quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Revista 'Princípios' denuncia ditadura da mídia


Criada para difundir e fomentar o debate crítico, a revista Princípios chega ao número 91 com um tema que assumiu relevância na agenda política do país: a democratização da mídia.

Capa da edição atual de 'Princípios' Segundo a revista, a comunicação social plural que está consagrada pela Constituição - foi sufocada pelo monopólio midiático. A liberdade de imprensa é também aviltada e reduzida à "liberdade de empresa". Conglomerados de mídia atuam, sem marco regulatório, sob a regência, quase tão-somente, da ganância de seus interesses. Princípios afirma que, para o avanço da democracia no país, é imperativo o enfrentamento dessa questão.

Para desvendar essa temática, a revista publica textos de autores que a tem estudado exaustivamente: do secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges, do sociólogo e jornalista Venício A. de Lima; do jornalista e editor do jornal A Classe Operaria, José Carlos Ruy; do mestre em Comunicação Social, Rodrigo de Carvalho; e do jornalista e sociólogo Laurindo Lalo Leal Filho.

Mesmo com o atual crescimento e difusão das tecnologias da comunicação, o debate em questão diz respeito à ideologia que se está transmitindo. A necessidade da mídia em uma sociedade emancipada demanda muito mais do que mudanças nas leis e ampliação ao acesso aos meios de comunicação: demanda repensar o princípio ideológico das mensagens que têm sido reforçadas e propagadas aos quatro ventos.

Mas parece que o esquema de produção de verdades absolutas está, no início do século 21, frente a frente a uma crise existencial. Através da experiência do Vermelho, o jornalista Bernardo Joffily - outro colaborador dessa edição de Princípios - exemplifica como o povo se mostra cada vez mais interessado em uma imprensa informativa, de qualidade, comprometida com os ideais progressistas.

A revista também apresenta artigos que acompanham outros temas da atualidade. No campo internacional, Patrick Theuret faz uma reflexão sobre a política francesa com a eleição presidencial de Nicolas Sarkozy, em seu texto "Vitória da direita na França". Marcos Antonio Macedo e Rafael Fagundes Cagnin, professor do Instituto de Economia da Unicamp e mestrando em Economia, através do artigo "A dinâmica do sistema financeiro imobiliário no Estados Unidos", trazem uma análise do mercado imobiliário estadunidense.

Já o jornalista Dilermando Toni, em seu artigo "Grandes desafios e disputas internacionais", comenta as principais disputas do capitalismo de hoje: os recursos energéticos e o comércio internacional. A. Sérgio Barroso, doutorando em Economia através do artigo "Globalização financeira: uma revolução capitalista?", analisa a evolução do capitalismo monopolista.

A edição traz dois artigos sobre a questão de gênero e a política: "Mulheres na política: subverter valores, reordenar espaços", da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); e "Políticas Públicas sobre a ótica de gênero" da jornalista e presidente estadual do PCdoB-RJ, Ana Rocha. A revista finaliza com um texto do jornalista André Cinta sobre dois grandes cineastas, falecidos em julho deste ano: "Bergman, Antonioni e o falso ´fim de uma era'".

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste