quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Curso para quadros do PCdoB/Bahia começa neste domingo

A formação continuada da militância é uma preocupação constante do PCdoB. Na Bahia, a Comissão Estadual de Formação realiza entre os dias 17 e 27 de fevereiro, o Curso do Nível II da Escola Nacional para Quadros do PCdoB. As aulas acontecem na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. A abertura será neste domingo (17/2), às 19h, com a palestra "A política de quadros do PCdoB", proferida pelo secretário estadual de organziação, Davidson Magalhães.
A Casa de Retiro São José está localizada na rua Domingos de Oliveira, 195, Mar Grande. Para chegar ao local os participantes do interior devem seguir direto para ilha, via Nazaré das Farinhas. De Salvador, é possível ir de Ferry Boat ou Catamarã até a Ilha de Itaparica e utilizar o serviço de transporte até Mar Grande. Existe ainda a alternativa de pegar uma lancha direto para Mar Grande no terminal que fica em frente ao Mercado Modelo, no Comércio.

Novos desafios - O Curso Nível II integra o conjunto de medidas, aprovadas pelo Comitê Central para que o Partido esteja a altura dos desafios decorrentes da sua tática atual, mais afirmativa e audaciosa, e possa encarar de frente as demais exigências do nosso tempo. "O estudo continuado e aprofundado do marxismo e da realidade brasileira é fundamental para que os novos dirigentes do PCdoB cumpram a sua função histórica de organizar e orientar a transformação da sociedade nas atuais condições da luta política, ideológica e social, declarou o secretário estadual de Formação, Milton Barbosa.

Participam do curso integrantes do Comitê Estadual e dos Comitês Municipais indicados pela Comissão de Organização e aprovados pelo Secretariado e pela Comissão Política Estadual do PCdoB. A equipe de educadores será composta por professores da Escola Nacional e Estadual e por integrantes do secretariado estadual. Entre os instrutores estão José Carlos Ruy, do Comitê Nacional, que fala sobre a história das idéias marxistas no Brasil, no dia 20/02, e o secretário nacional de Organização,Walter Sorrentino, que fará palestra sobre o Partido Comunista no século 21: permanência e renovação, no dia 26. Neste mesmo dia, o presidente do PCdoB na Bahia, Péricles de Souza, dará aula sobre o programa socialista para o Brasil e a tática atual do Partido.

Confira os principais conteúdos abordados pelo curso:

1. O significado histórico do Marxismo-Leninismo: Contexto do surgimento do marxismo, o desenvolvimento das ciências e da prática revolucionária, suas fontes teóricas e partes constitutivas. O marxismo da época do imperialismo. Elementos da história do marxismo-leninismo no Brasil.

2. Concepção de mundo no materialismo dialético: Relação entre filosofia e ciência, relação entre o ser e o pensar (matéria / consciência, realidade / pensamento; objetividade / subjetividade; materialismo / idealismo). A relação homem-natureza - a evolução da vida e o surgimento do homem; o trabalho e a linguagem como traços distintivos do humano.

3. Origem e desenvolvimento da sociedade: Modo de produção e classes sociais, conceito de proletariado. O que são luta de classes e Estado. Luta de classes e Estado no Brasil.

4. A dinâmica do modo de produção capitalista: O método da economia política em Marx; conceitos de mercadoria e trabalho. Teoria do valor e mais-valia. Conceito de capital e sua formula geral. O Capitalismo e suas crises. A fase imperialista do capitalismo: financeirização, guerras, globalização, etc. O capitalismo no Brasil: da industrialização de 1930 ao PAC de 2007. Considerações sobre o projeto nacional-democrático desenvolvimentista atual.

5. O socialismo como necessidade histórica: Conceitos de socialismo utópico e cientifico. O significado histórico das revoluções do século XX. A derrota na URSS: legados e lições. A crise do marxismo e do socialismo e a defensiva estratégica. Fundamentos teóricos e a relação dialética entre tática e estratégia. A tática atual.

6. Concepção, história e lutas do Partido Comunista: Concepção de Partido. Gênese, fundamentos, valores, embates para a sua afirmação teórica, política, ideológica e organizativa. Um partido para o século XXI: permanência e renovação. O programa socialista para o Brasil e a nova luta pelo socialismo.

De Salvador,
Eliane Costa

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste