quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fraude e exploração na Schincariol


Trabalhadores da Comercial M (Distribuidora Schincariol) em Itabuna, estão sendo submetidos as mais diversas explorações e golpes. O trabalho se aproxima bastante do semi-escravo. Em visita aos trabalhadores na porta da empresa dia 16/04, diretores do Sindicato dos Comérciários de Itabuna presenciaram a dura realidade dos funcionários da distribuidora. Alguns trabalhadores adoeceram devido à excessiva jornada de trabalho. Segundo apuração do sindicato, as jornadas desses trabalhadores chegam a 13 horas diárias. A sobrecarga de trabalho em função do quadro reduzido de funcionários tem levado os trabalhadores à exaustão.

A empresa também substituiu o fornecimento de vale transporte por bicicletas, "um crime contra seus funcionários", segundo Jairo Araújo, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Jairo informa que a empresa aplicou um golpe nos trabalhadores ao firmar um "acordo" com o Sindiita, entidade que não representa os comerciários da Schincariol. "Esta entidade fechou um acordo lesivo aos trabalhadores, que prevê apenas o pagamento de 35 horas extras, independente da quantidade das horas a mais que o trabalhador tiver direito. Uma fraude trabalhista, que só beneficia a Comercial M, já que os trabalhadores costumam fazer quase o triplo de horas", denunciou o sindicalista.

Jairo destaca ainda o que ele denomina de "fato bastante curioso e pra lá de escabroso". A Comercil M vem recolhendo para o Sindiita quase o triplo do valor que era descontado dos associados ao Sindicato dos Comerciários.

O presidente do Sindicato dos Comerciários afirmou que a entidade adotará todas as medidas cabíveis, inclusive medidas jurídicas contra estas arbitrariedades.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste