sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Sintratec completa 8 anos de luta contra a exploração capitalista

Seduzidas por isenções fiscais e a certeza da desorganização dos trabalhadores na região, fábricas de tecidos e calçados como Trifil, Penalty e Kildare, dentre outras, se instalaram em Itabuna e região no final da década de 1990. A lógica capitalista mostrava seu cartão de visitas com a exploração da mão de obra barata (algumas fábricas, como a Penalty de Itajuípe, funcionavam como cooperativa e os funcionários não chegavam a receber um salário mínimo), precarização das condições de trabalho (na Kildare era comum o acúmulo de funções: trabalhadoras eram obrigadas a fazer faxina na fábrica após a produção e a Penalty não oferecia vale transporte), humilhação (revista íntima na Trifil) e alta rotatividade (poucos permaneciam mais de três meses empregados).

Fundado principalmente por operários e operárias da Trifil e Kildare em 16 de dezembro de 1999, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia nasceu para fazer frente ao capital. Sua história de determinação e luta já foi destaque na revista Debate Sindical.

Ao longo desses oito anos, muitas batalhas foram travadas. Em 2002, os operários e operárias da Penalty paralisaram suas atividades por 24 horas exigindo melhores condições de trabalho. Em 2004, uma histórica greve de três dia na Trifil marcou a campanha salarial daquele ano e a história do movimento sindical na região para sempre.

Em 2007, mais de três mil trabalhadores e trabalhadoras, capitaneados pelo Sintratec e sua assessoria jurídica, entraram na justiça contra a Trifil porque a indústria promovia a humilhante revista íntima e não cumpria uma hora de intervalo, como prevê a lei. Somando as duas ações, cada trabalhor(a) receberá em média R$ 3.700,00, causando um prejuízo a Trifil na ordem de, aproximadamente, 8 milhões de reais.
Rosineide Cairo, presidente do Sindicato resume a luta dos operários e operárias da região na seguinte frase: “A luta da categoria contra o capital é o grande motor que nos impulsiona e nos dá força para enfrentar essa lógica perversa e excludente, que é a lógica capitalista”.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Eleições 2008, quadro indefinido

Por Ramon Cardoso*

O quadro eleitoral de 2008 em Itabuna vai se delineando lentamente. Forças políticas partidárias e pré-candidatos demonstram não ter pressa para firmar a composição de suas alianças.

Duas tendências têm tudo pra se confirmar. Uma é a não candidatura do atual prefeito Fernando Gomes e a outra é a candidatura do deputado Fabio Santana.

Luis Sena e Edson Dantas, até então, mantém o compromisso de marcharem juntos, mas, eles e seus partidos não abrem mão de conversar com as correntes que apóiam o governo Wagner.

O secretário de agricultura Geraldo Simões, tem afirmado que ele tem dois momentos para decidir sobre sua candidatura. No início de abril, momento em que aqueles que querem ser candidatos, são obrigados a se afastar de cargos do executivo e no mês de junho, período das convenções. Mas, suas movimentações são no sentido da candidatura.

Azevedo, com ou sem o incentivo do prefeito, vai tentando viabilizar sua candidatura, na esperança de ter o apoio da estrutura do centro administrativo.

Ainda tem as pré-candidaturas de Adervan, Barbosa, Roberto Barbosa, Adilson José, Acácia Pinho, Geraldo Briglia e Dinailton, que ainda não pontuaram com maior consistência nas pesquisas e ainda carecem de um contingente de militantes.

Dois macros cenários são possíveis de se estabelecer em junho de 2008. O processo eleitoral seria multipolar, com quatro ou três candidatos viáveis ou poderíamos ter mais uma vez um processo bipolar, apenas mudando um ou os dois atores principais.


*Presidente do PCdoB de Itabuna

Conam realiza encontro de associações de moradores em Itabuna

No dia 8 de dezembro (sábado), Itabuna sediará o 1º Encontro Regional de Associações de Moradores do Sul da Bahia. O encontro, que acontece na Câmara Municipal, é promovido pela Conam – Confederação Nacional das Associações de Moradores e tem como objetivo a discussão de temas relacionados ao associativismo e a tiragem de delegados visando a fundação da Federação Baiana de Associação de Moradores.
O diretor regional da Conam e presidente da Uabi (União das Associações de Moradores de Itabuna), Edson Gomes, mais conhecido como Pule, afirmou que todas as cidades do sul da Bahia foram convocadas para o evento, que terá palestras sobre associativismo, além de debates com debates com a polícia militar, GAPA – Grupo de Apoio a Prevenção da Aids, poder executivo (através da Secretario de Desenvolvimento Urbano) e poder legislativo, com a presença do vereador Luís Sena (PCdoB/Itabuna). O Primeiro Secretário da Conam, Ramiro Cora, participa do encontro e fará palestra sobre os Direitos e Deveres do Líder Comunitário.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bancada do PCdoB sai da base aliada do prefeito João Henrique em Salvador

A bancada do PCdoB na capital anunciou na tarde desta segunda-feira (3/12) a saída da base de apoio ao prefeito João Henrique(PMDB), na Câmara Municipal. Os vereadores Aladilce Souza, Everaldo Augusto, Olívia Santana e Reginaldo Oliveira compõem agora uma bancada independente na Câmara, que se posicionará e votará a favor ou contra o governo de acordo com a avaliação de cada projeto e como sempre fez o PCdoB, de acordo com os interesses da população. LEIA MAIS NO VERMELHO

Bancada do PCdoB sai da base aliada do prefeito João Henrique em Salvador

A bancada do PCdoB na capital anunciou na tarde desta segunda-feira (3/12) a saída da base de apoio ao prefeito João Henrique(PMDB), na Câmara Municipal. Os vereadores Aladilce Souza, Everaldo Augusto, Olívia Santana e Reginaldo Oliveira compõem agora uma bancada independente na Câmara, que se posicionará e votará a favor ou contra o governo de acordo com a avaliação de cada projeto e como sempre fez o PCdoB, de acordo com os interesses da população. LEIA MAIS NO VERMELHO

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Prefeitura muda data do concurso

Por determinação do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho, a prefeitura de Itabuna mudou de 4 para 21 de dezembro o prazo das inscrições ao concurso que vai contratar mais de três mil servidores.
Também houve mudança na data das provas, que seriam aplicadas na véspera do Natal e na virada de ano. Os candidatos de nível superior farão provas no dia 6 de janeiro e os de ensino fundamental e médio no dia 20.
Já os candidatos que vão concorrer a uma vaga nas fundações Itabunense de Cultura e Cidadania, Marimbeta e de Assistência à Saúde de Itabuna, serão submetidos a prova no dia 13 de janeiro.
As mudanças no edital do concurso público ocorreram depois de reclamação no Jornal das Sete, da rádio Morena FM e de A Região de que as provas seriam aplicadas na véspera do Natal e virada do ano.

Fonte: A Região

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste