quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Última edição experimental da Classe relata fundação da CTB

O nascimento da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que iniciou seu Congresso de Fundação na noite desta quarta-feira (12), em Belo Horizonte, é a capa da Classe Operária experimental desta quinta. O editorial trata da derrota do governo no Senado, que rejeitou a CPMF. O semanário ''da militância com internet para a militância sem internet'' concluiu com esta edição a sua fase de teste; os resultados começam a ser avaliados dia 19, em reunião nacional da comunicação do PCdoB.

''Foi Wagner Gomes, presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, quem fez o anúncio, às 20h34 desta quarta-feira (12): 'Nasce na cidade de Belo Horizonte a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil'. Estava aberto o congresso de fundação da mais nova central sindical brasileira'', relata André Cintra, de Belo Horizonte. O jornal traz as imagens da sessão de abertura do Congresso, e relata uma polêmica sobre o nome da nova organização sindical.

O editorial analisa a votação da CPMF no Senado, na madrugada desta quinta-feira, descrevendo-a como ''uma das piores derrotas políticas do governo Lula''. Avalia, porém, que ''a razão da direita contra a CPMF foi política, para derrotar o governo''.
Uma reportagem sobre os trabalhadores de telemarketing descreve a exploração neste ramo empresarial moderno e em rápido crescimento, que lança mão até de ''solitárias'' para humilhar os operadores. A página internacional se concentra na crise boliviana, criada pela recusa da oposição conservadora a aceitar o processo constituinte.

Modelo sem similar conhecido

O novo modelo de jornal foi testado em oito edições semanais, primeiramente em seis cidades e depois em escala mais ampla. Sem similar conhecido, ele tira partido da militância do PCdoB presente em todo o país. É distribuido através da internet, mas busca atingir, na ponta da linha, sobretudo a maioria que não tem acesso à rede. Outra novidade testada é a veiculação de diferentes versões de cada edição, com cadernos locais voltados para cada estado ou município.
Os resultados do teste serão a pauta da reunião do dia 19, na sede nacional do PCdoB em São Paulo. Participarão do encontro a Comissão e o Conselho Nacional de Comunicação do partido, assim como os secretários de Comunicação dos Comitês Estaduais que se envolveram na produção e distribuição dos números experimentais.

O conteúdo desta edição, e também das anteriores, com todos os seus cadernos locais, está à disposição dos internautas no endereço www.pcdob.org.br/classe. A partir dele é possível tanto ler A Classe na tela como imprimí-la e fazê-la chegar ao seu público-alvo – a militância que sofre com o apartheid da comunicação por não ter meios de acesso à internet.

O caderno da Região Sul Bahia também poderá ser encontrado no link acima, e dentre outros temas, destaca o pagamento das indenizações aos operários e operárias da Trifil e a recusa do recurso de Valderico Reis para voltar à prefeitura de Ilhéus. Cadastre-se, leia, imprima e repasse!
Obs.: Ao escolher o caderno regional, selecione a segunda opção Região Sul 4.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste