quarta-feira, 30 de maio de 2007

NOTA DA DEPUTADA ALICE PORTUGAL SOBRE A INSTALAÇÃO DE UM CEFET NA REGIÃO SUL DA BAHIA

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) manifestou-se surpresa com a nota enviada pelo deputado Veloso, a este respeitável órgão de imprensa, acerca da luta pela criação do CEFET na região Sul da Bahia.
Como é do conhecimento de todos que acompanham a imprensa escrita, a saber o jornal "A Região" e o Diário do Sul" já publicavam em agosto de 2005 as iniciativas tomadas pela Câmara Municipal de Itabuna, assim como de outros municípios circunvizinhos, com o apoio da deputada, no sentido de levar um Centro Federal de Ensino Tecnológico para esta região baiana, há tempos conhecida pelo vazio tecnológico e carente, portanto, de formar sua mão de obra juvenil.
Assim como o projeto apresentado pela deputada Alice Portugal, em 26/04/2006 com o número 6939/2006. que previa a instalação de um CEFET no sul da Bahia.
Uma comissão, autorizada pela Câmara Municipal, reuniu-se com o Secretário de ensino teconlógico do MEC, Dr. Eliezer Pacheco, que elencou o Sul da Bahia no segundo bloco de expansão dos CEFET´s em nosso estado.
O critério utilizado para a indicação do município de Itabuna foi lastreado na centralidade geográfica da cidade, conforme dados abaixo. Jamais em um estímulo para acirrar a ultrapassada disputa entre cidades irmãs. O movimento realizado foi suprapartidário e intermunicipal. O MEC deu garantias de que a instalação seria feita atendendo estes critérios geográficos, a ponto do Secretário Estadual de Educação ter anunciado o fato quando da ida do Sr. Ministro da Educação a Salvador no mês passado.
Itabuna encontra-se melhor localizada para atender as demandas da juventude das seguintes cidades: Itajuípe, Coaraci, Almadina, Itapitanga, Ibirataia, Barro Preto, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Buerarema, São José da Vitória, Jussarí, Arataca, Camacan, Pau Brasil, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Gandú, Ibirapitanga e muitos outros municípios.
Foi uma surpresa para todos, quando no texto do Edital do dia 02 de maio deste ano, vem publicado o município de Ilhéus, com a complementar informação que isto teria se dado pela influência do deputado recém eleito pelo PPS e hoje migrado para o PMDB.
Imediatamente todos os setores participantes da movimentação buscaram explicações para o fato. A informação dada pelo MEC é que fora informado que o Centro de Formação da CEPLAC, a EMARC sediada em Uruçuca, ficava em Itabuna, estando esta cidade já contemplada por uma unidade de ensino técnico federal.
A deputada Alice Portugal lamenta a tentativa danosa de produzir desentendimentos entre ela e o Sr. Ministro. "Pelo visto, o recém eleito colega não sabe que a EMARC não é ligada ao MEC, e sim à CEPLAC e ao Ministério da Agricultura, não sendo qualquer demérito para o Sr. Ministro não tê-la geograficamente mapeada de pronto" afirma a deputada.
A informação também sobre uma lista de deputados é irrelevante, pois na Câmara dos Deputados todos os parlamentares assinam listas de apoio a iniciativas como esta.
A deputada pontua que é conhecida na Bahia por sua luta em defesa da educação pública e de qualidade. Também pelo seu espírito solidário e amplo que a faz respeitada, inclusive pelos mais diametrais adversários. Duas vezes deputada estadual e no segundo mandato como deputada federal, Alice Portugal jamais construiu prestígio na busca de desprestígio alheio.
Na aludida sessão da Câmara Municipal de Itabuna, ococrrida no dia 25 de maio, com a participação da sociedade civil, da UESC, Diretoria da DIRES, dentre outras autoridades dos municípios circunvizinhos, optou-se por uma busca de mediação territorial, já previamente contando com anuência do MEC.
Sem qualquer intenção de frear o ritmo do deputado, que pretende introduzir-se na seara educacional, muito pelo contrário, a deputada o entende e o saúda como mais um aliado, não só da juventude de um município, mas de toda uma região carente de ensino técnico almejado.
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste