segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pela estadualização do Hospital de Bas

Por Jorge Barbosa*

A greve dos trabalhadores do Hospital de Base só fez nos chamar ainda mais à atenção para os sérios problemas vividos pela Instituição. Salários pagos em atraso, redução do quadro de pessoal, falta de medicamentos e equipamentos cirúrgicos, além de matérias fundamentais como, lençóis e aparadeiras. Em função de todos esses problemas o atendimento ambulatorial de emergência foi extremamente reduzido.
Diante de tantos problemas o prefeito Fernando Gomes apresentou a proposta de transferência do Hospital para o controle do Estado, que fez uma contra-proposta, que previa o recebimento mensal do repassa de R$ 1,8 milhão do Fundo Municipal de Saúde. Fernando desistiu.
O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, atende pacientes de 120 municípios e não pode continuar como estar. O Município e o Estado precisam entrar em entendimento para que o hospital seja recuperado o mais rápido possível.
Pensando nisso, a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e diversos sindicatos de nossa cidade estão iniciando na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, uma campanha pela intervenção do Estado no Hospital de Base e sua posterior estadualização.


*Jorge Barbosa de Jesus é presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste