quinta-feira, 21 de junho de 2007

Movimentos sociais protestam em Itabuna


Mais de duzentos manifestantes participaram de uma passeata no centro de Itabuna na manhã do dia 21 de junho. Saindo do Jardim do “Ó”, estudantes, sindicalistas, professores, trabalhadores rurais, militantes do movimento de mulheres, do movimento negro, militantes do PCdoB, além dos vereadores Luís Sena e Wenceslau Junior, percorreram todo o centro da cidade, protestando contra a privatização da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), e da rodovia Ilhéus/Itabuna, indo em direção à vizinha cidade de Ilhéus, chegando até o Posto Rio Cachoeira, limite entre as duas cidades.

Solidariedade


Os professores, todos vestidos de preto, aproveitaram para se manifestar contra a intransigência do governo estadual em não sentar para negociar com a categoria. A greve dos professores já dura 40 dias e em assembléia realizada esta semana, professores e professoras estaduais decidiram manter a greve iniciada em 8 de maio. O governo não apresentou nenhuma contraproposta, apenas ameaça cortar os pontos dos profissionais da educação. A categoria não aceita o corte de pontos anunciado pelo governo e afirma que se isto ocorrer não haverá reposição de aulas.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, também aproveitou a oportunidade para denunciar a atitude de alguns comerciantes de Itabuna que pretendem obrigar os comerciários a trabalharem até 18 horas no próximo dia 23 de junho, feriado de São João.

Ao chegar ao Posto, os manifestantes interditaram a rodovia por cerca de trinta minutos, quando os representantes das diversas entidades participantes manifestaram seu repúdio às privatizações da Emasa e da BR 415, além de se solidarizarem com a luta dos professores e comerciários.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste