terça-feira, 18 de março de 2008

Wagner recebe presidente da UNE para discutir Bienal de Arte e Cultura


O governador Jacques Wagner recebeu hoje (17/03), na sede da Governadoria, uma comissão formada integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) - entre eles Lúcia Stumpf, presidente nacional da instituição – e da União Estudantes da Bahia (UEB) e da Associação Bahiana dos Estudantes Secundaristas (ABES). O objetivo do encontro foi discutir a viabilidade da realização, em Salvador, da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE.

Além do encontro com o governador, os integrantes da direção da UNE que visitaram Salvador também fizeram um tour pela capital baiana a fim de conhecer locais que podem vir a recepcionar o evento, como praças e teatros. A Bienal da UNE está programada para acontecer no final de janeiro de 2009 e deve reunir cerca de 20 mil estudantes de todo o país. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, também está sendo colocado pelos organizadores do evento como uma das possíveis sede. No dia 27 de março, membros da UNE se encontrarão com o governador mineiro Aécio Neves para debater a questão.

Para Lúcia Stumpf, a reunião com Jacques Wagner foi muito positiva e o governador se mostrou disposto a apoiar os estudantes. “O governador demonstrou que conhece e respeita bastante o movimento estudantil, e deixou isso claro quando falou da sua própria trajetória, que começou no movimento”, afirmou Lúcia. Wagner se comprometeu a formar um grupo de trabalho composto por representantes de quatro secretarias estaduais (Relações Institucionais Cultura, Turismo e Educação) e membros da UNE e da UEB para aprofundar o debate e iniciar o planejamento. A instalação oficial do grupo de trabalho se dará durante a 1° Conferência Estadual da Juventude, que acontece no final de março.

A UNE espera que o governo do estado contribua para a realização do evento, que este ano estará carregado de um simbolismo histórico. “Esse evento será especial porque vai acontecer num período em que se completarão dez anos desde a primeira Bienal, além de trinta anos da reconstrução da UNE, ambos fatos importantes que aconteceram aqui em Salvador”, destaca Lúcia. A UNE deve anunciar a sua decisão sobre a cidade que sediará a sua Bienal de Arte, Ciência e Cultura depois da primeira semana de abril, quando acontece a próxima reunião da diretoria da entidade.

De Salvador,Rodrigo Rangel Jr.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste