sábado, 9 de junho de 2007

COMITÊ MUNICIPAL DO PC DO B DE ITABUNA DEBATE A SITUAÇÃO POLÍTICA

Os membros do Comitê Municipal do PCdoB de Itabuna, reunidos nesta sexta-feira, 07 de junho, passaram em revista a situação política na atual conjuntura. O presidente do partido, Ramon Cardoso, fez uma exposição dos pontos essenciais contidos nas analises do Comitê Central e do Comitê Estadual, bem como uma análise da situação municipal.

Sobre a situação internacional verifica-se que no essencial não houve grandes mudanças, sendo este período caracterizado pela hegemonia neoliberal e pela crescente resistência dos povos ao projeto hegemônico, principalmente no Iraque, Afeganistão e na América Latina, aonde vai se consolidando o campo democrático e de esquerda, vitorioso em grande parte dos países da região, com destaque para a proclamação do inicio da transição ao socialismo na Venezuela e medidas de cunho nacional na Bolívia e no Equador.

No Brasil, o inicio da implementação do PAC, com o apoio decisivo do PCdoB, mudança positiva em postos importantes da área econômica do governo, ascendendo personalidades mais vinculadas ao projeto nacional, fortalecimento do governo com a consolidação de uma base de apoio ampla e mais compromissada com o novo programa, a consolidação de Lula enquanto liderança nacional e o inicio da reforma política, marcam esta quadra da vida política nacional.

A situação no Estado da Bahia caracteriza-se pela desagregação acelerada do campo carlista, agravando a derrota estratégica sofrida nas eleições de 2006, com a adesão de deputados, prefeitos e lideranças locais aos partidos da base do governo, principalmente ao PMDB, lentidão do governo na composição dos escalões inferiores da administração estadual e dificuldade no trato com o funcionalismo público, principalmente com os profissionais da educação.

Em Itabuna, 2008, ano das eleições municipais, vem se antecipando e de forma acelerada os campos vão se delineando. A provável candidatura do Deputado Estadual Fabio Santana (PMDB), a formação do Bloco de Esquerda (PSB/PCdoB/PDT/PPS/PHS) e a tentativa de recuperação de Fernando forçou o Secretario de Agricultura Geraldo Simões (PT) a anunciar o seu desejo de ser candidato a prefeito.

Para o vereador Luis Sena (PCdoB), pré-candidato a prefeito pelo Bloco de Esquerda, neste momento devemos priorizar a elaboração de um projeto de gestão para o município, uma vez que os modelos até então experimentados se esgotaram. “O momento é de renovação e nos sentimos preparados para unir as forças progressistas de Itabuna em pró do desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste