sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Multinacionais burlam legislação para entrar no setor de TV paga

De jeitinho em jeitinho, burlando a legislação e agredindo a soberania do país sobre o setor de telecomunicações, as gigantes multinacionais Telmex e Telefonica assumiram o controle da maior e da terceira maior empresas de TV paga do Brasil. Tudo com a cumplicidade de setores do empresariado brasileiro. LEIA MAIS NO VERMELHO

Conferência do gás natural reúne especialistas na Bahia

Uma discussão sobre a indústria de gás natural do Brasil, envolvendo outras fontes de energia e as políticas para o meio-ambiente, com a participação de conceituados especialistas da Bahia e do Brasil. Este é o objetivo principal da Conferência da Indústria do Gás Natural 2008, do Seminário Nacional de Energia e Ambiente e do 1° Prêmio Bahiagás de Inovação, evento de grande porte que acontecerá de 9 a 11 de abril de 2008, no Bahia Othon Palace Hotel.

A realização é da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado da Bahia; Universidade Federal da Bahia - Ufba; e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb, com pré-lançamento terça-feira, dia 20 de novembro, às 17h, na Fapesb.

Serão três dias em que os aspectos mais importantes do mercado de gás natural e suas implicações e desdobramentos estarão em debate em meio a uma programação composta de palestras, mesas-redondas, mini-cursos, pôsteres e apresentações de trabalhos. O objetivo é promover o intercâmbio e a difusão do conhecimento, incentivar a pesquisa e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de gás natural na Bahia.

O evento, previsto para um público de 350 pessoas, vai reunir profissionais, empresários, pesquisadores, professores e estudantes interessados no desenvolvimento da cadeia produtiva do gás natural. As especificidades desta indústria serão debatidas em palestras que terão os seguintes temas: Exploração e produção; Abastecimento, transporte e distribuição; Usos do gás natural; Regulação; Responsabilidade sócio-ambiental; Novas tecnologias e energias alternativas; Biotecnologia aplicada à indústria do gás natural e ao meio ambiente.

A pesquisa e inovação no campo do gás natural serão estimuladas por meio do 1º Prêmio Bahiagás de Inovação, concedido em dinheiro a trabalhos nas categorias empresarial e acadêmica. Serão distribuídos prêmios de até R$ 70 mil a trabalhos sobre o gás natural dos alunos dos cursos de nível médio, graduação, mestrado, doutorado e das empresas que mais se destacaram no uso eficiente do gás natural.

Para os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de GN serão oferecidos mini-cursos, com temas como Aplicações e usos do gás natural; Exploração e produção do gás natural; Um caso prático de co-geração – Iguatemi Energia; Projeto de instalação residencial; Programa gás seguro aplicado ao GNV; Tecnologia diesel - gás aplicado a motores de combustão, entre outros.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Itabuna e Ilhéus podem ter 25 vereadores

A Câmara dos Deputados tem na pauta de votações desta semana a emenda constitucional que prevê o aumento do número de vereadores em municípios como Itabuna e Ilhéus. Se aprovado, eles ganharão mais 6 vagas.

A emenda prevê a criação de 7.639 vagas para vereadores nos 5.562 municípios brasileiros. A proposta já foi aprovada numa Comissão Especial da Câmara dos Deputados no ano passado.
Na realidade, trata-se de reação a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral de abril de 2004, que determinou a extinção de 8.528 cadeiras de vereadores em todo o país.

Além de Itabuna e Ilhéus, a medida visa aumentar o número de vereadores em municípios como Itajuípe, Coaraci, Buerarema, Ibicaraí, Canavieiras e Camacan. Esses municípios ganhariam entre dois e quatro vereadores.
Fonte: A Região

Conferência Estadual fortalece o PCdoB na Bahia

O Partido Comunista do Brasil sai ainda mais fortalecido da Conferência Estadual na Bahia, encerrada no último domingo (11/11), em Salvador. O grande número de participantes no encontro, o maior já realizado no estado, reflete o crescimento da legenda nos últimos anos, além de reafirmar o acerto da nova política eleitoral adotada pelo partido de ser audacioso na conquista de cargos nas eleições majoritárias e na ampliação de sua influência no parlamento, sem abrir mão de sua ideologia. LEIA MAIS NO VERMELHO

É caótica a saúde pública em Itabuna

Por Jorge Barbosa*
Há pouco tempo os serviços de saúde em nossa cidade eram considerados referência, apesar de não serem perfeitos e necessitarem de ajustes. Entretanto, em pouco mais de dois anos a Saúde é avaliada como em situação caótica, e como sempre quem mais sofre são os pobres e necessitados.

O Hospital de Base, maior investimento no setor nos últimos anos e que serve aos municípios de toda a Região, é motivo de todo tipo de crítica, o seu Pronto Socorro tem negado constantemente amparo a pacientes que necessitam de atendimento ambulatorial (sou testemunha). O Pronto Socorro do Hospital Calixto Midlej encontra-se fechado (em reforma), assim, quem necessita de emergência médica é obrigado a recorrer ao Pronto Atendimento (particular) que naturalmente não é conveniado ao SUS – Sistema Único de Saúde. Os relatos são os mais aterrorizantes, sombrios e funestos possíveis.
Precisamos tomar uma providência, cabe aos segmentos sociais organizados e as lideranças políticas da nossa Região e do nosso Estado fazer alguma coisa e com urgência. Ficar calado e para e ser conivente com o crime de abandono.

Lembremos do humanista juramento de Hipócrates:

“Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano o mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça”.

*Jorge Barbosa de Jesus – presidente do SEEB de Itabuna e Região

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste