domingo, 10 de junho de 2007

Toda a região é contra a privatização da rodovia

Jorge Amado, que na verdade funciona como extensão urbana de Ilhéus, ligando o centro a dois bairros, Banco da Vitória e Salobrinho, além de servir de avenida entre duas cidades que se configuram quase como uma só.
Existe até um projeto de lei tramitando na Assembléia Legislativa para transformar Itabuna e Ilhéus num "conglomerado urbano", como se fosse uma cidade apenas. na contra-mão da lógica, o governo do estado quer privatizar este trecho da BA-415.
O vereador ilheense Marcus Paiva é "totalmente contrário, porque a medida é absurda. Banco da Vitória e Salobrinho são bairros de Ilhéus, como é que a pessoa vai pagar pedágio para ir de um bairro a outro?"
Paiva ainda lembra que no meio da estrada existe a Uesc, usada por itabunenses e ilheenses, "além de estudantes de outras cidades que não têm condições econômicas de ficar pagando pedágio ou absorver um aumento na passagem de ônibus por conta disso".
O vereador conta que as Câmaras de Itabuna e Ilhéus estão marcando uma sessão conjunta, possivelmente na Uesc, para tratar da rodovia Jorge Amado, que tem mais dois problemas. "Não deveriam colocar um radar na Ceplac, até porque é um equipamento polêmico que já deu margem a ações na justiça".
Outro problema é a sinalização feita pelo Derba. "Pintaram faixa dupla na estrada inteira, na prática proibindo que se ultrapasse um carro ou caminhão vagaroso em toda a extensão, uma aberração".
Paiva lembra que no verão milhares de turistas vão se juntar a centenas de caminhões de soja "num engarrafamento interminável causado pela displiscência do Derba".
Mais reações
O vereador e candidato a prefeito de Itabuna Luis Sena, apesar de aliado eterno de Jaques Wagner, acha que o governador se equivoca ao pensar na privatização, "quando deveria é atender a antiga reivindicação de duplicar a estrada". LEIA MAIS EM: A REGIÃO

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Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste