segunda-feira, 7 de maio de 2007

Contra a Emenda 3

O dia 10 de abril assistiu a uma das maiores mobilizações de trabalhadores dos últimos anos, com manifestações mobilizadas por todas as sete centrais sindicais do país (CUT, Força Sindical, CGT, SDS, CAT, Nova Central e CGTB), em quase todas as capitais e grandes cidades em apoio ao veto presidencial à Emenda 3. Alguns destaques:

Em São Paulo mais de 120 mil trabalhadores aderiram aos protestos. Foram bancários, químicos, metroviários, jornalistas, radialistas, metalúrgicos, motoristas, petroleiros, trabalhadores da construção civil, rodoviários, eletricitários, na capital e no interior (São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema, Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Taubaté, Bauru, Santos e outras cidades).

No Rio Grande do Sul, o destaque foi para Caxias do Sul, com 10 mil trabalhadores (metalúrgicos, comerciários, da área da saúde, limpeza urbana, transporte coletivo, alimentação, entre outros), Houve manifestações também em Porto Alegre e outras cidades do interior, como Passo Fundo.

No Rio de Janeiro, o protesto mobilizou três mil metalúrgicos, bancários, petroleiros, químicos e outras categorias.

Na Bahia, foram três mil funcionários diretos e terceirizados das fábricas de Camaçari e unidades da Petrobrás.

Há também o registro de manifestações em Alagoas, Brasília, Ceará,
Goiás e Espírito Santo.



FRASE

“Neste momento queremos é avançar, com desenvolvimento, mais direitos, empregos e valorização do trabalho. Esta mobilização é uma demonstração de que são os trabalhadores que irão, com a sua luta, impulsionar as mudanças que o Brasil precisa”-Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, RS.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste