terça-feira, 18 de março de 2008

A mídia venal e suas faces


Por Valter Luis de Oliveira Moraes*

Acabei de ler a biografia do maior conglomerado que o Brasil já teve no setor jornalístico, e nada me surpreendeu, já conhecemos como a mídia de direita funciona.

Leia Chatô - o Rei do Brasil, de Fernando Moraes, para começarmos a entender porque eles têm tanto interesse em dominar a mídia, ou assista ao filme O quarto poder, de Costa Gravas, para perceber de perto a manipulação feita pelas elites interessadas no poder para sustentar as vaidades elitistas das aparências e vulgaridades. Não sou do PT, sou do PCdoB, e analisamos diariamente (crítica e auto-crítica) os 500 anos de cultura sectária e reacionária comandada pelos coronéis da economia sem distribuição de renda, construindo um país de miseráveis onde eles arrotam a prepotência da ignorância.

Temos também que fazer uma analogia do nosso país e como ele tem melhorado nos últimos cinco anos com essa frente de esquerda (PT, PCdoB, PSB, PRT e outros...), para compararmos as corrupções que foram e estão sendo investigadas neste governo, (os outros jogavam debaixo do tapete e a mídia burguesa e marrom fantasiava). Porém, temos o compromisso de ajudar este governo para que o país possa crescer com distribuição de renda, investimento em educação, habitação, parque industrial, pesquisa e etc., pois temos um povo laborioso e inteligente, só precisa investir na formação e capacitação para sermos um grande país.

Concordo que temos que fiscalizar, pois não poderemos deixar de participar ativamente em qualquer governo, principalmente em um governo popular, do povo, para coibir os erros e ajudar a transformar os vícios do passado em virtudes para toda a sociedade, e para isso a demanda exige tempo e muito planejamento, e não vamos conseguir construir tudo isto a curto ou médio, mais em longo prazo.

Quanto aos cartões vamos esperar o julgamento técnico e jurídico do TCU - Tribunal de Contas da União, órgão fiscalizador, para não cairmos nas armadilhas de e-mails e mídias que faz o papel de capataz e julga um governo que não interessa a eles, mas que é de grande interesse para os trabalhadores do Brasil e do mundo (luta de classes).

A América latina está indo de encontro aos interesses neoliberais que a grande mídia apóia e que não é interessante para os trabalhadores. Hugo Chaves vai de encontro ao pacotão de misérias dos EUA e é tratado como ditador, (já ganhou nove plebiscitos e perdeu um), a mídia bate até hoje na última, por que será? Quando eles tratam do governo de Cuba chamam Fidel Castro de ditador, enquanto chamam Geisel, Médice, Bush e outros são de presidentes, por que será? Outros países da AL estão sendo execrados por não concordarem com esta dominação e exploração dos povos por estes parasitas.
Portanto temos a obrigação de execrar estes e-mails pré-conceituosos que distorcem toda a verdade, embora tenhamos que reconhecer que em qualquer administração do mundo haverá erros e acertos, e vamos nos apegar aos acertos e aprender com os erros para desenvolvermos nossas teses e antíteses e concluirmos com uma síntese bem discutida e elaborada com a participação popular, exercitando o nosso senso critico, sem, no entanto perdermos a base da nossa humildade, sem sermos donos da verdade e absolutizando nossas idéias suicidando nossas reticências...

Concordo também que este governo deveria ser mais avançado, mas o grupo conciliador é maioria e direciona de acordo com a maré que lhe convém (articulação do PT) enquanto nós (PCdoB) vamos lutando dentro do governo para não deixar o PT conciliador cair totalmente na direita. Veja o caso de Minas: coligação PT e PSDB, o sectário e reacionário, onde os extremos da social-democracia se conciliam para chegar ao poder, esquecendo-se dos partidos co-irmãos que caminharam juntos para chegar onde estamos (governo Lula) e desenvolvermos um projeto de sociedade onde não tenhamos que conviver com os excluídos e miseráveis, pois esta não é a sociedade que queremos para o mundo.

*Valter Luis de Oliveira Moraes é bancário e secretário de Formação Comitê Municipal do PCdoB/Itabuna

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste