terça-feira, 1 de maio de 2007

Luta anti-racista é debatida em encontro com Olívia Santana

Em passagem pela região para participar do Encontro Regional de Estudantes de Direito, na UESC, a vereadora do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, reuniu-se no dia 30 de abril com dirigentes municipais do Partido Comunista do Brasil no auditório da Associação dos Professores de Itabuna. Na pauta, a necessidade de organização da UNEGRO (União dos Negros Pela Igualdade) na região.

Alex, Coordenador da UNEGRO, Vereador Sena, Zilma, Vereadora Olivia Santana,
o presidente do PCdoB, Ramon Cardoso e o vereador Wenceslau

Olívia destacou o pioneirismo dos comunistas baianos na construção da UNEGRO, o que contribuiu para um avanço da luta anti-racista no seio do Partido, que em seu 11º colocou o combate ao racismo como parte integrante do seu projeto socialista. A vereadora soteropolitana destacou também a necessidade de aprofundarmos o debate sobre a questão anti-racismo, contribuindo para o desenvolvimento de uma análise marxista sobre a especificidade da opressão racial em ligação com a luta de classes em nosso país, já que o tema não foi abordado pelos grandes teóricos do marxismo, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do Partido.
O Diretor Administrativo da UNEGRO na Bahia, Alexandro Reis, também participou da reunião, esclarecendo como funciona a estrutura da entidade, além de relatar alguns projetos da UNEGRO na Bahia e no Brasil, como, por exemplo, o Barracão Cultural, um ponto de cultura idealizado pela entidade em parceria com o Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva. O projeto atende mais de 150 jovens com cursos de arte digital, informática básica, oficinas de hip hop, capoeira, teatro, leitura e contos.Ao final da reunião foi criada uma comissão que iniciará o trabalho de construção da UNEGRO em Itabuna.

Nenhum comentário:


Charge de Sinfrônio para o Diário do Nordeste