Uma discussão sobre a indústria de gás natural do Brasil, envolvendo outras fontes de energia e as políticas para o meio-ambiente, com a participação de conceituados especialistas da Bahia e do Brasil. Este é o objetivo principal da Conferência da Indústria do Gás Natural 2008, do Seminário Nacional de Energia e Ambiente e do 1° Prêmio Bahiagás de Inovação, evento de grande porte que acontecerá de 9 a 11 de abril de 2008, no Bahia Othon Palace Hotel.
A realização é da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado da Bahia; Universidade Federal da Bahia - Ufba; e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb, com pré-lançamento terça-feira, dia 20 de novembro, às 17h, na Fapesb.
Serão três dias em que os aspectos mais importantes do mercado de gás natural e suas implicações e desdobramentos estarão em debate em meio a uma programação composta de palestras, mesas-redondas, mini-cursos, pôsteres e apresentações de trabalhos. O objetivo é promover o intercâmbio e a difusão do conhecimento, incentivar a pesquisa e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de gás natural na Bahia.
O evento, previsto para um público de 350 pessoas, vai reunir profissionais, empresários, pesquisadores, professores e estudantes interessados no desenvolvimento da cadeia produtiva do gás natural. As especificidades desta indústria serão debatidas em palestras que terão os seguintes temas: Exploração e produção; Abastecimento, transporte e distribuição; Usos do gás natural; Regulação; Responsabilidade sócio-ambiental; Novas tecnologias e energias alternativas; Biotecnologia aplicada à indústria do gás natural e ao meio ambiente.
A pesquisa e inovação no campo do gás natural serão estimuladas por meio do 1º Prêmio Bahiagás de Inovação, concedido em dinheiro a trabalhos nas categorias empresarial e acadêmica. Serão distribuídos prêmios de até R$ 70 mil a trabalhos sobre o gás natural dos alunos dos cursos de nível médio, graduação, mestrado, doutorado e das empresas que mais se destacaram no uso eficiente do gás natural.
Para os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de GN serão oferecidos mini-cursos, com temas como Aplicações e usos do gás natural; Exploração e produção do gás natural; Um caso prático de co-geração – Iguatemi Energia; Projeto de instalação residencial; Programa gás seguro aplicado ao GNV; Tecnologia diesel - gás aplicado a motores de combustão, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário