quarta-feira, 30 de maio de 2007

O caso RCTV e a liberdade de imprensa


Por Marco Aurélio Weissheimer - Carta Maior
A mídia sai em defesa da RCTV, acusa Chávez de golpear a liberdade de imprensa e silencia sobre a atuação golpista da emissora. Devia ouvir ex-editor da CNN e ex-gerente da RCTV que defendeu a cassação da concessão da emissora, por sua participação no golpe de 2002. Leia mais: Agência Carta Maior

NOTA DA DEPUTADA ALICE PORTUGAL SOBRE A INSTALAÇÃO DE UM CEFET NA REGIÃO SUL DA BAHIA

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) manifestou-se surpresa com a nota enviada pelo deputado Veloso, a este respeitável órgão de imprensa, acerca da luta pela criação do CEFET na região Sul da Bahia.
Como é do conhecimento de todos que acompanham a imprensa escrita, a saber o jornal "A Região" e o Diário do Sul" já publicavam em agosto de 2005 as iniciativas tomadas pela Câmara Municipal de Itabuna, assim como de outros municípios circunvizinhos, com o apoio da deputada, no sentido de levar um Centro Federal de Ensino Tecnológico para esta região baiana, há tempos conhecida pelo vazio tecnológico e carente, portanto, de formar sua mão de obra juvenil.
Assim como o projeto apresentado pela deputada Alice Portugal, em 26/04/2006 com o número 6939/2006. que previa a instalação de um CEFET no sul da Bahia.
Uma comissão, autorizada pela Câmara Municipal, reuniu-se com o Secretário de ensino teconlógico do MEC, Dr. Eliezer Pacheco, que elencou o Sul da Bahia no segundo bloco de expansão dos CEFET´s em nosso estado.
O critério utilizado para a indicação do município de Itabuna foi lastreado na centralidade geográfica da cidade, conforme dados abaixo. Jamais em um estímulo para acirrar a ultrapassada disputa entre cidades irmãs. O movimento realizado foi suprapartidário e intermunicipal. O MEC deu garantias de que a instalação seria feita atendendo estes critérios geográficos, a ponto do Secretário Estadual de Educação ter anunciado o fato quando da ida do Sr. Ministro da Educação a Salvador no mês passado.
Itabuna encontra-se melhor localizada para atender as demandas da juventude das seguintes cidades: Itajuípe, Coaraci, Almadina, Itapitanga, Ibirataia, Barro Preto, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Buerarema, São José da Vitória, Jussarí, Arataca, Camacan, Pau Brasil, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Gandú, Ibirapitanga e muitos outros municípios.
Foi uma surpresa para todos, quando no texto do Edital do dia 02 de maio deste ano, vem publicado o município de Ilhéus, com a complementar informação que isto teria se dado pela influência do deputado recém eleito pelo PPS e hoje migrado para o PMDB.
Imediatamente todos os setores participantes da movimentação buscaram explicações para o fato. A informação dada pelo MEC é que fora informado que o Centro de Formação da CEPLAC, a EMARC sediada em Uruçuca, ficava em Itabuna, estando esta cidade já contemplada por uma unidade de ensino técnico federal.
A deputada Alice Portugal lamenta a tentativa danosa de produzir desentendimentos entre ela e o Sr. Ministro. "Pelo visto, o recém eleito colega não sabe que a EMARC não é ligada ao MEC, e sim à CEPLAC e ao Ministério da Agricultura, não sendo qualquer demérito para o Sr. Ministro não tê-la geograficamente mapeada de pronto" afirma a deputada.
A informação também sobre uma lista de deputados é irrelevante, pois na Câmara dos Deputados todos os parlamentares assinam listas de apoio a iniciativas como esta.
A deputada pontua que é conhecida na Bahia por sua luta em defesa da educação pública e de qualidade. Também pelo seu espírito solidário e amplo que a faz respeitada, inclusive pelos mais diametrais adversários. Duas vezes deputada estadual e no segundo mandato como deputada federal, Alice Portugal jamais construiu prestígio na busca de desprestígio alheio.
Na aludida sessão da Câmara Municipal de Itabuna, ococrrida no dia 25 de maio, com a participação da sociedade civil, da UESC, Diretoria da DIRES, dentre outras autoridades dos municípios circunvizinhos, optou-se por uma busca de mediação territorial, já previamente contando com anuência do MEC.
Sem qualquer intenção de frear o ritmo do deputado, que pretende introduzir-se na seara educacional, muito pelo contrário, a deputada o entende e o saúda como mais um aliado, não só da juventude de um município, mas de toda uma região carente de ensino técnico almejado.
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA

Servidores de Jussari entram em greve

Os servidores da area de manutenção da Secretaria de Educação do Municipio de Jussari, porteiros, serventes e merendeiras, estão em greve por tempo indeterminado. Aderiram à greve também as Tias da Creche Mãe Marieta. O motivo é o atraso dos salários, que não são pagos desde de abril de 2007.
O vereador Jessé Bispo (PMDB), na sessão plenária da Câmara de Vereadores do dia 29 de maio, última terça-feira, protestou contra o descaso da prefeitura em relação aos funcionários e afirmou ter vergonha de fazer parte do grupo do prefeito.
Os demais servidores também ameaçam entrar em greve.

Reforma política: lista e financiamento público ganham apoio

A discussão sobre a reforma política, iniciada na Comissão Geral na tarde de segunda-feira (28), prosseguiu na manhã desta terça-feira (29) com uma participação exclusiva dos parlamentares. A exemplo dos representantes da sociedade civil, que participaram do debate inicial, também entre os parlamentares existe consenso sobre a necessidade da reforma e discordância com relação às regras que devem ser adotadas. Dois temas, porém, parecem ter o apoio da grande maioria dos deputados: o financiamento público das campanhas e a votação em listas partidárias. Leia mais: Vermelho. A esquerda bem informada

terça-feira, 29 de maio de 2007

Professores estaduais decidem manter greve


Navalha na raiz da corrupção

por Adalberto Monteiro*
A semana fechou e uma nova se inicia ainda sob os impactos da “operação navalha”. A navalha da PF por mais necessária e eficiente que seja não alcança a raiz. O financiamento privado das campanhas eleitorais é a fonte de boa parte dos escândalos e ilícitos e permanece intocável. Entremeio, vozes se elevam contra os “excessos” que teriam sido praticados pela Polícia Federal. O assunto tem relevância. O severo combate à corrupção deve seguir seu curso sem, todavia, ferir a legalidade democrática.
Leia mais: VERMELHO. A esquerda bem informada.

Os mercenários de Bush no Iraque

por Altamiro Borges*
O jornal Folha de S.Paulo publicou neste domingo uma aterrorizante reportagem do seu correspondente em Washington, Sérgio Dávila, sobre os mercenários dos EUA que atuam na carnificina do Iraque. “Há hoje entre 100 mil e 130 mil ‘soldados privados’, termo preferido pelas companhias que os empregam, em ação na guerra, a maioria em atividades ligadas à segurança e à defesa. O total é quase o equivalente aos 145 mil soldados norte-americanos atualmente no país. Estima-se que US$ 0,40 de cada dólar destinado ao Iraque pelo contribuinte americano pare nas mãos de uma empresa de segurança privada”, relata.
Leia mais: VERMELHO. A esquerda bem informada.

Caixa Econômica em Camacan

Aconteceu na última sexta-feira, 25/5, no Escritório de Negócios da Caixa Econômica Federal em Itabuna, reunião com a presença da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), representantes da Associação Comercial de Camacan e do Clube de Diretores Lojistas com o superintendente regional da instituição. O encontro teve como objetivo reivindicar junto à Caixa Econômica, a reativação da agência do banco na cidade de Camacan.
A reunião contou com a presença do vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e vereador Luis Sena (PCdoB) e da representante da APLB/Camacan, professora Conceição Muniz.
Segundo Sena, é muito positivo que a comunidade de Camacan mobilizada exija a reativação da agência da Caixa Econômica Federal, um instrumento de desenvolvimento regional de muita importância para o município.
"Vale lembrar que o Sindicato dos Bancários realizou uma grande luta e mobilizou a população camacaense quando a instituição resolveu fechar aquela unidade, há anos atrás", disse Sena.
Conceição afirma que é um compromisso dela e da deputada Alice Portugal lutar pela reinstalação da Caixa Economica Federal no Municipio de Camacan e que esta é uma luta de todo o povo .

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Exames de Câncer para os trabalhadores

Tramita na Câmara Federal Projeto Lei que altera o art. 453 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo que os trabalhadores possam se ausentar do serviço, quando comprovado, para realização de exame preventivo de câncer do colo de útero, de câncer da mama ou de câncer da próstata. O Projeto de Lei é de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/Bahia).
Segundo o parlamentar, a Lei visa proporcionar aos trabalhadores de ambos os sexos a oportunidade de realizarem, sem preocupações quanto a perdas salariais, exames preventivos contra tipos de câncer de elevada freqüência e mortalidade no País. A proposta permite ao trabalhador faltar ao trabalho sem prejuízos financeiros, para a realização de exames preventivos dessas enfermidades.

Conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, apesar da existência de métodos preventivos simples, eficientes e de baixo custo, apenas em 2004 foram registrados no Brasil: 9.876 óbitos por câncer da mama, 4.393 óbitos por câncer do colo do útero (além de 2.749 óbitos por câncer de outras partes do útero) e 9.590 óbitos por câncer da próstata.

Estimativas feitas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2006 mostraram que neste ano foram diagnosticados cerca de 472.050 mil novos casos, e os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele não melanoma, foram os de próstata e pulmão no sexo masculino, e mama e colo do útero no sexo feminino.

Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste