sexta-feira, 18 de abril de 2008

HOSPITAL DE BASE - Mobilizar para solucionar

*Jorge Barbosa

Só a mobilização de amplos segmentos da sociedade regional, e especialmente de Itabuna poderá gerar uma solução que viabilize o pleno funcionamento do Hospital de Base e os serviços de saúde em nossa cidade. Prova disso é que, apesar do secretário de saúde do estado ter se colocado a disposição do diálogo com a prefeitura, até o momento nada foi encaminhado. Outra constatação do descaso para com a saúde foram as ausências do secretário municipal, o diretor do HBLEM e do presidente da FASI, instituição que administra a referida instituição, na audiência pública realizada na última terça-feira, 15/04, na Câmara de Vereadores, convocada com o objetivo de discutir a crise no Hospital de Base, juntamente com os secretários de saúde dos municípios pactuados e representantes do Conselho Municipal e Estadual de Saúde. É bom lembrar que vereadores da bancada de apoio ao prefeito na audiência pública anterior haviam sugerido a discussão com os municípios pactuados, como prova da hipocrisia, estiveram todos ausentes.

Continuamos a defender a estadualização do Hospital, tendo em vista que, a sua característica é de atendimento regional e hoje ele já presta serviços a 124 municípios, ou seja, mais de 1/4 dos municípios da Bahia. Outro argumento é que, a referida unidade de saúde nunca funcionou plenamente, sempre houve problemas, e membros do Conselho Estadual de Saúde consideram uma anomalia a constituição da FASI – Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna, e por conseguinte a forma de contratação (degradante) dos profissionais de saúde. Porém, nos últimos anos a situação tem se tornado insustentável, com a falta de medicamentos, equipamentos, material de consumo, salários pagos em atraso e aumento do número de óbitos.

A situação exige medidas práticas e urgentes, uma vez que, é a saúde e a vida dos usuários do SUS (todos nós) que está em jogo. Contudo, com raras exceções não se está dando a merecida prioridade ao caso, e nem mesmo aqueles que sofreram ou estão sofrendo com o caos instalado na saúde de Itabuna estão reagindo. Por isso mais uma vez conclamamos: ou tomamos uma atitude, ou continuaremos a ver nossos amigos e entes queridos padecendo com o descaso, pelo qual passa a saúde pública.

*Jorge Barbosa – presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste