quarta-feira, 16 de abril de 2008

Secretário de Saúde ignora audiência

O secretário de Saúde de Itabuna, Jesuíno Oliveira, o diretor médico do Hospital de Base, João Antônio Carvalho, e o presidente da fundação que administra o Hospital de Base, Raimundo Vieira, ignoraram a audiência desta terça à tarde na Câmara.

A audiência pública foi para debater alternativas para a grave crise de gestão do hospital e contou com a participação de secretários de municípios que têm convênio com a Prefeitura de Itabuna.

Pacientes de mais de cem municípios utilizam os serviços oferecidos pelo Hospital de Base, mas há reclamação da secretaria de Saúde de que parte deles não está honrando seus compromissos.

Participaram ainda vereadores de oposição ao prefeito Fernando Gomes, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, José Carlos Lona, Josevaldo Gonçalves, do Conselho Estadual, e Jurandir Nascimento, do Municipal de Saúde.

O prefeito de Itabuna alega que as outras prefeituras não pagam os procedimentos que usam. "Esse é um controle que cabe ao gestor local", diz o vereador Wenceslau Jr (PCdoB). "Se os municípios pactuaram x e usam 3x cabe ao Hblem controlar isso".

Ele questionou o destino dos recursos. "A prefeitura tem que usar 15% das verbas na saúde, mas para onde está indo, se nada funciona? As unidades básicas estão sucateadas, o combate à dengue não é feito com eficiência, o HBlem está um caos".

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara Edson Dantas,, que também criticou o descaso do governo com o setor. "Esse descaso e o cais na Saúde é de inteira responsabilidade do prefeito e do secretário municipal de Saúde".

A Região

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste