mais de 200 mil habitantes em Itabuna, se apenas 1% desta população doar um único brinquedo faremos duas mil crianças felizes em seu dia, este é o momento de mostrarmos o quanto somos solidários”.

Já Frankvaldo Lima, idealizador da campanha, diz que já foi criança carente, sabe a falta que um brinquedo faz e a tristeza de estar neste dia de mãos vazias enquanto colegas exibem os presentes recebidos. “É uma satisfação imensurável ver a alegria e o sorriso de uma criança ao receber um presente em seu dia, visto que seus pais não teriam condições de comprar, desde que era criança e não recebia brinquedos prometi a mim mesmo realizar uma campanha deste tipo, há 8 anos sinto esta satisfação e não a troco por outras alegrias, proporcionar sorriso a um pequenino nos torna pessoas mais humanas e sensíveis as necessidades dos nossos semelhantes, principalmente as crianças carentes que são indefesas e estão castigadas pela desigualdade social existente em nosso país”. Finaliza

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste