terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Encontro de Organização exalta a mobilização da militância do PCdoB

O PCdoB/BA realizou neste sábado (17/02), em Salvador, o Encontro Estadual de Organização, abrindo o ciclo de mobilização da militância no estado para garantir os objetivos políticos do partido, entre os quais está a conquista de prefeituras nas próximas eleições. O evento reuniu 147 militantes de 51 cidades, representando todas as regiões do estado, que puderam aprofundar o debate acerca do Plano de Organização de 2008. Entre os temas que receberam grande destaque: o fortalecimento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia e os desafios enfrentados pelo setor de Organização com crescimento rápido e recente do PCdoB.


Sorrentino: a tarefa é colocar o partido em movimento - O Plano de Organização foi apresentado por Walter Sorrentino (foto), secretário nacional de Organização, que entre outras coisas, destacou o papel político do setor para o funcionamento do partido e para viabilizar os objetivos partidários. Ele também ressaltou a interligação entre as diferentes áreas do PCdoB, principalmente por este “fazer parte de um processo de estruturação partidária, que abarca elementos da ação política, da comunicação, da formação e das finanças”.

Entre os muitos secretários municipais de Organização presentes no evento era evidente a noção da importância dessa visão. “Não adianta uma pessoa crescer no movimento sindical, no movimento de mulheres, se não conseguir vincular essas lutas específicas à luta política geral. O setor de Organização do partido contribui para isso, trazer essas lutas específicas para o contexto de partido e transformá-las em lutas de toda sociedade”, afirmou Nei Rios, secretário de Organização do PCdoB em Feira de Santana.

Março de mobilização - O projeto eleitoral do partido para 2008 quase sempre permeou as discussões, principalmente pela sua influência no trabalho da Organização. “Um dos objetivos deste vento é a mobilização partidária em cada município para preparar e posicionar o partido para os desafios 2008, que é um ano de enfrentamento eleitoral”, afirmou Davidson Magalhães, secretário estadual de Organização. Esta mobilização estará em plena ebulição durante o mês de março, quando serão realizados 13 encontros regionais e plenárias de militância nas maiores cidades do estado.

CTB na Bahia - Outro objetivo traçado no Plano é a estruturação e o fortalecimento da CTB na Bahia. A entidade estará realizando no dia 14 de março, com o apoio de militantes do PCdoB, o 1º Encontro Estadual da CTB na Bahia. Durante o evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Salvador, haverá a eleição e a posse dos membros da direção estadual da central sindical. Além da discussão do sobre conjuntura nacional e estadual, também será abordado o plano de lutas e a campanha pela redução da jornada sem redução de salários, entre outros temas.

Rede de organização - Uma dos pontos mais discutidos foi como o Plano de organização seria aplicado levando em consideração as particularidades da Bahia. “Devido ao tamanho e à capilaridade temos que trabalhar na estruturação de uma rede de acompanhamento e de organização partidária no estado”, afirmou Magalhães. Visando facilitar o processo, o partido anunciou, entre outras coisas, a criação de três fóruns regionais, que contribuirão para descentralização do trabalho de direção partidária.

“Conversa com o dirigente” - O objetivo é que, uma vez estabelecida, a rede passe a utilizar instrumentos mais atuais, como a internet. Um dos principais projetos nesse sentido foi provisoriamente batizado de “Conversa com o dirigente”. Ele consiste na criação de chats de debates com a participação de dirigentes e militantes. Além de serem apresentados a novos projetos, os presentes foram estimulados a sugerir e propor outros. “Também estou conclamando os membros da Organização a refletir sobre modos modernos e funcionais de mobilização”, destacou Sorrentino.

Crescimento com unidade - Os participantes do evento também demonstraram uma preocupação com a relação ao crescimento recente do PCdoB e o trabalho do setor. Segundo Sorrentino, a incorporação rápida de um grande número de novos quadros gerou “uma crise permanente, mas uma daquelas boas crises e uma das suas exigências é como formar político e teoricamente os novos filiados”. Este também parece ser o pensamento do secretário estadual, que destacou a necessidade de que todos os filiados se identifiquem com cultura do partido . “Nós temos que crescer criteriosamente, manter a unidade partidária e não desconfigurar o partido”, afirmou Magalhães.

Apoio a Olívia Santana - Constantemente homenageada e convidada a posar para fotos, Olívia Santana, vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Salvador, pôde sentir de perto o apoio e a admiração dos companheiros e companheiras. “Um evento como esse faz com que partido parta para o processo eleitoral de maneira organizada, sem pulverizar as suas forças”. afirmou Olívia entre uma foto e outra.

De Salvador, Rodrigo Rangel Jr.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste