quinta-feira, 17 de abril de 2008

Álvaro Gomes faz pronunciamento em defesa de Haroldo Lima na AL


O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) fez pronunciamento no dia 16 de abril no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, da grande repercussão que houve por parte de setores da imprensa acerca das declarações de Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, sobre a prospecção no campo Carioca-Pão de Açúcar. “Se os jornalistas já sabiam, através de matéria jornalística da revista americana Worl Oil, não tinha porque haver tamanha celeuma sobre as declarações de Haroldo”.

Haroldo Lima falou np dia 15/4 à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida pelo senador Aloísio Mercadante (PT-SP). Lima tratou das recentes descobertas dos campos de Tupi, do de Júpiter e disse que havia expectativas no exterior de descoberta de um campo de 33 milhões de barris, o terceiro maior do mundo e o maior já anunciado nos últimos 30 anos.

Haroldo Lima ressaltou que esses dados de que tratava foram recolhidos da publicação Worl Oil, de fevereiro, e que já haviam sido divulgados por outros órgãos jornalísticos. Após a fala de Haroldo na Comissão, a mídia se ocupou de repercutir negativamente o pronunciamento, além de especular se seria uma manobra para manipular a bolsa de valores.

Existem apenas projeções acerca do campo Carioca-Pão de Açúcar. Para confirmar a existência, Haroldo adiantou que “é preciso fazer duas ou três perfurações que são caríssimas”.

A Petrobrás anunciou recentemente três gigantescos campos de petróleo na plataforma continental da Bacia de Campos. A estatal confirmou a descoberta de Tupi, no Bloco BM-S-11, em 8 de novembro de 2007 e afirmou que ele tem reservas recuperáveis prováveis entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo leve.


Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Álvaro Gomes

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste